O impacto das simulações realísticas com pacientes virtuais na formação dos alunos de medicina do CESUPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nathiany Damasceno
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nunes, Leonardo Mendes Acatauassu, Magno, Larissa Machado Silva, Daher, Ian Chaves, Rodrigues , Natalia Francisca Damasceno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42981
Resumo: No contexto do ensino em saúde, as simulações realísticas com pacientes virtuais vêm ganhando espaço em vários países como um novo método dos estudantes colocarem em prática os seus conhecimentos e desenvolverem competências sobre diversos temas, simulando situações que poderiam ser vividas na prática com o máximo de verossimilhança e garantindo a segurança dos pacientes. O objetivo da pesquisa consiste em avaliar o uso dos simuladores virtuais na formação de estudantes de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), a fim de utilizar os resultados como base para o aprimoramento do ensino. Como metodologia, foi utilizado um estudo transversal, observacional, individuado, com abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa contou com a participação de 123 estudantes de medicina que frequentaram atividades de simulações realísticas com pacientes virtuais no simulador Body Interact™. Foi utilizado um questionário autoaplicável baseado na Escala de Satisfação e Autoconfiança na Aprendizagem (ESEAA). Os participantes apresentaram médias superiores na maioria das variáveis da escala, sendo possível observar que a simulação realística com pacientes virtuais utilizando o simulador Body Interact™ foi geradora de satisfação e autoconfiança entre os alunos de medicina do CESUPA, sendo uma importante ferramenta para educação em saúde.
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spelling O impacto das simulações realísticas com pacientes virtuais na formação dos alunos de medicina do CESUPAThe impact of realistic simulations with virtual patients in the training of medical students at CESUPAEl impacto de las simulaciones realistas con pacientes virtuales en la formación de estudiantes de medicina em CESUPATechnologyRealistic simulationVirtual systemsUndergraduate education in medicineHealth teaching.Simulación realistaTecnologíaSistemas virtualesEducación médica de pregradoEnseñanza en salud.TecnologiaSimulação realísticaSistemas virtuaisEducação de graduação em medicinaEnsino em saúde.No contexto do ensino em saúde, as simulações realísticas com pacientes virtuais vêm ganhando espaço em vários países como um novo método dos estudantes colocarem em prática os seus conhecimentos e desenvolverem competências sobre diversos temas, simulando situações que poderiam ser vividas na prática com o máximo de verossimilhança e garantindo a segurança dos pacientes. O objetivo da pesquisa consiste em avaliar o uso dos simuladores virtuais na formação de estudantes de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), a fim de utilizar os resultados como base para o aprimoramento do ensino. Como metodologia, foi utilizado um estudo transversal, observacional, individuado, com abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa contou com a participação de 123 estudantes de medicina que frequentaram atividades de simulações realísticas com pacientes virtuais no simulador Body Interact™. Foi utilizado um questionário autoaplicável baseado na Escala de Satisfação e Autoconfiança na Aprendizagem (ESEAA). Os participantes apresentaram médias superiores na maioria das variáveis da escala, sendo possível observar que a simulação realística com pacientes virtuais utilizando o simulador Body Interact™ foi geradora de satisfação e autoconfiança entre os alunos de medicina do CESUPA, sendo uma importante ferramenta para educação em saúde.In the context of health education, realistic simulations with virtual patients have been gaining ground in several countries as a new method for students to put their knowledge into practice and develop skills on various topics, simulating situations that could be experienced in practice with the maximum of verisimilitude and ensuring patient safety. The objective of the research is to evaluate the use of virtual simulators in the training of medical students at the Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), in order to use the results as a basis for improving teaching. As a methodology, a cross-sectional, observational, individual study was used, with a quantitative and qualitative approach. The research involved the participation of 123 medical students who attended realistic simulation activities with virtual patients in the Body Interact™ simulator. A self-administered questionnaire based on the Satisfaction and Self-Confidence in Learning Scale (ESEAA) was used. The participants had higher averages in most of the scale variables, and it was possible to observe that the realistic simulation with virtual patients using the Body Interact™ simulator generated satisfaction and self-confidence among medical students at CESUPA, being an important tool for health education.En el contexto de la educación para la salud, las simulaciones realistas con pacientes virtuales han ido ganando terreno en varios países como un nuevo método para que los estudiantes pongan en práctica sus conocimientos y desarrollen habilidades en diversos temas, simulando situaciones que podrían ser vivenciadas en la práctica con el máximo de verosimilitud y garantizar la seguridad del paciente. El objetivo de la investigación es evaluar el uso de simuladores virtuales en la formación de estudiantes de medicina del Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), con el fin de utilizar los resultados como base para la mejora de la enseñanza. Como metodología se utilizó un estudio transversal, observacional, individual, con enfoque cuantitativo y cualitativo. La investigación contó con la participación de 123 estudiantes de medicina que asistieron a actividades de simulación realista con pacientes virtuales en el simulador Body Interact™. Se utilizó un cuestionario autoadministrado basado en la Escala de Satisfacción y Autoconfianza en el Aprendizaje (ESEAA). Los participantes tuvieron promedios más altos en la mayoría de las variables de la escala, y se pudo observar que la simulación realista con pacientes virtuales utilizando el simulador Body Interact™ generó satisfacción y confianza en sí mismos entre los estudiantes de medicina de CESUPA, siendo una herramienta importante para la educación en salud.Research, Society and Development2023-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4298110.33448/rsd-v12i8.42981Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e12412842981Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e12412842981Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e124128429812525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42981/34650Copyright (c) 2023 Nathiany Damasceno Rodrigues; Leonardo Mendes Acatauassu Nunes; Larissa Machado Silva Magno; Ian Chaves Daher; Natalia Francisca Damasceno Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Nathiany Damasceno Nunes, Leonardo Mendes Acatauassu Magno, Larissa Machado Silva Daher, Ian Chaves Rodrigues , Natalia Francisca Damasceno 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42981Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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