(COM)-VIVER NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE COM AS DIFERENÇAS DE GÊNERO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/785 |
Resumo: | (Com)-viver com quem foge às normas – diferença de gênero, não tem se mostrado tarefa fácil, tanto no âmbito educacional quanto no social, merecendo grande atenção quanto aos direitos humanos e à cidadania. Para tal reflexão, debruçamo-nos em compreender como este conviver com as diferenças, pode ser um propositor da premente reflexão quanto à construção de normas e dicotomias de gênero, que de uma forma ou outra, pode ser um fator de exclusão e ou evasão escolar. Nesse sentido, o papel tanto do psicólogo educacional quanto de todos os agentes desse contexto, passa a ser o de um disseminador de ideias, assim como fomentador de discussões quanto às identidades e à teoria queer. A isso, metodologicamente, a pesquisa bibliográfica foi desenvolvida, tendo um cunho qualitativo, a fim de evidenciar a importância de tal temática e do acolhimento afetivo dos indivíduos que transitam nesse local, pois é perpassando essa realidade que podemos propiciar um compartilhamento e recepção das diferenças, dos sujeitos que fogem à norma, considerando todos os indivíduos, suas demandas, realidades e valores. Discutir os padrões de pensamento cisheteronormativo, perpassa em tratar de assuntos, tais como: homossexualidade, bissexualidade, transsexualidade, assim como as diversas formas e expressões de gênero, que se encontram presentes tanto no social quanto no educacional. |
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