O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diego Rafael Ferreira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Ednilza Maranhão dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40919
Resumo: Objetivo: construir uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que envolva diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do protagonismo discente com o tema: biodiversidade animal. Metodologia: este estudo é categorizado como uma pesquisa de campo em área rural, e também uma observação participante. Participaram desta ação educativa vinte estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública, distribuídos em quatro equipes, totalizando seis horas/aulas. Quatro etapas fizeram parte dessa vivência. ETAPA 1: problematização do tema gerador (Como se apresenta a fauna da minha localidade?) e aula campo com Levantamento Faunístico Local (LFL); ETAPA 2: descrição de pelo menos três características sinapomórficas dos grupos de vertebrados identificados no LFL; ETAPA 3: discussão teórica do conteúdo, construção de teias alimentares, categorias do meio biótico e níveis tróficos a partir do LFL; ETAPA 4: apresentação dos materiais produzidos e confronto de ideias. Resultados: As equipes identificaram 184 animais, distribuídos em 29 espécies; 06 classes, sendo 03 de vertebrados. Conceitos biológicos como riqueza e abundância foram discutidos. As equipes II e IV atingiram satisfatoriamente todas as etapas. Entretanto, apenas duas características sinapomórficas foram descritas e erro na identificação dos níveis tróficos nas equipes I e III, respectivamente. Conclusão: SEI quando bem planejada aguça a construção de novos saberes, estimula a liberdade intelectual dos estudantes, desenvolve a argumentação, bem como, a reflexão crítica, o raciocínio científico que são pressupostos basilares para o Ensino da Biologia por Investigação.
id UNIFEI_08e51eea00c61b21f1cf3de6a5d1c7de
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40919
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médioThe study of animal biodiversity: an investigative educational action taken place in rural environments with high school studentsEl estudio sobre la biodiversidad animal: una acción educativa investigativa realizada en ambientes rurales con estudiantes de secundariaBiological diversityHigh SchoolProblematizationProtagonismo estudantilInvestigative teaching sequence.Diversidad biológicaEscuela secundariaProblematizaciónProtagonismo estudiantilSecuencia de enseñanza investigativa.Diversidade biológicaEnsino médioProblematizaçãoProtagonismo discenteSequência de ensino investigativa.Objetivo: construir uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que envolva diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do protagonismo discente com o tema: biodiversidade animal. Metodologia: este estudo é categorizado como uma pesquisa de campo em área rural, e também uma observação participante. Participaram desta ação educativa vinte estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública, distribuídos em quatro equipes, totalizando seis horas/aulas. Quatro etapas fizeram parte dessa vivência. ETAPA 1: problematização do tema gerador (Como se apresenta a fauna da minha localidade?) e aula campo com Levantamento Faunístico Local (LFL); ETAPA 2: descrição de pelo menos três características sinapomórficas dos grupos de vertebrados identificados no LFL; ETAPA 3: discussão teórica do conteúdo, construção de teias alimentares, categorias do meio biótico e níveis tróficos a partir do LFL; ETAPA 4: apresentação dos materiais produzidos e confronto de ideias. Resultados: As equipes identificaram 184 animais, distribuídos em 29 espécies; 06 classes, sendo 03 de vertebrados. Conceitos biológicos como riqueza e abundância foram discutidos. As equipes II e IV atingiram satisfatoriamente todas as etapas. Entretanto, apenas duas características sinapomórficas foram descritas e erro na identificação dos níveis tróficos nas equipes I e III, respectivamente. Conclusão: SEI quando bem planejada aguça a construção de novos saberes, estimula a liberdade intelectual dos estudantes, desenvolve a argumentação, bem como, a reflexão crítica, o raciocínio científico que são pressupostos basilares para o Ensino da Biologia por Investigação.Objective: Building an Investigative Teaching Sequence (ITS), which involves different pedagogical strategies for the development of student protagonism with the theme: animal biodiversity. Methodology: this study is categorized as a field research in a rural area, and also a participanting observation. Twenty students from the third year of public high school participated in this educational action, divided into four teams, totaling six class hours. Four stages were part of this experience. STAGE 1: problematization of the generating theme (How is the fauna of my locality presented itself?) and field class with Local Faunistic Survey (LFS); STEP 2: description from at least three synapomorphic characteristics of vertebrate groups identified in the LFS; STAGE 3: theoretical discussion about the content, construction of food webs, categories of the biotic environment and trophic levels from the LFS; STAGE 4: introducing of the materials produced and confrontation of ideas. Results: The teams identified 184 animals, distributed in 29 species; 06 classes, 03 of which are vertebrates. It was discussed the biological concepts such as richness and abundance. Teams II and IV nicely reached all stages. However, only two synapomorphic characteristics were described and error in the identification of trophic levels in teams I and III, respectively. Conclusion: ITS, when well planned, sharpens the construction of new knowledge, stimulates students' intellectual freedom, develops argumentation, as well as critical reflection, scientific reasoning, which are basic assumptions for Teaching Biology by Investigation.Objetivo: construir una Secuencia Didáctica Investigativa (SEI) que involucre diferentes estrategias pedagógicas para el desarrollo del protagonismo de los estudiantes con el tema: biodiversidad animal. Metodología: este estudio se cataloga como una investigación de campo en una zona rural, y también una observación participante. Veinte alumnos del tercer año de la enseñanza média pública participaron de esta acción educativa, divididos en cuatro equipos, totalizando seis horas lectivas. Cuatro etapas hicieron parte de esta experiencia. PASO 1: problematización del tema generador (¿Cómo se presenta la fauna de mi localidad?) y clase de campo con Encuesta Faunistica Local (EFL); PASO 2: descripción de al menos tres características sinapomórficas de los grupos de vertebrados identificados en la EFL; PASO 3: discusión teórica del contenido, construcción de redes alimentarias, categorías del ambiente biótico y niveles tróficos de la EFL; PASO 4: presentación de los materiales producidos y confrontación de ideas. Resultados: Los equipos identificaron 184 animales, distribuidos en 29 especies; 06 clases, 03 de las cuales son vertebrados. Se discutieron conceptos biológicos como riqueza y abundancia. Los equipos II y IV alcanzaron satisfactoriamente todas las etapas. Sin embargo, solo se describieron dos características sinapomórficas y error en la identificación de los niveles tróficos en los equipos I y III, respectivamente. Conclusión: la SEI, bien planificada, agudiza la construcción de nuevos conocimientos, estimula la libertad intelectual de los estudiantes, desarrolla la argumentación, así como la reflexión crítica, el razonamiento científico, que son presupuestos básicos para la Enseñanza de la Biología por la Investigación.Research, Society and Development2023-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4091910.33448/rsd-v12i4.40919Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2112440919Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2112440919Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e21124409192525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40919/33327Copyright (c) 2023 Diego Rafael Ferreira de Oliveira; Ednilza Maranhão dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Diego Rafael Ferreira deSantos, Ednilza Maranhão dos2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40919Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio
The study of animal biodiversity: an investigative educational action taken place in rural environments with high school students
El estudio sobre la biodiversidad animal: una acción educativa investigativa realizada en ambientes rurales con estudiantes de secundaria
title O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio
spellingShingle O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio
Oliveira, Diego Rafael Ferreira de
Biological diversity
High School
Problematization
Protagonismo estudantil
Investigative teaching sequence.
Diversidad biológica
Escuela secundaria
Problematización
Protagonismo estudiantil
Secuencia de enseñanza investigativa.
Diversidade biológica
Ensino médio
Problematização
Protagonismo discente
Sequência de ensino investigativa.
title_short O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio
title_full O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio
title_fullStr O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio
title_full_unstemmed O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio
title_sort O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio
author Oliveira, Diego Rafael Ferreira de
author_facet Oliveira, Diego Rafael Ferreira de
Santos, Ednilza Maranhão dos
author_role author
author2 Santos, Ednilza Maranhão dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Diego Rafael Ferreira de
Santos, Ednilza Maranhão dos
dc.subject.por.fl_str_mv Biological diversity
High School
Problematization
Protagonismo estudantil
Investigative teaching sequence.
Diversidad biológica
Escuela secundaria
Problematización
Protagonismo estudiantil
Secuencia de enseñanza investigativa.
Diversidade biológica
Ensino médio
Problematização
Protagonismo discente
Sequência de ensino investigativa.
topic Biological diversity
High School
Problematization
Protagonismo estudantil
Investigative teaching sequence.
Diversidad biológica
Escuela secundaria
Problematización
Protagonismo estudiantil
Secuencia de enseñanza investigativa.
Diversidade biológica
Ensino médio
Problematização
Protagonismo discente
Sequência de ensino investigativa.
description Objetivo: construir uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que envolva diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do protagonismo discente com o tema: biodiversidade animal. Metodologia: este estudo é categorizado como uma pesquisa de campo em área rural, e também uma observação participante. Participaram desta ação educativa vinte estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública, distribuídos em quatro equipes, totalizando seis horas/aulas. Quatro etapas fizeram parte dessa vivência. ETAPA 1: problematização do tema gerador (Como se apresenta a fauna da minha localidade?) e aula campo com Levantamento Faunístico Local (LFL); ETAPA 2: descrição de pelo menos três características sinapomórficas dos grupos de vertebrados identificados no LFL; ETAPA 3: discussão teórica do conteúdo, construção de teias alimentares, categorias do meio biótico e níveis tróficos a partir do LFL; ETAPA 4: apresentação dos materiais produzidos e confronto de ideias. Resultados: As equipes identificaram 184 animais, distribuídos em 29 espécies; 06 classes, sendo 03 de vertebrados. Conceitos biológicos como riqueza e abundância foram discutidos. As equipes II e IV atingiram satisfatoriamente todas as etapas. Entretanto, apenas duas características sinapomórficas foram descritas e erro na identificação dos níveis tróficos nas equipes I e III, respectivamente. Conclusão: SEI quando bem planejada aguça a construção de novos saberes, estimula a liberdade intelectual dos estudantes, desenvolve a argumentação, bem como, a reflexão crítica, o raciocínio científico que são pressupostos basilares para o Ensino da Biologia por Investigação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40919
10.33448/rsd-v12i4.40919
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40919
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i4.40919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40919/33327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diego Rafael Ferreira de Oliveira; Ednilza Maranhão dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diego Rafael Ferreira de Oliveira; Ednilza Maranhão dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2112440919
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2112440919
Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e2112440919
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052621332152320