CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/777 |
Resumo: | A violência no contexto infantil é uma realidade que abala o cotidiano no qual estamos inseridos. É mister a necessidade de se promover ações que possibilitem que essa realidade possa ser modificada e que as vítimas vislumbrem formas de manifestação. O presente artigo tem por objetivo reconhecer que o conto da Chapeuzinho Vermelho pode servir como suporte no combate à violência infantil, de forma que a criança se sinta confortável e segura para expor situações concretas de perigo. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. Como base teórica se fundamentou nos autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) e Corso (2006), dentre outros, que apresentam subsídios para a delimitação e apresentação do tema. Além disso, o artigo reflete o que está descrito na Base Nacional Comum Curricular e no Estatuto da Criança e do Adolescente, procurando contemplar algumas áreas temáticas orientadas pela SED/SC, do curso de especialização em Educação e Segurança Humana. Considera-se que a literatura contribui para a apresentação do mundo para os sujeitos e que, a partir dela, é possível analisar diferentes quadros, dentre estes o da violência infantil. |
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CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTILA violência no contexto infantil é uma realidade que abala o cotidiano no qual estamos inseridos. É mister a necessidade de se promover ações que possibilitem que essa realidade possa ser modificada e que as vítimas vislumbrem formas de manifestação. O presente artigo tem por objetivo reconhecer que o conto da Chapeuzinho Vermelho pode servir como suporte no combate à violência infantil, de forma que a criança se sinta confortável e segura para expor situações concretas de perigo. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. Como base teórica se fundamentou nos autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) e Corso (2006), dentre outros, que apresentam subsídios para a delimitação e apresentação do tema. Além disso, o artigo reflete o que está descrito na Base Nacional Comum Curricular e no Estatuto da Criança e do Adolescente, procurando contemplar algumas áreas temáticas orientadas pela SED/SC, do curso de especialização em Educação e Segurança Humana. Considera-se que a literatura contribui para a apresentação do mundo para os sujeitos e que, a partir dela, é possível analisar diferentes quadros, dentre estes o da violência infantil.UNIFEBE2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/777Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 25 (2021)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/777/641Copyright (c) 2021 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessReinert de Souza, Vera Lúciada Silva, EveraldoLima Amorim, Wellington2022-11-18T19:12:22Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/777Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2022-11-18T19:12:22Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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