FONTES DE INFORMAÇÃO ONLINE E A INDICAÇÃO DE SEU USO PELOS PROFESSORES AOS ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/355 |
Resumo: | O artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo identificar se os professores do Curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior do estado de Santa Catarina indicam fontes de informação online nas atividades de pesquisa aos acadêmicos, principalmente, as bases de dados científicas. A pesquisa é de natureza básica, a abordagem do problema é quanti-qualitativa, a realização dos objetivos é descritiva e os procedimentos técnicos são de revisão bibliográfica e levantamento. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os sujeitos foram vinte e dois professores e o perfil deles foi predominantemente do sexo masculino, com formação em nível de especialização e com idade acima de 45 anos. Os resultados apontaram que, a maioria deles sempre indica o uso de bases de dados científicas para os alunos, porém a principal fonte de informação indicada por eles são os livros, seguidos de revistas, periódicos científicos e, então, bases de dados. Nota-se; entretanto, mesmo que os docentes indiquem o uso das bases de dados aos acadêmicos, a maioria deles não conhece as específicas da área de administração, sendo o Portal CAPES e o SCIELO as mais conhecidas por eles. No presente estudo recomendou-se aos programas de formação continuada e em serviço oferecidos pela instituição universitária, a inclusão do tema referente à pesquisa e recuperação da informação de textos científicos na internet como possibilidade de desenvolvimento da competência dos docentes em usarem as novas tecnologias. |
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FONTES DE INFORMAÇÃO ONLINE E A INDICAÇÃO DE SEU USO PELOS PROFESSORES AOS ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOFontes de informação online. Bases de dados científicas. Curso de Administração.O artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo identificar se os professores do Curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior do estado de Santa Catarina indicam fontes de informação online nas atividades de pesquisa aos acadêmicos, principalmente, as bases de dados científicas. A pesquisa é de natureza básica, a abordagem do problema é quanti-qualitativa, a realização dos objetivos é descritiva e os procedimentos técnicos são de revisão bibliográfica e levantamento. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os sujeitos foram vinte e dois professores e o perfil deles foi predominantemente do sexo masculino, com formação em nível de especialização e com idade acima de 45 anos. Os resultados apontaram que, a maioria deles sempre indica o uso de bases de dados científicas para os alunos, porém a principal fonte de informação indicada por eles são os livros, seguidos de revistas, periódicos científicos e, então, bases de dados. Nota-se; entretanto, mesmo que os docentes indiquem o uso das bases de dados aos acadêmicos, a maioria deles não conhece as específicas da área de administração, sendo o Portal CAPES e o SCIELO as mais conhecidas por eles. No presente estudo recomendou-se aos programas de formação continuada e em serviço oferecidos pela instituição universitária, a inclusão do tema referente à pesquisa e recuperação da informação de textos científicos na internet como possibilidade de desenvolvimento da competência dos docentes em usarem as novas tecnologias.UNIFEBE2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/355Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/355/159Lipinski, BarbaraMeurer, Luzia de Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:49:33Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/355Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:49:33Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
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