Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Annie Karolyne Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_cf89b82f76228d4d6401c33400494b3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33311
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionaisAprendizagem baseada em problemasProblem-based learningProblem based learningProblem based learningMetodologias ativasAccounting teachingEnsino de contabilidadeActive methodologiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Tendo em vista a inserção das metodologias ativas de aprendizagem na Educação Superior, um dos métodos que vem sendo utilizado é a Aprendizagem Baseada em Problemas, considerada dinâmica e inovadora, porém ainda pouco utilizada no ensino de Contabilidade. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar o perfil das pesquisas científicas brasileiras sobre aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade, a fim de contribuir ao apresentar o que tem sido publicado sobre a temática, evidenciando possibilidades de aplicação do método, análise de seus benefícios e potencialidades, e a necessidade de se trazer a prática para as aulas. Assim, conduziu-se à pesquisa de caráter descritivo e abordagem qualitativa com coleta bibliográfica, nos principais periódicos e eventos da área de contabilidade, bem como nas principais bases de dados, com base nos pressupostos do instrumento Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C). Identificou-se 36 pesquisas dentro do escopo do estudo, que considerou o período de 2010 a 2020. Os resultados encontrados indicam que 55,56% das publicações analisadas são de artigos de periódicos, e o período de 2018 a 2020 apresentou a maior quantidade de publicações. Além disso, identificou-se que as principais temáticas abordadas foram a Aplicação do PBL e a Percepção Discente, como também a predominância do uso de estudos de casos e de abordagens qualitativas no desenvolvimento dos estudos. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para que professores, estudantes e gestores educacionais conheçam melhor a Aprendizagem Baseada em Problemas e, assim, possam desenhar possibilidades de aplicação da mesma no ensino de Contabilidade.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisNganga, Camilla Soueneta Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/6986003080954938x, xxx, xxMedeiros, Annie Karolyne Marques2021-11-10T17:11:40Z2021-11-10T17:11:40Z2021-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMEDEIROS, Annie Karolyne Marques. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-11T06:19:40Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33311Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-11T06:19:40Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais
title Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais
Medeiros, Annie Karolyne Marques
Aprendizagem baseada em problemas
Problem-based learning
Problem based learning
Problem based learning
Metodologias ativas
Accounting teaching
Ensino de contabilidade
Active methodologies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais
title_full Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais
title_sort Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais
author Medeiros, Annie Karolyne Marques
author_facet Medeiros, Annie Karolyne Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nganga, Camilla Soueneta Nascimento
http://lattes.cnpq.br/6986003080954938
x, x
x
x, x
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Annie Karolyne Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Problem-based learning
Problem based learning
Problem based learning
Metodologias ativas
Accounting teaching
Ensino de contabilidade
Active methodologies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Aprendizagem baseada em problemas
Problem-based learning
Problem based learning
Problem based learning
Metodologias ativas
Accounting teaching
Ensino de contabilidade
Active methodologies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-10T17:11:40Z
2021-11-10T17:11:40Z
2021-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Annie Karolyne Marques. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311
identifier_str_mv MEDEIROS, Annie Karolyne Marques. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569635501735936