EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EMPODERAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Heliete Rocha dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moreira, Janine, Teixeira, Adonai Pacheco, Teixeira, Tayná da Rosa, Scussel, Josiane Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/255
Resumo: Os trabalhos em Educação Ambiental (EA) estão permeados de conflitos e dilemas que se fundamentam em diferentes concepções de meio ambiente e EA. Há o predomínio de uma visão de educação como transmissão de conhecimentos, concebendo o educando muito mais como um depósito de informações e reproduzindo uma educação reduzida ao que se convencionou definir como adestramento ambiental. No aspecto referente ao conceito de meio ambiente, observa-se o predomínio de uma concepção que o restringe ao ambiente natural, desconsiderando a devida inserção do homem. Esses elementos contribuem para que a EA seja reduzida à educação conservacionista, baseada em ensinamentos relacionados ao uso racional dos recursos naturais, mas reproduzindo o modelo de desenvolvimento dominante. Este trabalho discorda da ótica da EA conservacionista, entendendo como necessário superar perspectivas tradicionais em educação ambiental, apontando para alternativas que reconheçam a importância do papel do educando no processo educativo sob a égide de uma pedagogia do tipo libertadora no contexto do enfoque de Paulo Freire. Este texto traz essas reflexões teóricas no contexto de uma experiência de extensão universitária em educação ambiental.
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