ABORDAGEM STEAM NO ENSINO DE QUÍMICA: O ESTADO DA QUESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos Soares, Raíza de Araújo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maia, Dennys Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2787
Resumo: O presente estudo tem por finalidade construir, por meio de levantamento bibliográfico, o Estado da Questão (EQ) a respeito da abordagem STEAM, com foco na aprendizagem em Química. O levantamento foi realizado na plataforma Google Acadêmico, buscando identificar: I) trabalhos que aplicaram a abordagem STEAM com foco na componente Química e II) como os conceitos da disciplina são trabalhados por meio da abordagem no Ensino Médio. Levou-se em consideração os últimos cinco anos e, aplicando critérios de exclusão e inclusão, não foram encontrados trabalhos realizados no Brasil, sendo todos os selecionados provenientes do continente asiático. Os resultados das aplicações sugerem que o uso da abordagem STEAM potencializa a aprendizagem de conceitos químicos, em destaque para conceitos do campo da Química orgânica e inorgânica, citados em três (38%) dos trabalhos selecionados, proporcionando o engajamento dos alunos em atividades práticas que possibilitam o desenvolvimento de habilidades tais como: pensamento crítico, criatividade, comunicação, junto ao entendimento dos conceitos científicos envolvidos. Observou-se que metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) foi a mais escolhida nos casos analisados, bem como metodologias similares, por suas características que permitem uma maior autonomia dos estudantes. A preocupação com as demandas formativas atuais torna primordial novas abordagens como STEAM que permite trabalhar a motivação e mesclar os conhecimentos das áreas.
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