Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996 |
Resumo: | The article is a descriptive study of the field report type involving three students in the eighth and sixth phases. The “Sustainable Brushstrokes” project was carried out in seven phases in the Environmental Chemistry and Instrumental Analysis I subject of the Bachelor of Chemistry Course to investigate the production, use, and disposal of paints safely and sustainably, using knowledge from chemistry, engineering, art, technology, and mathematics. The project was set up to promote interdisciplinary learning and environmental awareness. To this end, STEAM education was used to engage students in practical and reflective activities. Evaluation of the results showed that environmental awareness, creativity, and problem-solving skills increased. In addition, environmental education was highlighted as an important aspect of the project. The conclusion is that the project highlighted the importance of environmental education and the integration of STEAM fields for meaningful learning and promoting sustainable solutions. |
id |
UNIFEBE-1_f580c0ade4c0a65b0c2fdcbc89cfc04c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/996 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química The article is a descriptive study of the field report type involving three students in the eighth and sixth phases. The “Sustainable Brushstrokes” project was carried out in seven phases in the Environmental Chemistry and Instrumental Analysis I subject of the Bachelor of Chemistry Course to investigate the production, use, and disposal of paints safely and sustainably, using knowledge from chemistry, engineering, art, technology, and mathematics. The project was set up to promote interdisciplinary learning and environmental awareness. To this end, STEAM education was used to engage students in practical and reflective activities. Evaluation of the results showed that environmental awareness, creativity, and problem-solving skills increased. In addition, environmental education was highlighted as an important aspect of the project. The conclusion is that the project highlighted the importance of environmental education and the integration of STEAM fields for meaningful learning and promoting sustainable solutions.O artigo é um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que envolveu três acadêmicos da oitava fase e seis da sexta fase. O projeto “Pinceladas Sustentáveis” foi realizado em sete etapas nas disciplinas de Química Ambiental e Análise Instrumental I do Curso de Bacharelado em Química, com o objetivo de investigar a produção, uso e descarte de tintas de forma segura e sustentável, utilizando conhecimentos de Química, Engenharia, Artes, Tecnologia e Matemática. Criado para estimular a aprendizagem transdisciplinar e a conscientização ambiental. Para isso, utilizou-se a educação STEAM para envolver os acadêmicos em atividades práticas e reflexivas. A análise dos resultados revelou um aumento na conscientização ambiental, na criatividade e na capacidade de resolução de problemas. Além disso, a educação ambiental foi destacada como um aspecto relevante do projeto. Conclui-se que a integração das diversas áreas do STEAM e a aplicação contribuíram para uma aprendizagem significativa e para a promoção de soluções sustentáveis no uso de tintas.UNIFEBE2024-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 30 (2024): Revista UNIFEBE: Edição Educação2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996/772da Rosa Heckert, ThaynnaRistow, Leonardo info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T00:42:16Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/996Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2024-06-18T00:42:16Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química |
title |
Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química |
spellingShingle |
Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química da Rosa Heckert, Thaynna |
title_short |
Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química |
title_full |
Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química |
title_fullStr |
Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química |
title_full_unstemmed |
Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química |
title_sort |
Explorando a química das tintas utilizando a educação STEAM na graduação de bacharelado em química |
author |
da Rosa Heckert, Thaynna |
author_facet |
da Rosa Heckert, Thaynna Ristow, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Ristow, Leonardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rosa Heckert, Thaynna Ristow, Leonardo |
description |
The article is a descriptive study of the field report type involving three students in the eighth and sixth phases. The “Sustainable Brushstrokes” project was carried out in seven phases in the Environmental Chemistry and Instrumental Analysis I subject of the Bachelor of Chemistry Course to investigate the production, use, and disposal of paints safely and sustainably, using knowledge from chemistry, engineering, art, technology, and mathematics. The project was set up to promote interdisciplinary learning and environmental awareness. To this end, STEAM education was used to engage students in practical and reflective activities. Evaluation of the results showed that environmental awareness, creativity, and problem-solving skills increased. In addition, environmental education was highlighted as an important aspect of the project. The conclusion is that the project highlighted the importance of environmental education and the integration of STEAM fields for meaningful learning and promoting sustainable solutions. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/996/772 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 30 (2024): Revista UNIFEBE: Edição Educação 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464892413968384 |