Emergências Médicas na Prática Odontológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Cristiane de Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Tales Pereira, Rodrigues, Adriano, Garcia, Natália Galvão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37921
Resumo: Na prática profissional, o cirurgião-dentista está sujeito a se deparar com situações de urgências e emergências a qualquer momento, nas quais muitas vezes não está apto para o manejo dessas ocorrências. Sendo assim, esse estudo teve como objetivo avaliar e comparar o nível de conhecimento dos alunos do último ano do curso de Odontologia e dos cirurgiões-dentistas já formados em relação ao preparo para lidar com as emergências médicas no consultório odontológico. A amostra foi constituída por 70 voluntários, sendo metade estudantes e metade profissionais já formados, os quais responderam a um questionário. Os resultados mostraram que 40,0% dos participantes afirmaram já ter vivenciado uma emergência médica, sendo a lipotimia a mais citada. Ao relacionar as emergências com os tipos de procedimentos realizados, foi observado que 45,7% dos casos aconteceram diante de procedimentos cirúrgicos. Quando questionados sobre o kit emergencial, a maioria dos voluntários afirmou não ter um kit disponível e não saber utilizá-lo. Além disso, a maioria dos participantes afirmaram não se sentirem capacitados para realizar manobras de suporte básico de vida e relataram interesse em realizar um curso preparatório de suporte básico de vida. Não foram observadas diferenças significativas entre o grupo de cirurgiões-dentistas e o grupo de acadêmicos. Levando em conta a incidência significativa das emergências médicas no consultório odontológico e a falta de preparo dos participantes observada no presente estudo, sugere-se a necessidade da realização de cursos de capacitação tanto durante a graduação, quanto de forma periódica após a conclusão do curso.
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Ao relacionar as emergências com os tipos de procedimentos realizados, foi observado que 45,7% dos casos aconteceram diante de procedimentos cirúrgicos. Quando questionados sobre o kit emergencial, a maioria dos voluntários afirmou não ter um kit disponível e não saber utilizá-lo. Além disso, a maioria dos participantes afirmaram não se sentirem capacitados para realizar manobras de suporte básico de vida e relataram interesse em realizar um curso preparatório de suporte básico de vida. Não foram observadas diferenças significativas entre o grupo de cirurgiões-dentistas e o grupo de acadêmicos. Levando em conta a incidência significativa das emergências médicas no consultório odontológico e a falta de preparo dos participantes observada no presente estudo, sugere-se a necessidade da realização de cursos de capacitação tanto durante a graduação, quanto de forma periódica após a conclusão do curso.In professional practice, the dental surgeon is subject to facing urgent and emergency situations at any time, in which he is often not able to handle these occurrences. Thus, this study aimed to evaluate and compare the level of knowledge of students in the last year of the Dentistry course and of dentists already trained in relation to the preparation to deal with medical emergencies in the dental office. The sample consisted of 70 volunteers, half students and half professionals already trained, who answered a questionnaire. The results showed that 40.0% of the participants said they had already experienced a medical emergency, with lipothymia being the most cited. When relating emergencies with the types of procedures performed, it was observed that 45.7% of the cases occurred before surgical procedures. When asked about the emergency kit, most volunteers said they did not have a kit available and did not know how to use it. In addition, most participants said they did not feel qualified to perform basic life support maneuvers and reported interest in taking a preparatory course for basic life support. No significant differences were observed between the group of dentists and the group of academics. Considering the significant incidence of medical emergencies in the dental office and the lack of preparation of the participants observed in the present study, the need to carry out training courses both during graduation and periodically after completion of the course is suggested.En la práctica profesional, el cirujano dentista está sujeto a enfrentar situaciones urgentes y de emergencia en cualquier momento, en las que muchas veces no es capaz de manejar estas ocurrencias. Siendo así, este estudio tuvo como objetivo evaluar y comparar el nivel de conocimiento de los estudiantes del último año de la carrera de Odontología y de los odontólogos ya capacitados en relación a la preparación para atender emergencias médicas en el consultorio odontológico. La muestra estuvo conformada por 70 voluntarios, mitad estudiantes y mitad profesionales ya capacitados, quienes respondieron un cuestionario. Los resultados mostraron que el 40,0% de los participantes dijeron que ya habían experimentado una emergencia médica, siendo la lipotimia la más citada. Al relacionar las urgencias con los tipos de procedimientos realizados, se observó que el 45,7% de los casos ocurrieron antes de los procedimientos quirúrgicos. Cuando se les preguntó sobre el botiquín de emergencia, la mayoría de los voluntarios dijeron que no tenían un botiquín disponible y que no sabían cómo usarlo. Además, la mayoría de los participantes dijeron no sentirse capacitados para realizar maniobras de soporte vital básico y manifestaron interés en realizar un curso preparatorio para soporte vital básico. No se observaron diferencias significativas entre el grupo de odontólogos y el grupo de académicos. Teniendo en cuenta la importante incidencia de emergencias médicas en el consultorio odontológico y la falta de preparación de los participantes observada en el presente estudio, se sugiere la necesidad de realizar cursos de capacitación tanto durante la graduación como periódicamente después de la finalización del curso.Research, Society and Development2022-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3792110.33448/rsd-v11i16.37921Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e540111637921Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e540111637921Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e5401116379212525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37921/31929Copyright (c) 2022 Cristiane de Sousa Botelho; Tales Pereira Rodrigues; Adriano Rodrigues; Natália Galvão Garciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Cristiane de Sousa Rodrigues, Tales Pereira Rodrigues, Adriano Garcia, Natália Galvão 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37921Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:53.655616Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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