Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40778 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar o conhecimento prévio dos professores do ensino fundamental e médio sobre primeiros socorros. Estudo de campo, descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, localizada na Regional II de Fortaleza- CE, com a participação de 17 docentes. Os dados foram coletados a partir de um formulário orientado pela questão da pesquisa: Quais os conhecimentos dos professores do ensino fundamental e médio acerca dos primeiros socorros? E analisados pela técnica de análise de conteúdo temática. Percebeu a precariedade de conhecimento sobre as formas de auxiliar um aluno vítima de um acidente e o receio de passar por situações que envolvam a necessidade de noções básicas de primeiros socorros. Este estudo demonstra a necessidade de um plano de capacitação em urgência e emergência com os profissionais do ambiente escolar, pois o conhecimento das formas de agir em casos de acidente possibilita a redução de danos. A enfermagem exerce um papel relevante na educação em saúde acerca os primeiros socorros na escola, podendo contribuir de forma eficaz para a capacitação dos docentes. |
id |
UNIFEI_13cc70b7f67baa5bc0d8e63fb79cedb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40778 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorrosKnowledge of teachers from a public school about firts aidConocimiento de docentes de una escuela pública sobre primeiros auxiliosFirst aidSchoolTeachersNursing.Primeros auxiliosEscuelaMaestroEnfermería.Primeiros SocorrosEscolaProfessoresEnfermagem. Este estudo objetivou analisar o conhecimento prévio dos professores do ensino fundamental e médio sobre primeiros socorros. Estudo de campo, descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, localizada na Regional II de Fortaleza- CE, com a participação de 17 docentes. Os dados foram coletados a partir de um formulário orientado pela questão da pesquisa: Quais os conhecimentos dos professores do ensino fundamental e médio acerca dos primeiros socorros? E analisados pela técnica de análise de conteúdo temática. Percebeu a precariedade de conhecimento sobre as formas de auxiliar um aluno vítima de um acidente e o receio de passar por situações que envolvam a necessidade de noções básicas de primeiros socorros. Este estudo demonstra a necessidade de um plano de capacitação em urgência e emergência com os profissionais do ambiente escolar, pois o conhecimento das formas de agir em casos de acidente possibilita a redução de danos. A enfermagem exerce um papel relevante na educação em saúde acerca os primeiros socorros na escola, podendo contribuir de forma eficaz para a capacitação dos docentes.This study aimed to analyze the knowledge of primary and secondary school teachers about first aid. Field study, descriptive with a qualitative and transversal approach, developed in a Elementary and High School, located in Regional II of Fortaleza-CE, with the participation of 17 teachers. The data were collected from a form guided by the research question: What is the knowledge of primary and secondary school teachers about first aid? And analyzed by thematic content analysis technique. He realized the precariousness of knowledge about the ways to help a student victim of an accident and the fear of going through situations that involve the need for basic notions of first aid. This study demonstrates the need for a training plan in urgency and emergency with professionals from the school environment, as the knowledge of ways to act in cases of accidents allows the reduction of damages. Nursing plays an important role in health education about first aid at school and can contribute effectively to the training of teachers.Este estudio tuvo como objetivo analizar el proyecto pedagógico y la matriz curricular de la formación docente para la enseñanza de las Ciencias Biológicas en tres Universidades Públicas del estado de Ceará. Se trata de un análisis documental y bibliográfico, utilizando como fuentes principales los lineamientos jurídicos y el Proyecto Político Pedagógico del curso (PPC). El análisis del currículo, los menús esbozados en los PPC's nos permitieron verificar que el curso de Ciencias Biológicas de las tres instituciones educativas investigadas, cumple con la mayoría de los contenidos básicos requeridos por los Lineamientos Curriculares Nacionales. Sin embargo, las disciplinas de Libras; La Ética y la Legislación Profesional requieren un mayor énfasis en una institución, ya que estos contenidos tienen el potencial de hacer que los académicos, además de los profesionales de calidad, sean mejores ciudadanos y comprometidos con los derechos humanos. En cuanto a las disciplinas que están más directamente asociadas a la formación del profesorado para la enseñanza de la ciencia y la biología, comprobamos en los tres cursos que las horas de prácticas supervisadas son las que más pesan. Mientras que las asignaturas de contenidos básicos de formación pedagógica tienen una menor carga de trabajo. Se convierte en discusiones y evaluaciones fundamentales sobre los cursos de Pregrado en Ciencias Biológicas, y sus planes de estudio, posibilitando la correlación entre teoría y práctica, potenciando las bases de la identidad docente y formando así un docente problematizador y con una aproximación más profunda con la práctica docente.Research, Society and Development2023-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4077810.33448/rsd-v12i3.40778Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e23712340778Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e23712340778Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e237123407782525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40778/33232Copyright (c) 2023 Laiane Fernanda de Melo Bezerra; Rubens Nunes Veras Filho; Ana Hirley Rodrigues Magalhãeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Laiane Fernanda de Melo Veras Filho, Rubens Nunes Magalhães, Ana Hirley Rodrigues 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40778Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros Knowledge of teachers from a public school about firts aid Conocimiento de docentes de una escuela pública sobre primeiros auxilios |
title |
Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros |
spellingShingle |
Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros Bezerra, Laiane Fernanda de Melo First aid School Teachers Nursing. Primeros auxilios Escuela Maestro Enfermería. Primeiros Socorros Escola Professores Enfermagem. |
title_short |
Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros |
title_full |
Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros |
title_fullStr |
Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros |
title_full_unstemmed |
Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros |
title_sort |
Conhecimento dos professores de uma escola pública acerca dos primeiros socorros |
author |
Bezerra, Laiane Fernanda de Melo |
author_facet |
Bezerra, Laiane Fernanda de Melo Veras Filho, Rubens Nunes Magalhães, Ana Hirley Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Veras Filho, Rubens Nunes Magalhães, Ana Hirley Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Laiane Fernanda de Melo Veras Filho, Rubens Nunes Magalhães, Ana Hirley Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
First aid School Teachers Nursing. Primeros auxilios Escuela Maestro Enfermería. Primeiros Socorros Escola Professores Enfermagem. |
topic |
First aid School Teachers Nursing. Primeros auxilios Escuela Maestro Enfermería. Primeiros Socorros Escola Professores Enfermagem. |
description |
Este estudo objetivou analisar o conhecimento prévio dos professores do ensino fundamental e médio sobre primeiros socorros. Estudo de campo, descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, localizada na Regional II de Fortaleza- CE, com a participação de 17 docentes. Os dados foram coletados a partir de um formulário orientado pela questão da pesquisa: Quais os conhecimentos dos professores do ensino fundamental e médio acerca dos primeiros socorros? E analisados pela técnica de análise de conteúdo temática. Percebeu a precariedade de conhecimento sobre as formas de auxiliar um aluno vítima de um acidente e o receio de passar por situações que envolvam a necessidade de noções básicas de primeiros socorros. Este estudo demonstra a necessidade de um plano de capacitação em urgência e emergência com os profissionais do ambiente escolar, pois o conhecimento das formas de agir em casos de acidente possibilita a redução de danos. A enfermagem exerce um papel relevante na educação em saúde acerca os primeiros socorros na escola, podendo contribuir de forma eficaz para a capacitação dos docentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40778 10.33448/rsd-v12i3.40778 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40778 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i3.40778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40778/33232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e23712340778 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e23712340778 Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e23712340778 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052620588711936 |