Desenvolvimento e validação de um manual para auxiliar o ensino da antibioticoterapia no curso de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luan Victor Almeida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Melo, Iury Magalhães Dutra de, Souza, Danielle Oliveira Costa de, Roque, Davi Dias, Rocha, Alessandra Jespersen de Athayde, Bandeira, Tereza de Jesus Pinheiro Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40157
Resumo: O ensino médico passou por uma série de transformações ao longo das últimas décadas. As mudanças curriculares, cada vez mais, requerem profissionais capacitados na integração e manuseio dos novos recursos. Estas alterações no modo de educar, ensinar e instruir são necessárias para formação completa dos estudantes de medicina, visto que a tecnologia está promovendo grandes avanços na área médica. Hoje, um dos maiores desafios do curso de Medicina, que demanda atenção dos docentes, é a preparação dos alunos para uma prescrição consciente, principalmente com relação aos antimicrobianos, visto que erros podem levar a resistência antimicrobiana e até mesmo a prejuízos para os pacientes. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um manual sobre antibioticoterapia de fácil manuseio e de leitura acessível para auxiliar o ensino. Após a elaboração do material em diversas etapas, realizado o estudo com uma turma de alunos de medicina que cursavam a disciplina de infectologia. O número total de participantes foi de 102 alunos, onde um grupo selecionado randomicamente obteve acesso ao manual antes da aplicação de uma prova objetiva 16,66% (N=17). A taxa de acertos das questões no grupo de alunos que não acessou o manual foi de 52,07% e no grupo com acesso foi 89,80%, diferença de 37,73%. Conclui-se que é essencial a introdução das metodologias digitais como alternativas de estudo, principalmente atualmente, nos quais as tecnologias são parte da vida dos indivíduos. Dessa forma, o ensino na saúde não poderia ficar fora desse contexto, necessitando evoluir junto ao mundo pós-moderno globalizado.
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Hoje, um dos maiores desafios do curso de Medicina, que demanda atenção dos docentes, é a preparação dos alunos para uma prescrição consciente, principalmente com relação aos antimicrobianos, visto que erros podem levar a resistência antimicrobiana e até mesmo a prejuízos para os pacientes. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um manual sobre antibioticoterapia de fácil manuseio e de leitura acessível para auxiliar o ensino. Após a elaboração do material em diversas etapas, realizado o estudo com uma turma de alunos de medicina que cursavam a disciplina de infectologia. O número total de participantes foi de 102 alunos, onde um grupo selecionado randomicamente obteve acesso ao manual antes da aplicação de uma prova objetiva 16,66% (N=17). A taxa de acertos das questões no grupo de alunos que não acessou o manual foi de 52,07% e no grupo com acesso foi 89,80%, diferença de 37,73%. Conclui-se que é essencial a introdução das metodologias digitais como alternativas de estudo, principalmente atualmente, nos quais as tecnologias são parte da vida dos indivíduos. Dessa forma, o ensino na saúde não poderia ficar fora desse contexto, necessitando evoluir junto ao mundo pós-moderno globalizado.Medical education has undergone a series of transformations over the last few decades. Curricular changes increasingly require professionals trained in the integration and handling of new resources. These changes in the way of educating, teaching and instructing are necessary for the complete formation of medical students, since technology is promoting great advances in the medical field. Today, one of the biggest challenges of the medical course, which demands the attention of professors, is preparing students for conscious prescription, especially with regard to antimicrobials, since errors can lead to antimicrobial resistance and even harm to patients. In view of this, the present study aims to develop a manual on antibiotic therapy that is easy to handle and accessible to read to assist teaching. After preparing the material in several stages, the study was carried out with a group of medical students who were studying infectology. The total number of participants was 102 students, where a randomly selected group had access to the manual before applying an objective test 16.66% (N=17). The rate of correct answers for the questions in the group of students who did not access the manual was 52.07% and in the group with access it was 89.80%, a difference of 37.73%. It is concluded that the introduction of digital methodologies as study alternatives is essential, especially nowadays, in which technologies are part of individuals' lives. Thus, health education could not be left out of this context, needing to evolve along with the globalized postmodern world.La educación médica ha sufrido una serie de transformaciones en las últimas décadas. Los cambios curriculares requieren cada vez más de profesionales capacitados en la integración y manejo de nuevos recursos. Estos cambios en la forma de educar, enseñar e instruir son necesarios para la formación integral de los estudiantes de medicina, ya que la tecnología está propiciando grandes avances en el campo de la medicina. Hoy, uno de los mayores desafíos de la carrera de medicina, que exige la atención de los profesores, es preparar a los estudiantes para la prescripción consciente, especialmente en lo que respecta a los antimicrobianos, ya que los errores pueden generar resistencia a los antimicrobianos e incluso daños a los pacientes. Ante esto, el presente estudio tiene como objetivo desarrollar un manual de antibioticoterapia de fácil manejo y lectura accesible para ayudar a la enseñanza. Después de preparar el material en varias etapas, el estudio se realizó con un grupo de estudiantes de medicina que cursaban infectología. El número total de participantes fue de 102 estudiantes, donde un grupo seleccionado aleatoriamente tuvo acceso al manual antes de aplicar una prueba objetiva 16,66% (N=17). La tasa de aciertos de las preguntas en el grupo de alumnos que no accedió al manual fue del 52,07% y en el grupo con acceso fue del 89,80%, una diferencia del 37,73%. Se concluye que la introducción de metodologías digitales como alternativas de estudio es fundamental, especialmente en la actualidad, en que las tecnologías forman parte de la vida de los individuos. Así, la educación en salud no podía quedar fuera de este contexto, necesitando evolucionar junto con el mundo posmoderno globalizado.Research, Society and Development2023-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4015710.33448/rsd-v12i9.40157Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e0812940157Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e0812940157Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e08129401572525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40157/34747Copyright (c) 2023 Luan Victor Almeida Lima; Iury Magalhães Dutra de Melo; Danielle Oliveira Costa de Souza; Davi Dias Roque; Alessandra Jespersen de Athayde Rocha; Tereza de Jesus Pinheiro Gomes Bandeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luan Victor Almeida Melo, Iury Magalhães Dutra de Souza, Danielle Oliveira Costa de Roque, Davi Dias Rocha, Alessandra Jespersen de Athayde Bandeira, Tereza de Jesus Pinheiro Gomes 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40157Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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