CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinert de Souza, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Everaldo, Lima Amorim, Wellington
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/777
Resumo: A violência no contexto infantil é uma realidade que abala o cotidiano no qual estamos inseridos. É mister a necessidade de se promover ações que possibilitem que essa realidade possa ser modificada e que as vítimas vislumbrem formas de manifestação. O presente artigo tem por objetivo reconhecer que o conto da Chapeuzinho Vermelho pode servir como suporte no combate à violência infantil, de forma que a criança se sinta confortável e segura para expor situações concretas de perigo. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. Como base teórica se fundamentou nos autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) e Corso (2006), dentre outros, que apresentam subsídios para a delimitação e apresentação do tema. Além disso, o artigo reflete o que está descrito na Base Nacional Comum Curricular e no Estatuto da Criança e do Adolescente, procurando contemplar algumas áreas temáticas orientadas pela SED/SC, do curso de especialização em Educação e Segurança Humana. Considera-se que a literatura contribui para a apresentação do mundo para os sujeitos e que, a partir dela, é possível analisar diferentes quadros, dentre estes o da violência infantil.
id UNIFEBE-1_1da47e6109914bcd9ae0f579ca576ad5
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/777
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTILA violência no contexto infantil é uma realidade que abala o cotidiano no qual estamos inseridos. É mister a necessidade de se promover ações que possibilitem que essa realidade possa ser modificada e que as vítimas vislumbrem formas de manifestação. O presente artigo tem por objetivo reconhecer que o conto da Chapeuzinho Vermelho pode servir como suporte no combate à violência infantil, de forma que a criança se sinta confortável e segura para expor situações concretas de perigo. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. Como base teórica se fundamentou nos autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) e Corso (2006), dentre outros, que apresentam subsídios para a delimitação e apresentação do tema. Além disso, o artigo reflete o que está descrito na Base Nacional Comum Curricular e no Estatuto da Criança e do Adolescente, procurando contemplar algumas áreas temáticas orientadas pela SED/SC, do curso de especialização em Educação e Segurança Humana. Considera-se que a literatura contribui para a apresentação do mundo para os sujeitos e que, a partir dela, é possível analisar diferentes quadros, dentre estes o da violência infantil.UNIFEBE2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/777Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 25 (2021)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/777/641Copyright (c) 2021 Revista da UNIFEBEinfo:eu-repo/semantics/openAccessReinert de Souza, Vera Lúciada Silva, EveraldoLima Amorim, Wellington2022-11-18T19:12:22Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/777Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2022-11-18T19:12:22Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
title CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
spellingShingle CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
Reinert de Souza, Vera Lúcia
title_short CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
title_full CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
title_fullStr CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
title_full_unstemmed CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
title_sort CHAPEUZINHO VERMELHO: UMA PERSPECTIVA NO COMBATE À VIOLÊNCIA INFANTIL
author Reinert de Souza, Vera Lúcia
author_facet Reinert de Souza, Vera Lúcia
da Silva, Everaldo
Lima Amorim, Wellington
author_role author
author2 da Silva, Everaldo
Lima Amorim, Wellington
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinert de Souza, Vera Lúcia
da Silva, Everaldo
Lima Amorim, Wellington
description A violência no contexto infantil é uma realidade que abala o cotidiano no qual estamos inseridos. É mister a necessidade de se promover ações que possibilitem que essa realidade possa ser modificada e que as vítimas vislumbrem formas de manifestação. O presente artigo tem por objetivo reconhecer que o conto da Chapeuzinho Vermelho pode servir como suporte no combate à violência infantil, de forma que a criança se sinta confortável e segura para expor situações concretas de perigo. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. Como base teórica se fundamentou nos autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) e Corso (2006), dentre outros, que apresentam subsídios para a delimitação e apresentação do tema. Além disso, o artigo reflete o que está descrito na Base Nacional Comum Curricular e no Estatuto da Criança e do Adolescente, procurando contemplar algumas áreas temáticas orientadas pela SED/SC, do curso de especialização em Educação e Segurança Humana. Considera-se que a literatura contribui para a apresentação do mundo para os sujeitos e que, a partir dela, é possível analisar diferentes quadros, dentre estes o da violência infantil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/777
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/777/641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista da UNIFEBE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista da UNIFEBE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 25 (2021)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464892078424064