As relações sociais de gênero e a pesquisa científica no ICSEZ/UFAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Dayara Araújo de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moraes, Patricia de Paula Barros, Silva , Hivila de Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40736
Resumo: Os debates sobre a desigualdade de gênero estão presentes em diversos segmentos sociais, especialmente no espaço universitário, diante disso, este estudo tem como objetivo analisar como as relações sociais de gênero impactam diretamente na produção científica de docentes/pesquisadores do ICSEZ/Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Parintins/AM. A pesquisa teve como base epistemológica o materialismo histórico-dialético, como delineamento utilizou-se o estudo de caso, com caráter descritivo, exploratório e abordagem qualitativa. Quanto aos participantes foram 12 professores (as) com titulação de doutorado, o Diretor Administrativo e o Coordenador do Comitê Científico do ICSEZ/UFAM. Os dados coletados por meio da entrevista estruturada foram sistematizados e analisados com base no procedimento de análise do discurso. Na primeira parte, realizou-se uma discussão sobre o termo gênero e a importância desta temática na contemporaneidade. Na segunda, aborda-se historicamente a participação das mulheres na ciência e as problematizações sobre as diferenças de gênero e por fim, os resultados da pesquisa realizada no âmbito do ICSEZ. Evidenciou-se que a desigualdade de gênero está presente nas relações sociais da Instituição, em especial no produtivismo acadêmico das professoras/pesquisadoras. Outro aspecto é a sobrecarga da dupla jornada de trabalho enfrentadas por estas mulheres provenientes de uma lógica patriarcal, a qual determina os papéis de homens e mulheres. Ademais, se faz necessário provocar e fortalecer o debate tendo em vista dirimir as desigualdades presentes no espaço acadêmico.
id UNIFEI_08302ef7316f5c33f6e0979e0db3ebd0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40736
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling As relações sociais de gênero e a pesquisa científica no ICSEZ/UFAMGender Social relations and scientific research at ICSEZ/UFAMRelaciones sociales de género e investigácion científica en el ICSEZ/UFAMGenderGender inequalityProduction of scientific knowledge.GéneroDesigualdad de géneroProducción de conocimiento científico.GêneroDesigualdade de GêneroProdução do conhecimento científico.Os debates sobre a desigualdade de gênero estão presentes em diversos segmentos sociais, especialmente no espaço universitário, diante disso, este estudo tem como objetivo analisar como as relações sociais de gênero impactam diretamente na produção científica de docentes/pesquisadores do ICSEZ/Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Parintins/AM. A pesquisa teve como base epistemológica o materialismo histórico-dialético, como delineamento utilizou-se o estudo de caso, com caráter descritivo, exploratório e abordagem qualitativa. Quanto aos participantes foram 12 professores (as) com titulação de doutorado, o Diretor Administrativo e o Coordenador do Comitê Científico do ICSEZ/UFAM. Os dados coletados por meio da entrevista estruturada foram sistematizados e analisados com base no procedimento de análise do discurso. Na primeira parte, realizou-se uma discussão sobre o termo gênero e a importância desta temática na contemporaneidade. Na segunda, aborda-se historicamente a participação das mulheres na ciência e as problematizações sobre as diferenças de gênero e por fim, os resultados da pesquisa realizada no âmbito do ICSEZ. Evidenciou-se que a desigualdade de gênero está presente nas relações sociais da Instituição, em especial no produtivismo acadêmico das professoras/pesquisadoras. Outro aspecto é a sobrecarga da dupla jornada de trabalho enfrentadas por estas mulheres provenientes de uma lógica patriarcal, a qual determina os papéis de homens e mulheres. Ademais, se faz necessário provocar e fortalecer o debate tendo em vista dirimir as desigualdades presentes no espaço acadêmico.Debates about gender inequality are present in several social segments, especially in the university space, in view of this, this study aims to analyze how social gender relations directly impact the scientific production of professors/researchers at ICSEZ/Universidade Federal do Amazonas (UFAM) in Parintins/AM. The research was epistemologically based on historical-dialectical materialism, as a design, a case study was used, with a descriptive, exploratory character and qualitative approaches. As for the participants, there were 12 professors with doctoral degrees, the Administrative Director and the Coordinator of the Scientific Committee of ICSEZ/UFAM. The data collected through the structured interview were systematized and analyzed based on the discourse analysis procedure. In the first part, there was a discussion about the term gender and the importance of this theme in contemporary times. In the second, the participation of women in science and the problematizations about gender differences are historically approached, and finally, the results of the research carried out within the scope of the ICSEZ. It was evident that gender inequality is present in the institution's social relations, especially in the academic productivism of the professors/researchers. Another aspect is the overload of the double working day faced by these women coming from a patriarchal logic, which determines the roles of men and women. Furthermore, it is necessary to provoke and strengthen the debate in order to resolve the inequalities present in the academic space.Los debates sobre la desigualdad de género están presentes en varios segmentos sociales, especialmente en el espacio universitario, en vista de eso, este estudio tiene como objetivo analizar cómo las relaciones sociales de género impactan directamente en la producción científica de los profesores/investigadores del ICSEZ/Universidad Federal do Amazonas (UFAM) en Parintins/AM. La investigación se basó epistemológicamente en el materialismo histórico-dialéctico, como diseño se utilizó un estudio de caso, con carácter descriptivo, exploratorio y enfoque cualitativos. En cuanto a los participantes, hubo 12 profesores con grado de doctorado, el Director Administrativo y el Coordinador del Comité Científico del ICSEZ/UFAM. Los datos recolectados a través de la entrevista estructurada fueron sistematizados y analizados con base en el procedimiento de análisis del discurso. En la primera parte, hubo una discusión sobre el término género y la importancia de este tema en la contemporaneidad. En el segundo, se aborda históricamente la participación de la mujer en la ciencia y las problematizaciones sobre las diferencias de género y, por último, los resultados de las investigaciones realizadas en el ámbito del ICSEZ. Se evidenció que la desigualdad de género está presente en las relaciones sociales de la institución, especialmente en la productividad académica de los profesores/investigadores. Otro aspecto es la sobrecarga de la doble jornada laboral que enfrentan estas mujeres proveniente de una lógica patriarcal, que determina los roles de hombres y mujeres. Además, es necesario provocar y fortalecer el debate para resolver las desigualdades presentes en el espacio académico.Research, Society and Development2023-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4073610.33448/rsd-v12i3.40736Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e22012340736Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e22012340736Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e220123407362525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40736/33214Copyright (c) 2023 Dayara Araújo de Negreiros; Patricia de Paula Barros Moraes; Hivila de Oliveira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNegreiros, Dayara Araújo deMoraes, Patricia de Paula Barros Silva , Hivila de Oliveira da 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40736Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações sociais de gênero e a pesquisa científica no ICSEZ/UFAM
Gender Social relations and scientific research at ICSEZ/UFAM
Relaciones sociales de género e investigácion científica en el ICSEZ/UFAM
title As relações sociais de gênero e a pesquisa científica no ICSEZ/UFAM
spellingShingle As relações sociais de gênero e a pesquisa científica no ICSEZ/UFAM
Negreiros, Dayara Araújo de
Gender
Gender inequality
Production of scientific knowledge.
Género
Desigualdad de género
Producción de conocimiento científico.
Gênero
Desigualdade de Gênero
Produção do conhecimento científico.
title_short As relações sociais de gênero e a pesquisa científica no ICSEZ/UFAM
title_full As relações sociais de gênero e a pesquisa científica no ICSEZ/UFAM
title_fullStr As relações sociais de gênero e a pesquisa científica no ICSEZ/UFAM
title_full_unstemmed As relações sociais de gênero e a pesquisa científica no ICSEZ/UFAM
title_sort As relações sociais de gênero e a pesquisa científica no ICSEZ/UFAM
author Negreiros, Dayara Araújo de
author_facet Negreiros, Dayara Araújo de
Moraes, Patricia de Paula Barros
Silva , Hivila de Oliveira da
author_role author
author2 Moraes, Patricia de Paula Barros
Silva , Hivila de Oliveira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros, Dayara Araújo de
Moraes, Patricia de Paula Barros
Silva , Hivila de Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Gender
Gender inequality
Production of scientific knowledge.
Género
Desigualdad de género
Producción de conocimiento científico.
Gênero
Desigualdade de Gênero
Produção do conhecimento científico.
topic Gender
Gender inequality
Production of scientific knowledge.
Género
Desigualdad de género
Producción de conocimiento científico.
Gênero
Desigualdade de Gênero
Produção do conhecimento científico.
description Os debates sobre a desigualdade de gênero estão presentes em diversos segmentos sociais, especialmente no espaço universitário, diante disso, este estudo tem como objetivo analisar como as relações sociais de gênero impactam diretamente na produção científica de docentes/pesquisadores do ICSEZ/Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Parintins/AM. A pesquisa teve como base epistemológica o materialismo histórico-dialético, como delineamento utilizou-se o estudo de caso, com caráter descritivo, exploratório e abordagem qualitativa. Quanto aos participantes foram 12 professores (as) com titulação de doutorado, o Diretor Administrativo e o Coordenador do Comitê Científico do ICSEZ/UFAM. Os dados coletados por meio da entrevista estruturada foram sistematizados e analisados com base no procedimento de análise do discurso. Na primeira parte, realizou-se uma discussão sobre o termo gênero e a importância desta temática na contemporaneidade. Na segunda, aborda-se historicamente a participação das mulheres na ciência e as problematizações sobre as diferenças de gênero e por fim, os resultados da pesquisa realizada no âmbito do ICSEZ. Evidenciou-se que a desigualdade de gênero está presente nas relações sociais da Instituição, em especial no produtivismo acadêmico das professoras/pesquisadoras. Outro aspecto é a sobrecarga da dupla jornada de trabalho enfrentadas por estas mulheres provenientes de uma lógica patriarcal, a qual determina os papéis de homens e mulheres. Ademais, se faz necessário provocar e fortalecer o debate tendo em vista dirimir as desigualdades presentes no espaço acadêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40736
10.33448/rsd-v12i3.40736
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40736
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40736/33214
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e22012340736
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e22012340736
Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e22012340736
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052620503777280