AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/321 |
Resumo: | Com o desenvolvimento da tecnologia e as mudanças que vêm ocorrendo no perfil dos alunos de hoje, a utilização de novos métodos e instrumentos de apoio para aulas presenciais têm sido fundamental. Nesse sentido, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são opções para se ministrar aulas diferentes e interativas, a fim de prender a atenção e estimular os alunos, e o Modular Object Oriented Distance Learning (Moodle) tem sido utilizado em diversas instituições de ensino. Este estudo tem por objetivo analisar a utilização dos recursos de comunicação do AVA-Moodle pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. O questionário foi elaborado de acordo com os estudos de Dalfovo (2007). A pesquisa ocorreu de forma censitária com população formada por 261 alunos. Para coleta de dados aplicou-se questionário fechado e a análise se deu por estatística descritiva. Os resultados obtidos pela pesquisa indicam que o recurso mais conhecido pelos alunos é materiais, sendo o melhor avaliado por suas características como por proporcionar colaboração. Este fato pode ser reflexo do pouco uso das ferramentas pelo professor, no qual 83,7% dos alunos apontaram de médio a muito baixo. Como limitação aponta-se a falta de estudos com os demais atores do processo e recomenda-se a realização de capacitações com os docentes tanto em relação ao uso tecnológico da plataforma Moodle quanto aos aspectos pedagógicos. |
id |
UNIFEBE-1_fd62e01da60170acbdf8a3e175e779ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/321 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOSEducação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Moodle.Com o desenvolvimento da tecnologia e as mudanças que vêm ocorrendo no perfil dos alunos de hoje, a utilização de novos métodos e instrumentos de apoio para aulas presenciais têm sido fundamental. Nesse sentido, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são opções para se ministrar aulas diferentes e interativas, a fim de prender a atenção e estimular os alunos, e o Modular Object Oriented Distance Learning (Moodle) tem sido utilizado em diversas instituições de ensino. Este estudo tem por objetivo analisar a utilização dos recursos de comunicação do AVA-Moodle pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. O questionário foi elaborado de acordo com os estudos de Dalfovo (2007). A pesquisa ocorreu de forma censitária com população formada por 261 alunos. Para coleta de dados aplicou-se questionário fechado e a análise se deu por estatística descritiva. Os resultados obtidos pela pesquisa indicam que o recurso mais conhecido pelos alunos é materiais, sendo o melhor avaliado por suas características como por proporcionar colaboração. Este fato pode ser reflexo do pouco uso das ferramentas pelo professor, no qual 83,7% dos alunos apontaram de médio a muito baixo. Como limitação aponta-se a falta de estudos com os demais atores do processo e recomenda-se a realização de capacitações com os docentes tanto em relação ao uso tecnológico da plataforma Moodle quanto aos aspectos pedagógicos.UNIFEBE2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/321Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/321/129Padilha, Carolina KleinVieira, Carla de Cássia NardelliDomingues, Maria José Carvalho de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:49:33Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/321Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:49:33Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS |
title |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS |
spellingShingle |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS Padilha, Carolina Klein Educação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Moodle. |
title_short |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS |
title_full |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS |
title_fullStr |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS |
title_full_unstemmed |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS |
title_sort |
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O MOODLE E SUA UTILIZAÇÃO POR ACADÊMICOS |
author |
Padilha, Carolina Klein |
author_facet |
Padilha, Carolina Klein Vieira, Carla de Cássia Nardelli Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Carla de Cássia Nardelli Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Carolina Klein Vieira, Carla de Cássia Nardelli Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Moodle. |
topic |
Educação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Moodle. |
description |
Com o desenvolvimento da tecnologia e as mudanças que vêm ocorrendo no perfil dos alunos de hoje, a utilização de novos métodos e instrumentos de apoio para aulas presenciais têm sido fundamental. Nesse sentido, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são opções para se ministrar aulas diferentes e interativas, a fim de prender a atenção e estimular os alunos, e o Modular Object Oriented Distance Learning (Moodle) tem sido utilizado em diversas instituições de ensino. Este estudo tem por objetivo analisar a utilização dos recursos de comunicação do AVA-Moodle pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. O questionário foi elaborado de acordo com os estudos de Dalfovo (2007). A pesquisa ocorreu de forma censitária com população formada por 261 alunos. Para coleta de dados aplicou-se questionário fechado e a análise se deu por estatística descritiva. Os resultados obtidos pela pesquisa indicam que o recurso mais conhecido pelos alunos é materiais, sendo o melhor avaliado por suas características como por proporcionar colaboração. Este fato pode ser reflexo do pouco uso das ferramentas pelo professor, no qual 83,7% dos alunos apontaram de médio a muito baixo. Como limitação aponta-se a falta de estudos com os demais atores do processo e recomenda-se a realização de capacitações com os docentes tanto em relação ao uso tecnológico da plataforma Moodle quanto aos aspectos pedagógicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/321 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/321/129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014) 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891590836224 |