CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aiub, George Wilson
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Martins, Leila Andresia Severo, Reinecke, Luiz Felipe Goldfeder
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/48
Resumo: O consumo, seja para satisfazer necessidades básicas ou supérfluas, é uma atividade presente na sociedade em qualquer lugar e em todos os tempos. Este artigo tem como proposta apresentar os resultados de uma pesquisa sobre comportamentos mais conscientes de consumo no público universitário da região de Brusque, Santa Catarina. A Sondagem sobre questões relacionadas ao consumo mais consciente está baseada na necessidade de reconhecimento dos padrões de consumo do público-alvo, (público niversitário) na cidade de Brusque. Como instrumento de coleta de dados adotado é um formulário divido por grupos de informações: Simplicidade Voluntária, Identidade de Posse, Consumo consciente e Comportamento - adaptado da pesquisa sobre consumo consciente realizada pelo Instituto Akatu (2007). Foram aplicados 220 questionários, para um público universitário de 3.080 alunos de graduação, com um erro amostral de 7%. Os resultados do estudo apontaram um comportamento insipiente no que tange ao consumo consciente e a prática de uma vida mais responsável no uso dos recursos, configurando-se num estágio de transição para a assimilação de valores e adesão de comportamentos conscientes, observados em uma sociedade de consumo que se fortalece pelo atual estágio de crescimento econômico nacional, ao mesmo tempo em que se vê compelida a rever seus paradigmas.
id UNIFEBE-1_ebf802cfb3896b8e6b04827a328ea96a
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/48
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SCConsumo consciente. Comportamento do consumidor. Mercado de consumo.O consumo, seja para satisfazer necessidades básicas ou supérfluas, é uma atividade presente na sociedade em qualquer lugar e em todos os tempos. Este artigo tem como proposta apresentar os resultados de uma pesquisa sobre comportamentos mais conscientes de consumo no público universitário da região de Brusque, Santa Catarina. A Sondagem sobre questões relacionadas ao consumo mais consciente está baseada na necessidade de reconhecimento dos padrões de consumo do público-alvo, (público niversitário) na cidade de Brusque. Como instrumento de coleta de dados adotado é um formulário divido por grupos de informações: Simplicidade Voluntária, Identidade de Posse, Consumo consciente e Comportamento - adaptado da pesquisa sobre consumo consciente realizada pelo Instituto Akatu (2007). Foram aplicados 220 questionários, para um público universitário de 3.080 alunos de graduação, com um erro amostral de 7%. Os resultados do estudo apontaram um comportamento insipiente no que tange ao consumo consciente e a prática de uma vida mais responsável no uso dos recursos, configurando-se num estágio de transição para a assimilação de valores e adesão de comportamentos conscientes, observados em uma sociedade de consumo que se fortalece pelo atual estágio de crescimento econômico nacional, ao mesmo tempo em que se vê compelida a rever seus paradigmas.UNIFEBE2011-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/48Revista da UNIFEBE; v. 1: N. 09 - jul/dez (2011)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/48/39Aiub, George WilsonMartins, Leila Andresia SeveroReinecke, Luiz Felipe Goldfederinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:37:22Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/48Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebehttp://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/index/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:37:22Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SC
title CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SC
spellingShingle CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SC
Aiub, George Wilson
Consumo consciente. Comportamento do consumidor. Mercado de consumo.
title_short CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SC
title_full CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SC
title_fullStr CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SC
title_full_unstemmed CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SC
title_sort CONSUMO CONSCIENTE ENTRE UNIVERSITÁRIOS NA REGIÃO DE BRUSQUE–SC
author Aiub, George Wilson
author_facet Aiub, George Wilson
Martins, Leila Andresia Severo
Reinecke, Luiz Felipe Goldfeder
author_role author
author2 Martins, Leila Andresia Severo
Reinecke, Luiz Felipe Goldfeder
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aiub, George Wilson
Martins, Leila Andresia Severo
Reinecke, Luiz Felipe Goldfeder
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo consciente. Comportamento do consumidor. Mercado de consumo.
topic Consumo consciente. Comportamento do consumidor. Mercado de consumo.
description O consumo, seja para satisfazer necessidades básicas ou supérfluas, é uma atividade presente na sociedade em qualquer lugar e em todos os tempos. Este artigo tem como proposta apresentar os resultados de uma pesquisa sobre comportamentos mais conscientes de consumo no público universitário da região de Brusque, Santa Catarina. A Sondagem sobre questões relacionadas ao consumo mais consciente está baseada na necessidade de reconhecimento dos padrões de consumo do público-alvo, (público niversitário) na cidade de Brusque. Como instrumento de coleta de dados adotado é um formulário divido por grupos de informações: Simplicidade Voluntária, Identidade de Posse, Consumo consciente e Comportamento - adaptado da pesquisa sobre consumo consciente realizada pelo Instituto Akatu (2007). Foram aplicados 220 questionários, para um público universitário de 3.080 alunos de graduação, com um erro amostral de 7%. Os resultados do estudo apontaram um comportamento insipiente no que tange ao consumo consciente e a prática de uma vida mais responsável no uso dos recursos, configurando-se num estágio de transição para a assimilação de valores e adesão de comportamentos conscientes, observados em uma sociedade de consumo que se fortalece pelo atual estágio de crescimento econômico nacional, ao mesmo tempo em que se vê compelida a rever seus paradigmas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/48
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/48/39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1: N. 09 - jul/dez (2011)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1800218347800887296