ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farina, Elaine Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Curtipassi, James Wilson, Tribess, Daniel, Romão, Jaques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/45
Resumo: A marcha atlética é uma prova do atletismo que, no Brasil, há poucos participantes comparados a outras provas ou modalidades esportivas. A bibliografia é escassa e o presente estudo poderá auxiliar no acompanhamento postural, por parte dos atletas e dos responsáveis técnicos. O objetivo deste estudo foi verificar alterações posturais em atletas de marcha atlética das equipes de alto rendimento das categorias menores, juvenil e adulto. A amostra foi composta de 10 atletas do sexo masculino, com idade entre 15 e 40 anos, com média de tempo de prática na prova de 7,25 anos (DP± 7,13). Como instrumentos de medida foram utilizados um questionário para obtenção de dados relacionados à prática da marcha atlética e avaliação postural estática observacional com auxílio de um simetrógrafo, conforme protocolo de Kendall. Foram realizadas fotografias de cada indivíduo na vista anterior, lateral e posterior. Verificou-se que toda a amostra apresentou algum tipo de alteração postural, as de maior incidência foram: protração de ombros (100%), cifose torácica e antepulsão da pelve (90%), anteroversão da pelve (80%) e lordose lombar (70%). Faz necessário um estudo longitudinal para evidenciar as causas destas alterações que podem estar relacionados com a biomecânica exigida na prova, associados à intensa carga e volume de treinamento por ser uma prova de longa duração com alto grau de repetição.
id UNIFEBE-1_207fea7f86cccae6b9e67c700454fb70
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/45
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTOMarcha atlética. Desvios posturais. Biomecânica da marcha.A marcha atlética é uma prova do atletismo que, no Brasil, há poucos participantes comparados a outras provas ou modalidades esportivas. A bibliografia é escassa e o presente estudo poderá auxiliar no acompanhamento postural, por parte dos atletas e dos responsáveis técnicos. O objetivo deste estudo foi verificar alterações posturais em atletas de marcha atlética das equipes de alto rendimento das categorias menores, juvenil e adulto. A amostra foi composta de 10 atletas do sexo masculino, com idade entre 15 e 40 anos, com média de tempo de prática na prova de 7,25 anos (DP± 7,13). Como instrumentos de medida foram utilizados um questionário para obtenção de dados relacionados à prática da marcha atlética e avaliação postural estática observacional com auxílio de um simetrógrafo, conforme protocolo de Kendall. Foram realizadas fotografias de cada indivíduo na vista anterior, lateral e posterior. Verificou-se que toda a amostra apresentou algum tipo de alteração postural, as de maior incidência foram: protração de ombros (100%), cifose torácica e antepulsão da pelve (90%), anteroversão da pelve (80%) e lordose lombar (70%). Faz necessário um estudo longitudinal para evidenciar as causas destas alterações que podem estar relacionados com a biomecânica exigida na prova, associados à intensa carga e volume de treinamento por ser uma prova de longa duração com alto grau de repetição.UNIFEBE2011-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/45Revista da UNIFEBE; v. 1: N. 09 - jul/dez (2011)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/45/36Farina, Elaine Cristina RodriguesCurtipassi, James WilsonTribess, DanielRomão, Jaquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:37:22Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/45Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:37:22Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTO
title ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTO
spellingShingle ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTO
Farina, Elaine Cristina Rodrigues
Marcha atlética. Desvios posturais. Biomecânica da marcha.
title_short ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTO
title_full ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTO
title_fullStr ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTO
title_full_unstemmed ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTO
title_sort ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ATLETAS DE MARCHA ATLÉTICA DE ALTO RENDIMENTO
author Farina, Elaine Cristina Rodrigues
author_facet Farina, Elaine Cristina Rodrigues
Curtipassi, James Wilson
Tribess, Daniel
Romão, Jaques
author_role author
author2 Curtipassi, James Wilson
Tribess, Daniel
Romão, Jaques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farina, Elaine Cristina Rodrigues
Curtipassi, James Wilson
Tribess, Daniel
Romão, Jaques
dc.subject.por.fl_str_mv Marcha atlética. Desvios posturais. Biomecânica da marcha.
topic Marcha atlética. Desvios posturais. Biomecânica da marcha.
description A marcha atlética é uma prova do atletismo que, no Brasil, há poucos participantes comparados a outras provas ou modalidades esportivas. A bibliografia é escassa e o presente estudo poderá auxiliar no acompanhamento postural, por parte dos atletas e dos responsáveis técnicos. O objetivo deste estudo foi verificar alterações posturais em atletas de marcha atlética das equipes de alto rendimento das categorias menores, juvenil e adulto. A amostra foi composta de 10 atletas do sexo masculino, com idade entre 15 e 40 anos, com média de tempo de prática na prova de 7,25 anos (DP± 7,13). Como instrumentos de medida foram utilizados um questionário para obtenção de dados relacionados à prática da marcha atlética e avaliação postural estática observacional com auxílio de um simetrógrafo, conforme protocolo de Kendall. Foram realizadas fotografias de cada indivíduo na vista anterior, lateral e posterior. Verificou-se que toda a amostra apresentou algum tipo de alteração postural, as de maior incidência foram: protração de ombros (100%), cifose torácica e antepulsão da pelve (90%), anteroversão da pelve (80%) e lordose lombar (70%). Faz necessário um estudo longitudinal para evidenciar as causas destas alterações que podem estar relacionados com a biomecânica exigida na prova, associados à intensa carga e volume de treinamento por ser uma prova de longa duração com alto grau de repetição.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/45
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/45/36
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1: N. 09 - jul/dez (2011)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1800218347796692992