Programa Saúde na Escola: Uma análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Bárbara Decarli
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida , Bruna Sousa de, Nunes, Caroline Jonas Ricomini Regazhi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36992
Resumo: O Programa Saúde na Escola, instituído em 2007, caracteriza-se por ações intersetoriais entre saúde e educação que visam promover saúde, prevenir agravos e prestar atendimento integral aos estudantes. As ações a serem desenvolvidas são pactuadas a cada 2 anos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos primeiros anos dos biênios 2019/2020 e 2021/2022 do Programa Saúde na Escola no Distrito Federal e compreender as particularidades, tais como percentual de cobertura, adesão, monitoramento e avaliação. Além disso, identificar o território das escolas em que as ações ocorreram. Metodologia: Pesquisa qualitativa comparativa de abordagem mista, utilizando fonte de dados públicos do Sistema de Informação da Atenção Básica. Resultados e Discussão: foram obtidos dados referente aos anos de 2019 e 2021, sendo eles a quantidade de atividades coletivas, o turno em que ocorreram, o tema de saúde abordado, a prática de saúde realizada, o público alvo participante e o INEP da escola em que a ação ocorreu. Foram considerados apenas o primeiro ano de cada ciclo, pois ambos já estavam encerrados, esse fato viabilizou a realização da discussão comparativa. Conclusão: O Programa Saúde na Escola é uma ferramenta potente na promoção de saúde, e deve ser alvo de incentivo de pesquisa na saúde pública.
id UNIFEI_2259ce694414b3322229afe144aada23
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36992
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Programa Saúde na Escola: Uma análise comparativa School Health Program: A comparative analysisPrograma Salud Escolar: Un análisis comparativoSalud PúblicaPromoción de la SaludIntegralidad en Salud Sistema Único de SaludColaboración intersectorial.Saúde PúblicaPromoção da SaúdeIntegralidade em SaúdeSistema Único de SaúdeColaboração intersetorial.Public HealthHealth PromotionIntegrality in HealthUnified Health SystemIntersectoral collaboration.O Programa Saúde na Escola, instituído em 2007, caracteriza-se por ações intersetoriais entre saúde e educação que visam promover saúde, prevenir agravos e prestar atendimento integral aos estudantes. As ações a serem desenvolvidas são pactuadas a cada 2 anos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos primeiros anos dos biênios 2019/2020 e 2021/2022 do Programa Saúde na Escola no Distrito Federal e compreender as particularidades, tais como percentual de cobertura, adesão, monitoramento e avaliação. Além disso, identificar o território das escolas em que as ações ocorreram. Metodologia: Pesquisa qualitativa comparativa de abordagem mista, utilizando fonte de dados públicos do Sistema de Informação da Atenção Básica. Resultados e Discussão: foram obtidos dados referente aos anos de 2019 e 2021, sendo eles a quantidade de atividades coletivas, o turno em que ocorreram, o tema de saúde abordado, a prática de saúde realizada, o público alvo participante e o INEP da escola em que a ação ocorreu. Foram considerados apenas o primeiro ano de cada ciclo, pois ambos já estavam encerrados, esse fato viabilizou a realização da discussão comparativa. Conclusão: O Programa Saúde na Escola é uma ferramenta potente na promoção de saúde, e deve ser alvo de incentivo de pesquisa na saúde pública.The School Health Program, established in 2007, is characterized by intersectoral actions between health and education that aim to promote health, prevent diseases and provide comprehensive care to students. The actions to be developed are agreed every 2 years. Therefore, this work aims to carry out a comparative analysis of the first years of the 2019/2020 and 2021/2022 biennia of the Programa Saúde na Escola in the Federal District and understand the particularities, such as percentage of coverage, adherence, monitoring and evaluation. In addition, identify the territory of the schools in which the actions took place. Methodology: Comparative qualitative research with a mixed approach, using public data sources from the Primary Care Information System. Results and Discussion: Data were obtained for the years 2019 and 2021, including the number of collective activities, the shift in which they took place, the health topic addressed, the health practice performed, the participating target audience and the INEP of the school in which the action has taken place. Only the first year of each cycle was considered, as both were already completed, this fact made it possible to carry out the comparative discussion. Conclusion: The School Health Program is a powerful tool in health promotion, and should be the target of public health research incentives. El Programa Salud Escolar, establecido en 2007, se caracteriza por acciones intersectoriales entre salud y educación que tienen como objetivo promover la salud, prevenir enfermedades y brindar atención integral a los estudiantes. Las acciones a desarrollar se acuerdan cada 2 años. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo realizar un análisis comparativo de los primeros años de los bienios 2019/2020 y 2021/2022 del Programa Saúde na Escola en el Distrito Federal y comprender las particularidades, como porcentaje de cobertura, adherencia, seguimiento y evaluación. Además, identificar el territorio de las escuelas en las que se desarrollaron las acciones. Metodología: Investigación cualitativa comparada con enfoque mixto, utilizando fuentes de datos públicos del Sistema de Información de Atención Primaria. Resultados y Discusión: se obtuvieron datos para los años 2019 y 2021, incluyendo el número de actividades colectivas, el turno en que se realizaron, el tema de salud abordado, la práctica de salud realizada, el público objetivo participante y el INEP de la escuela donde se realizó la acción. tuvo lugar Solo se consideró el primer año de cada ciclo, ya que ambos se encontraban concluidos, hecho que permitió realizar la discusión comparativa. Conclusión: El Programa de Salud Escolar es una herramienta poderosa en la promoción de la salud y debe ser objeto de incentivos a la investigación en salud pública. Research, Society and Development2022-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3699210.33448/rsd-v11i15.36992Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e128111536992Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e128111536992Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e1281115369922525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36992/30849Copyright (c) 2022 Bárbara Decarli Rocha; Bruna Sousa de Almeida ; Caroline Jonas Ricomini Regazhi Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Bárbara Decarli Almeida , Bruna Sousa deNunes, Caroline Jonas Ricomini Regazhi 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36992Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:20.268862Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Saúde na Escola: Uma análise comparativa
School Health Program: A comparative analysis
Programa Salud Escolar: Un análisis comparativo
title Programa Saúde na Escola: Uma análise comparativa
spellingShingle Programa Saúde na Escola: Uma análise comparativa
Rocha, Bárbara Decarli
Salud Pública
Promoción de la Salud
Integralidad en Salud
Sistema Único de Salud
Colaboración intersectorial.
Saúde Pública
Promoção da Saúde
Integralidade em Saúde
Sistema Único de Saúde
Colaboração intersetorial.
Public Health
Health Promotion
Integrality in Health
Unified Health System
Intersectoral collaboration.
title_short Programa Saúde na Escola: Uma análise comparativa
title_full Programa Saúde na Escola: Uma análise comparativa
title_fullStr Programa Saúde na Escola: Uma análise comparativa
title_full_unstemmed Programa Saúde na Escola: Uma análise comparativa
title_sort Programa Saúde na Escola: Uma análise comparativa
author Rocha, Bárbara Decarli
author_facet Rocha, Bárbara Decarli
Almeida , Bruna Sousa de
Nunes, Caroline Jonas Ricomini Regazhi
author_role author
author2 Almeida , Bruna Sousa de
Nunes, Caroline Jonas Ricomini Regazhi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Bárbara Decarli
Almeida , Bruna Sousa de
Nunes, Caroline Jonas Ricomini Regazhi
dc.subject.por.fl_str_mv Salud Pública
Promoción de la Salud
Integralidad en Salud
Sistema Único de Salud
Colaboración intersectorial.
Saúde Pública
Promoção da Saúde
Integralidade em Saúde
Sistema Único de Saúde
Colaboração intersetorial.
Public Health
Health Promotion
Integrality in Health
Unified Health System
Intersectoral collaboration.
topic Salud Pública
Promoción de la Salud
Integralidad en Salud
Sistema Único de Salud
Colaboración intersectorial.
Saúde Pública
Promoção da Saúde
Integralidade em Saúde
Sistema Único de Saúde
Colaboração intersetorial.
Public Health
Health Promotion
Integrality in Health
Unified Health System
Intersectoral collaboration.
description O Programa Saúde na Escola, instituído em 2007, caracteriza-se por ações intersetoriais entre saúde e educação que visam promover saúde, prevenir agravos e prestar atendimento integral aos estudantes. As ações a serem desenvolvidas são pactuadas a cada 2 anos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos primeiros anos dos biênios 2019/2020 e 2021/2022 do Programa Saúde na Escola no Distrito Federal e compreender as particularidades, tais como percentual de cobertura, adesão, monitoramento e avaliação. Além disso, identificar o território das escolas em que as ações ocorreram. Metodologia: Pesquisa qualitativa comparativa de abordagem mista, utilizando fonte de dados públicos do Sistema de Informação da Atenção Básica. Resultados e Discussão: foram obtidos dados referente aos anos de 2019 e 2021, sendo eles a quantidade de atividades coletivas, o turno em que ocorreram, o tema de saúde abordado, a prática de saúde realizada, o público alvo participante e o INEP da escola em que a ação ocorreu. Foram considerados apenas o primeiro ano de cada ciclo, pois ambos já estavam encerrados, esse fato viabilizou a realização da discussão comparativa. Conclusão: O Programa Saúde na Escola é uma ferramenta potente na promoção de saúde, e deve ser alvo de incentivo de pesquisa na saúde pública.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36992
10.33448/rsd-v11i15.36992
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36992
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.36992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36992/30849
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e128111536992
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e128111536992
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e128111536992
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052728086626304