Uma análise de ferramentas de detecção de indícios de plágio acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rose Cristina Alves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dutra, Carlos Maximiliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36629
Resumo: O plágio de trabalhos acadêmicos é uma temática ainda pouco discutida, evidenciando que o uso indiscriminado da internet pode promover possíveis cópias indevidas com incursão ao direito autoral, mesmo de forma não intencional. O presente trabalho tem como objetivo, através de revisão bibliográfica descritiva e abordagem qualitativa, analisar, descrever e comparar 15 ferramentas de verificação e detecção de plágio que oferecem o serviço de forma gratuita. No primeiro momento verificou-se as informações contidas em suas plataformas digitais sobre os recursos disponibilizados, as configurações das análises e os formatos de arquivos que poderiam ser examinados. Posteriormente, foi analisado o modo como as ferramentas avaliavam comparativamente um mesmo texto, tendo como modelos três parágrafos, cada um retirado de periódicos sobre a temática de plágio e com diferentes Qualis. Apenas uma ferramenta reconheceu os três parágrafos como sendo plagiados e identificando corretamente os trabalhos originais aos quais os parágrafos foram retirados. Nas demais ferramentas não foram identificados os três parágrafos com alguns deles sendo assinalados como plágio em diferentes graus de similaridade, ou mesmo como sendo originais, sem plágio. Desta forma, o uso de ferramentas de detecção de plágio deve levar em consideração que cada uma delas acessa um banco de documentos acadêmicos diferenciado. A negativa de plágio em uma ferramenta não quer dizer que o documento é totalmente original. Sendo ainda, necessário promover no meio acadêmico uma maior conscientização sobre o assunto, com a realização adequada de formação em redação científica, pois muitas vezes o plágio surge da dificuldade na produção textual.
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No primeiro momento verificou-se as informações contidas em suas plataformas digitais sobre os recursos disponibilizados, as configurações das análises e os formatos de arquivos que poderiam ser examinados. Posteriormente, foi analisado o modo como as ferramentas avaliavam comparativamente um mesmo texto, tendo como modelos três parágrafos, cada um retirado de periódicos sobre a temática de plágio e com diferentes Qualis. Apenas uma ferramenta reconheceu os três parágrafos como sendo plagiados e identificando corretamente os trabalhos originais aos quais os parágrafos foram retirados. Nas demais ferramentas não foram identificados os três parágrafos com alguns deles sendo assinalados como plágio em diferentes graus de similaridade, ou mesmo como sendo originais, sem plágio. Desta forma, o uso de ferramentas de detecção de plágio deve levar em consideração que cada uma delas acessa um banco de documentos acadêmicos diferenciado. A negativa de plágio em uma ferramenta não quer dizer que o documento é totalmente original. Sendo ainda, necessário promover no meio acadêmico uma maior conscientização sobre o assunto, com a realização adequada de formação em redação científica, pois muitas vezes o plágio surge da dificuldade na produção textual.Plagiarism of academic works is a topic that is still little discussed, showing that the indiscriminate use of the internet can promote possible undue copies with incursion into copyright, even in an unintentional way. The present work aims, through a descriptive literature review and a qualitative approach, to analyze, describe and compare 15 plagiarism verification and detection tools that offer the service for free. At first, the information contained in their digital platforms was verified about the available resources, the analysis settings and the file formats that could be examined. Subsequently, the way in which the tools comparatively evaluated the same text was analyzed, using three paragraphs as models, each one taken from journals on the subject of plagiarism and with different Qualis. Only one tool recognized the three paragraphs as being plagiarized and correctly identifying the original works from which the paragraphs were taken. In the other tools, the three paragraphs were not identified, with some of them being marked as plagiarism in different degrees of similarity, or even as being original, without plagiarism. In this way, the use of plagiarism detection tools must take into account that each one of them accesses a differentiated academic document bank. The denial of plagiarism in a tool does not mean that the document is totally original. It is also necessary to promote greater awareness of the subject in the academic environment, with adequate training in scientific writing, as plagiarism often arises from the difficulty in textual production.El plagio de trabajos académicos es un tema aún poco discutido, demostrando que el uso indiscriminado de internet puede promover posibles copias indebidas con incursión en los derechos de autor, incluso de manera no intencional. El presente trabajo tiene como objetivo, a través de una revisión bibliográfica descriptiva y un enfoque cualitativo, analizar, describir y comparar 15 herramientas de verificación y detección de plagio que ofrecen el servicio de forma gratuita. En un primer momento, se verificó la información contenida en sus plataformas digitales sobre los recursos disponibles, la configuración de análisis y los formatos de archivo que se podían examinar. Posteriormente, se analizó la forma en que las herramientas evaluaban comparativamente un mismo texto, utilizando como modelos tres párrafos, cada uno tomado de revistas sobre el tema del plagio y con diferentes Qualis. Solo una herramienta reconoció los tres párrafos como plagiados e identificó correctamente las obras originales de las que se tomaron los párrafos. En las otras herramientas, los tres párrafos no fueron identificados, siendo algunos de ellos marcados como plagio en diferentes grados de similitud, o incluso como originales, sin plagio. De esta forma, el uso de herramientas de detección de plagio debe tener en cuenta que cada una de ellas accede a un banco de documentos académicos diferenciado. La negación de plagio en una herramienta no significa que el documento sea totalmente original. También es necesario promover un mayor conocimiento del tema en el ámbito académico, con una adecuada formación en redacción científica, ya que muchas veces el plagio surge de la dificultad en la producción textual.Research, Society and Development2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3662910.33448/rsd-v11i14.36629Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e484111436629Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e484111436629Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e4841114366292525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36629/30562Copyright (c) 2022 Rose Cristina Alves Nunes; Carlos Maximiliano Dutrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Rose Cristina AlvesDutra, Carlos Maximiliano2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36629Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:06.787311Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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