Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa Heckert, Thaynna
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ristow, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996
Resumo: The article is a descriptive study of the field report type involving three students in the eighth and sixth phases. The “Sustainable Brushstrokes” project was carried out in seven phases in the Environmental Chemistry and Instrumental Analysis I subject of the Bachelor of Chemistry Course to investigate the production, use, and disposal of paints safely and sustainably, using knowledge from chemistry, engineering, art, technology, and mathematics. The project was set up to promote interdisciplinary learning and environmental awareness. To this end, STEAM education was used to engage students in practical and reflective activities. Evaluation of the results showed that environmental awareness, creativity, and problem-solving skills increased. In addition, environmental education was highlighted as an important aspect of the project. The conclusion is that the project highlighted the importance of environmental education and the integration of STEAM fields for meaningful learning and promoting sustainable solutions.
id UNIFEBE-1_f580c0ade4c0a65b0c2fdcbc89cfc04c
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/996
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química The article is a descriptive study of the field report type involving three students in the eighth and sixth phases. The “Sustainable Brushstrokes” project was carried out in seven phases in the Environmental Chemistry and Instrumental Analysis I subject of the Bachelor of Chemistry Course to investigate the production, use, and disposal of paints safely and sustainably, using knowledge from chemistry, engineering, art, technology, and mathematics. The project was set up to promote interdisciplinary learning and environmental awareness. To this end, STEAM education was used to engage students in practical and reflective activities. Evaluation of the results showed that environmental awareness, creativity, and problem-solving skills increased. In addition, environmental education was highlighted as an important aspect of the project. The conclusion is that the project highlighted the importance of environmental education and the integration of STEAM fields for meaningful learning and promoting sustainable solutions.O artigo é um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que envolveu três acadêmicos da oitava fase e seis da sexta fase. O projeto “Pinceladas Sustentáveis” foi realizado em sete etapas nas disciplinas de Química Ambiental e Análise Instrumental I do Curso de Bacharelado em Química, com o objetivo de investigar a produção, uso e descarte de tintas de forma segura e sustentável, utilizando conhecimentos de Química, Engenharia, Artes, Tecnologia e Matemática. Criado para estimular a aprendizagem transdisciplinar e a conscientização ambiental. Para isso, utilizou-se a educação STEAM para envolver os acadêmicos em atividades práticas e reflexivas. A análise dos resultados revelou um aumento na conscientização ambiental, na criatividade e na capacidade de resolução de problemas. Além disso, a educação ambiental foi destacada como um aspecto relevante do projeto. Conclui-se que a integração das diversas áreas do STEAM e a aplicação contribuíram para uma aprendizagem significativa e para a promoção de soluções sustentáveis no uso de tintas.UNIFEBE2024-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 30 (2024): Revista UNIFEBE: Edição Educação2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996/772da Rosa Heckert, ThaynnaRistow, Leonardo info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T00:42:16Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/996Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2024-06-18T00:42:16Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química
title Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química
spellingShingle Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química
da Rosa Heckert, Thaynna
title_short Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química
title_full Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química
title_fullStr Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química
title_full_unstemmed Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química
title_sort Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química
author da Rosa Heckert, Thaynna
author_facet da Rosa Heckert, Thaynna
Ristow, Leonardo
author_role author
author2 Ristow, Leonardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa Heckert, Thaynna
Ristow, Leonardo
description The article is a descriptive study of the field report type involving three students in the eighth and sixth phases. The “Sustainable Brushstrokes” project was carried out in seven phases in the Environmental Chemistry and Instrumental Analysis I subject of the Bachelor of Chemistry Course to investigate the production, use, and disposal of paints safely and sustainably, using knowledge from chemistry, engineering, art, technology, and mathematics. The project was set up to promote interdisciplinary learning and environmental awareness. To this end, STEAM education was used to engage students in practical and reflective activities. Evaluation of the results showed that environmental awareness, creativity, and problem-solving skills increased. In addition, environmental education was highlighted as an important aspect of the project. The conclusion is that the project highlighted the importance of environmental education and the integration of STEAM fields for meaningful learning and promoting sustainable solutions.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996/772
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 30 (2024): Revista UNIFEBE: Edição Educação
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464892413968384