O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40919 |
Resumo: | Objetivo: construir uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que envolva diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do protagonismo discente com o tema: biodiversidade animal. Metodologia: este estudo é categorizado como uma pesquisa de campo em área rural, e também uma observação participante. Participaram desta ação educativa vinte estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública, distribuídos em quatro equipes, totalizando seis horas/aulas. Quatro etapas fizeram parte dessa vivência. ETAPA 1: problematização do tema gerador (Como se apresenta a fauna da minha localidade?) e aula campo com Levantamento Faunístico Local (LFL); ETAPA 2: descrição de pelo menos três características sinapomórficas dos grupos de vertebrados identificados no LFL; ETAPA 3: discussão teórica do conteúdo, construção de teias alimentares, categorias do meio biótico e níveis tróficos a partir do LFL; ETAPA 4: apresentação dos materiais produzidos e confronto de ideias. Resultados: As equipes identificaram 184 animais, distribuídos em 29 espécies; 06 classes, sendo 03 de vertebrados. Conceitos biológicos como riqueza e abundância foram discutidos. As equipes II e IV atingiram satisfatoriamente todas as etapas. Entretanto, apenas duas características sinapomórficas foram descritas e erro na identificação dos níveis tróficos nas equipes I e III, respectivamente. Conclusão: SEI quando bem planejada aguça a construção de novos saberes, estimula a liberdade intelectual dos estudantes, desenvolve a argumentação, bem como, a reflexão crítica, o raciocínio científico que são pressupostos basilares para o Ensino da Biologia por Investigação. |
id |
UNIFEI_08e51eea00c61b21f1cf3de6a5d1c7de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40919 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médioThe study of animal biodiversity: an investigative educational action taken place in rural environments with high school studentsEl estudio sobre la biodiversidad animal: una acción educativa investigativa realizada en ambientes rurales con estudiantes de secundariaBiological diversityHigh SchoolProblematizationProtagonismo estudantilInvestigative teaching sequence.Diversidad biológicaEscuela secundariaProblematizaciónProtagonismo estudiantilSecuencia de enseñanza investigativa.Diversidade biológicaEnsino médioProblematizaçãoProtagonismo discenteSequência de ensino investigativa.Objetivo: construir uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que envolva diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do protagonismo discente com o tema: biodiversidade animal. Metodologia: este estudo é categorizado como uma pesquisa de campo em área rural, e também uma observação participante. Participaram desta ação educativa vinte estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública, distribuídos em quatro equipes, totalizando seis horas/aulas. Quatro etapas fizeram parte dessa vivência. ETAPA 1: problematização do tema gerador (Como se apresenta a fauna da minha localidade?) e aula campo com Levantamento Faunístico Local (LFL); ETAPA 2: descrição de pelo menos três características sinapomórficas dos grupos de vertebrados identificados no LFL; ETAPA 3: discussão teórica do conteúdo, construção de teias alimentares, categorias do meio biótico e níveis tróficos a partir do LFL; ETAPA 4: apresentação dos materiais produzidos e confronto de ideias. Resultados: As equipes identificaram 184 animais, distribuídos em 29 espécies; 06 classes, sendo 03 de vertebrados. Conceitos biológicos como riqueza e abundância foram discutidos. As equipes II e IV atingiram satisfatoriamente todas as etapas. Entretanto, apenas duas características sinapomórficas foram descritas e erro na identificação dos níveis tróficos nas equipes I e III, respectivamente. Conclusão: SEI quando bem planejada aguça a construção de novos saberes, estimula a liberdade intelectual dos estudantes, desenvolve a argumentação, bem como, a reflexão crítica, o raciocínio científico que são pressupostos basilares para o Ensino da Biologia por Investigação.Objective: Building an Investigative Teaching Sequence (ITS), which involves different pedagogical strategies for the development of student protagonism with the theme: animal biodiversity. Methodology: this study is categorized as a field research in a rural area, and also a participanting observation. Twenty students from the third year of public high school participated in this educational action, divided into four teams, totaling six class hours. Four stages were part of this experience. STAGE 1: problematization of the generating theme (How is the fauna of my locality presented itself?) and field class with Local Faunistic Survey (LFS); STEP 2: description from at least three synapomorphic characteristics of vertebrate groups identified in the LFS; STAGE 3: theoretical discussion about the content, construction of food webs, categories of the biotic environment and trophic levels from the LFS; STAGE 4: introducing of the materials produced and confrontation of ideas. Results: The teams identified 184 animals, distributed in 29 species; 06 classes, 03 of which are vertebrates. It was discussed the biological concepts such as richness and abundance. Teams II and IV nicely reached all stages. However, only two synapomorphic characteristics were described and error in the identification of trophic levels in teams I and III, respectively. Conclusion: ITS, when well planned, sharpens the construction of new knowledge, stimulates students' intellectual freedom, develops argumentation, as well as critical reflection, scientific reasoning, which are basic assumptions for Teaching Biology by Investigation.Objetivo: construir una Secuencia Didáctica Investigativa (SEI) que involucre diferentes estrategias pedagógicas para el desarrollo del protagonismo de los estudiantes con el tema: biodiversidad animal. Metodología: este estudio se cataloga como una investigación de campo en una zona rural, y también una observación participante. Veinte alumnos del tercer año de la enseñanza média pública participaron de esta acción educativa, divididos en cuatro equipos, totalizando seis horas lectivas. Cuatro etapas hicieron parte de esta experiencia. PASO 1: problematización del tema generador (¿Cómo se presenta la fauna de mi localidad?) y clase de campo con Encuesta Faunistica Local (EFL); PASO 2: descripción de al menos tres características sinapomórficas de los grupos de vertebrados identificados en la EFL; PASO 3: discusión teórica del contenido, construcción de redes alimentarias, categorías del ambiente biótico y niveles tróficos de la EFL; PASO 4: presentación de los materiales producidos y confrontación de ideas. Resultados: Los equipos identificaron 184 animales, distribuidos en 29 especies; 06 clases, 03 de las cuales son vertebrados. Se discutieron conceptos biológicos como riqueza y abundancia. Los equipos II y IV alcanzaron satisfactoriamente todas las etapas. Sin embargo, solo se describieron dos características sinapomórficas y error en la identificación de los niveles tróficos en los equipos I y III, respectivamente. Conclusión: la SEI, bien planificada, agudiza la construcción de nuevos conocimientos, estimula la libertad intelectual de los estudiantes, desarrolla la argumentación, así como la reflexión crítica, el razonamiento científico, que son presupuestos básicos para la Enseñanza de la Biología por la Investigación.Research, Society and Development2023-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4091910.33448/rsd-v12i4.40919Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2112440919Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2112440919Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e21124409192525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40919/33327Copyright (c) 2023 Diego Rafael Ferreira de Oliveira; Ednilza Maranhão dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Diego Rafael Ferreira deSantos, Ednilza Maranhão dos2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40919Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio The study of animal biodiversity: an investigative educational action taken place in rural environments with high school students El estudio sobre la biodiversidad animal: una acción educativa investigativa realizada en ambientes rurales con estudiantes de secundaria |
title |
O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio |
spellingShingle |
O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio Oliveira, Diego Rafael Ferreira de Biological diversity High School Problematization Protagonismo estudantil Investigative teaching sequence. Diversidad biológica Escuela secundaria Problematización Protagonismo estudiantil Secuencia de enseñanza investigativa. Diversidade biológica Ensino médio Problematização Protagonismo discente Sequência de ensino investigativa. |
title_short |
O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio |
title_full |
O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio |
title_fullStr |
O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio |
title_sort |
O estudo da biodiversidade animal: uma ação educativa investigativa realizada em ambientes rurais com alunos do ensino médio |
author |
Oliveira, Diego Rafael Ferreira de |
author_facet |
Oliveira, Diego Rafael Ferreira de Santos, Ednilza Maranhão dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ednilza Maranhão dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Diego Rafael Ferreira de Santos, Ednilza Maranhão dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biological diversity High School Problematization Protagonismo estudantil Investigative teaching sequence. Diversidad biológica Escuela secundaria Problematización Protagonismo estudiantil Secuencia de enseñanza investigativa. Diversidade biológica Ensino médio Problematização Protagonismo discente Sequência de ensino investigativa. |
topic |
Biological diversity High School Problematization Protagonismo estudantil Investigative teaching sequence. Diversidad biológica Escuela secundaria Problematización Protagonismo estudiantil Secuencia de enseñanza investigativa. Diversidade biológica Ensino médio Problematização Protagonismo discente Sequência de ensino investigativa. |
description |
Objetivo: construir uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que envolva diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do protagonismo discente com o tema: biodiversidade animal. Metodologia: este estudo é categorizado como uma pesquisa de campo em área rural, e também uma observação participante. Participaram desta ação educativa vinte estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública, distribuídos em quatro equipes, totalizando seis horas/aulas. Quatro etapas fizeram parte dessa vivência. ETAPA 1: problematização do tema gerador (Como se apresenta a fauna da minha localidade?) e aula campo com Levantamento Faunístico Local (LFL); ETAPA 2: descrição de pelo menos três características sinapomórficas dos grupos de vertebrados identificados no LFL; ETAPA 3: discussão teórica do conteúdo, construção de teias alimentares, categorias do meio biótico e níveis tróficos a partir do LFL; ETAPA 4: apresentação dos materiais produzidos e confronto de ideias. Resultados: As equipes identificaram 184 animais, distribuídos em 29 espécies; 06 classes, sendo 03 de vertebrados. Conceitos biológicos como riqueza e abundância foram discutidos. As equipes II e IV atingiram satisfatoriamente todas as etapas. Entretanto, apenas duas características sinapomórficas foram descritas e erro na identificação dos níveis tróficos nas equipes I e III, respectivamente. Conclusão: SEI quando bem planejada aguça a construção de novos saberes, estimula a liberdade intelectual dos estudantes, desenvolve a argumentação, bem como, a reflexão crítica, o raciocínio científico que são pressupostos basilares para o Ensino da Biologia por Investigação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40919 10.33448/rsd-v12i4.40919 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40919 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i4.40919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40919/33327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diego Rafael Ferreira de Oliveira; Ednilza Maranhão dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diego Rafael Ferreira de Oliveira; Ednilza Maranhão dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2112440919 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2112440919 Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e2112440919 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052621332152320 |