FONTES DE INFORMAÇÃO ONLINE E A INDICAÇÃO DE SEU USO PELOS PROFESSORES AOS ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lipinski, Barbara
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Meurer, Luzia de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/355
Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo identificar se os professores do Curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior do estado de Santa Catarina indicam fontes de informação online nas atividades de pesquisa aos acadêmicos, principalmente, as bases de dados científicas. A pesquisa é de natureza básica, a abordagem do problema é quanti-qualitativa, a realização dos objetivos é descritiva e os procedimentos técnicos são de revisão bibliográfica e levantamento. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os sujeitos foram vinte e dois professores e o perfil deles foi predominantemente do sexo masculino, com formação em nível de especialização e com idade acima de 45 anos. Os resultados apontaram que, a maioria deles sempre indica o uso de bases de dados científicas para os alunos, porém a principal fonte de informação indicada por eles são os livros, seguidos de revistas, periódicos científicos e, então, bases de dados. Nota-se; entretanto, mesmo que os docentes indiquem o uso das bases de dados aos acadêmicos, a maioria deles não conhece as específicas da área de administração, sendo o Portal CAPES e o SCIELO as mais conhecidas por eles. No presente estudo recomendou-se aos programas de  formação continuada e em serviço oferecidos pela instituição universitária, a inclusão do tema referente à pesquisa e recuperação da informação de textos científicos na internet como possibilidade de desenvolvimento da competência dos docentes em usarem as novas tecnologias.
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