ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Ademar
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da Cruz, Scheine Neis Alves, Duarte, Thiago Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/199
Resumo: O ensino, a aprendizagem e a pesquisa são eixos que permeiam a disseminação, construção e ampliação do conhecimento, sendo interdependentes entre si. Tal como em todas as áreas do conhecimento, a Administração também precisa estar voltada para esses aspectos, pois só assim, o conhecimento dentro de sua área de abrangência poderá ser transmitido, arquitetado e aperfeiçoado. Neste estudo objetivou-se levantar todas as publicações dos estratos B3 e B4 da classificação Qualis/Capes do ano de 2010, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, durante o período de 2000 a 2010, que trataram do ensino, da aprendizagem e da pesquisa dentro da Administração. Para isso, optou-se pelo método denominado estudo bibliométrico, por uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, que identificou 1.117 artigos distribuídos em 10 periódicos, que apresentavam em seus títulos e/ou resumos os ternos “ensino”, “pesquisa” e “aprendizagem”. Destes, 33 foram selecionados, a partir da congruência de seu conteúdo com o tema central deste estudo. Constatou-se que apenas 6,33% dos autores possuem duas publicações, e os demais apenas uma publicação. Também se observou que as instituições de ensino superior com maior número de publicações pertencem às Regiões Sul e Sudeste do Brasil, que de 2008 a 2010 houve um crescimento no número de artigos publicados sobre esse tema e ainda que 67% deles não possuem a abordagem da pesquisa explícita no texto.
id UNIFEBE-1_70a45e5597056449416c949a63a4e517
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/199
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010Conhecimento. Ensino-aprendizagem. Pesquisa em Administração.O ensino, a aprendizagem e a pesquisa são eixos que permeiam a disseminação, construção e ampliação do conhecimento, sendo interdependentes entre si. Tal como em todas as áreas do conhecimento, a Administração também precisa estar voltada para esses aspectos, pois só assim, o conhecimento dentro de sua área de abrangência poderá ser transmitido, arquitetado e aperfeiçoado. Neste estudo objetivou-se levantar todas as publicações dos estratos B3 e B4 da classificação Qualis/Capes do ano de 2010, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, durante o período de 2000 a 2010, que trataram do ensino, da aprendizagem e da pesquisa dentro da Administração. Para isso, optou-se pelo método denominado estudo bibliométrico, por uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, que identificou 1.117 artigos distribuídos em 10 periódicos, que apresentavam em seus títulos e/ou resumos os ternos “ensino”, “pesquisa” e “aprendizagem”. Destes, 33 foram selecionados, a partir da congruência de seu conteúdo com o tema central deste estudo. Constatou-se que apenas 6,33% dos autores possuem duas publicações, e os demais apenas uma publicação. Também se observou que as instituições de ensino superior com maior número de publicações pertencem às Regiões Sul e Sudeste do Brasil, que de 2008 a 2010 houve um crescimento no número de artigos publicados sobre esse tema e ainda que 67% deles não possuem a abordagem da pesquisa explícita no texto.UNIFEBE2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/199Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 12 (2013)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/199/87Dutra, Ademarda Cruz, Scheine Neis AlvesDuarte, Thiago Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:57:06Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/199Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:57:06Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010
title ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010
spellingShingle ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010
Dutra, Ademar
Conhecimento. Ensino-aprendizagem. Pesquisa em Administração.
title_short ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010
title_full ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010
title_fullStr ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010
title_full_unstemmed ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010
title_sort ENSINO, PESQUISA E APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2000 A 2010
author Dutra, Ademar
author_facet Dutra, Ademar
da Cruz, Scheine Neis Alves
Duarte, Thiago Augusto
author_role author
author2 da Cruz, Scheine Neis Alves
Duarte, Thiago Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Ademar
da Cruz, Scheine Neis Alves
Duarte, Thiago Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento. Ensino-aprendizagem. Pesquisa em Administração.
topic Conhecimento. Ensino-aprendizagem. Pesquisa em Administração.
description O ensino, a aprendizagem e a pesquisa são eixos que permeiam a disseminação, construção e ampliação do conhecimento, sendo interdependentes entre si. Tal como em todas as áreas do conhecimento, a Administração também precisa estar voltada para esses aspectos, pois só assim, o conhecimento dentro de sua área de abrangência poderá ser transmitido, arquitetado e aperfeiçoado. Neste estudo objetivou-se levantar todas as publicações dos estratos B3 e B4 da classificação Qualis/Capes do ano de 2010, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, durante o período de 2000 a 2010, que trataram do ensino, da aprendizagem e da pesquisa dentro da Administração. Para isso, optou-se pelo método denominado estudo bibliométrico, por uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, que identificou 1.117 artigos distribuídos em 10 periódicos, que apresentavam em seus títulos e/ou resumos os ternos “ensino”, “pesquisa” e “aprendizagem”. Destes, 33 foram selecionados, a partir da congruência de seu conteúdo com o tema central deste estudo. Constatou-se que apenas 6,33% dos autores possuem duas publicações, e os demais apenas uma publicação. Também se observou que as instituições de ensino superior com maior número de publicações pertencem às Regiões Sul e Sudeste do Brasil, que de 2008 a 2010 houve um crescimento no número de artigos publicados sobre esse tema e ainda que 67% deles não possuem a abordagem da pesquisa explícita no texto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/199
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/199/87
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 12 (2013)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891259486208