Prevalência de fadiga zoom e fatores associados entre estudantes da área saúde do estado do Ceará, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Elias Silveira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Kubrusly, Marcos, Sobral, Juliana Barros de Oliveira Kubrusly, Duarte, Lara Hannyella Gouveia, Bento, Loren Beatriz Bastos Braga, Jucá, Carlos Eduardo Barros, Peixoto Junior, Arnaldo Aires, Lima, Danilo Lopes Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37947
Resumo: A pandemia de Covid-19 trouxe ao mundo uma necessidade de adequação das nossas vidas a uma nova realidade, tal fato causou diferentes tipos de impactos nas mais diversas áreas. O âmbito da educação foi um dos que tiveram uma maior transformação. O objetivo do presente estudo foi investigar a prevalência de fadiga zoom e fatores associados entre estudantes da área saúde do estado do Ceará, Brasil. Trata-se de um estudo transversal realizado com 781 estudantes de diversos cursos da área da saúde. Foi utilizada a escala Zoom Exhaustation & Fatigue Scale (ZEF) versão em inglês com as questões atualmente validadas para o português brasileiro. Do total de investigados, 68.9% eram do gênero feminino com média de idade de 23.3 ± 5.45 anos. Entre os que participaram, 85% (664) apresentaram fadiga zoom. Quando comparados os dois grupos no tocante à prática de algum hobby verificou-se significância estatística (p=0.0045) para os que não apresentaram fadiga zoom. Já para a prática de atividade física foi encontrada significância de p=0.004. Quanto ao questionário ZEF notou-se que em todos os parâmetros avaliados houve significância estatística (p<0.001) para aqueles que foram detectados com fadiga zoom. Pode-se concluir que a prevalência de fadiga zoom foi alta (85%) entre estudantes da área saúde do Estado do Ceará, Brasil. A significância observada (p<0.001) em todos os parâmetros avaliados pelo teste demonstra que a participação em videoconferências deve ser ressignificada. Além disso, práticas que melhorem a qualidade de vida dos estudantes da saúde como hobbies e atividade física devem ser incentivadas.
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spelling Prevalência de fadiga zoom e fatores associados entre estudantes da área saúde do estado do Ceará, BrasilPrevalence of zoom fatigue and associated factors among students of the health area of the state of Ceará, BrazilPrevalencia de fatiga zoom y factores asociados en estudiantes de salud del estado de Ceará, BrasilMental FatigueCOVID-19Videoconferencing.Fatiga mentalCOVID-19Comunicación por videoconferencia.Fadiga MentalCOVID-19Comunicação por videoconferência.A pandemia de Covid-19 trouxe ao mundo uma necessidade de adequação das nossas vidas a uma nova realidade, tal fato causou diferentes tipos de impactos nas mais diversas áreas. O âmbito da educação foi um dos que tiveram uma maior transformação. O objetivo do presente estudo foi investigar a prevalência de fadiga zoom e fatores associados entre estudantes da área saúde do estado do Ceará, Brasil. Trata-se de um estudo transversal realizado com 781 estudantes de diversos cursos da área da saúde. Foi utilizada a escala Zoom Exhaustation & Fatigue Scale (ZEF) versão em inglês com as questões atualmente validadas para o português brasileiro. Do total de investigados, 68.9% eram do gênero feminino com média de idade de 23.3 ± 5.45 anos. Entre os que participaram, 85% (664) apresentaram fadiga zoom. Quando comparados os dois grupos no tocante à prática de algum hobby verificou-se significância estatística (p=0.0045) para os que não apresentaram fadiga zoom. Já para a prática de atividade física foi encontrada significância de p=0.004. Quanto ao questionário ZEF notou-se que em todos os parâmetros avaliados houve significância estatística (p<0.001) para aqueles que foram detectados com fadiga zoom. Pode-se concluir que a prevalência de fadiga zoom foi alta (85%) entre estudantes da área saúde do Estado do Ceará, Brasil. A significância observada (p<0.001) em todos os parâmetros avaliados pelo teste demonstra que a participação em videoconferências deve ser ressignificada. Além disso, práticas que melhorem a qualidade de vida dos estudantes da saúde como hobbies e atividade física devem ser incentivadas.The Covid-19 pandemic brought to the world a need to adapt our lives to a new reality, this fact caused different types of impacts in the most diverse areas. The field of education was one of those that underwent the greatest transformation. The aim of the present study was to investigate the prevalence of zoom fatigue and associated factors among health students in the state of Ceará, Brazil. This is a cross-sectional study carried out with 781 students from different courses in the health area. The Zoom Exhaustation & Fatigue Scale (ZEF) English version was used with the questions currently validated for Brazilian Portuguese. Of the total number of respondents, 68.9% were female with a mean age of 23.3 ± 5.45 years. Among those who participated, 85% (664) experienced zoom fatigue. When comparing the two groups regarding the practice of some hobby, there was statistical significance (p=0.0045) for those who did not experience zoom fatigue. As for the practice of physical activity, a significance of p=0.004 was found. As for the ZEF questionnaire, it was noted that in all parameters evaluated there was statistical significance (p<0.001) for those that were detected with zoom fatigue. It can be concluded that the prevalence of zoom fatigue was high (85%) among health students in the State of Ceará, Brazil. The observed significance (p<0.001) in all parameters evaluated by the test demonstrates that participation in videoconferences must be re-signified. In addition, practices that improve the quality of life of health students, such as hobbies and physical activity, should be encouraged.La pandemia del Covid-19 trajo al mundo la necesidad de adaptar nuestras vidas a una nueva realidad, este hecho provocó diferentes tipos de impactos en los más diversos ámbitos. El campo de la educación fue uno de los que sufrió la mayor transformación. El objetivo del presente estudio fue investigar la prevalencia de la fatiga del zoom y los factores asociados entre los estudiantes de salud en el estado de Ceará, Brasil. Se trata de un estudio transversal realizado con 781 estudiantes de diferentes carreras del área de la salud. Se utilizó la versión en inglés de Zoom Exhaustation & Fatigue Scale (ZEF) con las preguntas actualmente validadas para el portugués brasilero. Del número total de encuestados, el 68,9% eran mujeres con una edad media de 23,3 ± 5,45 años. Entre los que participaron, el 85 % (664) experimentaron fatiga de zoom. Al comparar los dos grupos en cuanto a la práctica de algún pasatiempo, hubo significancia estadística (p=0,0045) para aquellos que no experimentaron fatiga de zoom. En cuanto a la práctica de actividad física, se encontró una significancia de p=0,004. En cuanto al cuestionario ZEF, se observó que en todos los parámetros evaluados hubo significancia estadística (p<0,001) para aquellos que se detectaron con fatiga de zoom. Se puede concluir que la prevalencia de fatiga por zoom fue alta (85%) entre los estudiantes de salud del Estado de Ceará, Brasil. La significancia observada (p<0,001) en todos los parámetros evaluados por el test demuestra que la participación en videoconferencias debe ser resignificada. Además, se deben fomentar prácticas que mejoren la calidad de vida de los estudiantes de salud, como pasatiempos y actividad física.Research, Society and Development2022-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3794710.33448/rsd-v11i16.37947Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e236111637947Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e236111637947Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e2361116379472525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37947/31588Copyright (c) 2022 Elias Silveira de Brito; Marcos Kubrusly; Juliana Barros de Oliveira Kubrusly Sobral; Lara Hannyella Gouveia Duarte; Loren Beatriz Bastos Braga Bento; Carlos Eduardo Barros Jucá; Arnaldo Aires Peixoto Junior; Danilo Lopes Ferreira Limahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Elias Silveira deKubrusly, MarcosSobral, Juliana Barros de Oliveira KubruslyDuarte, Lara Hannyella GouveiaBento, Loren Beatriz Bastos BragaJucá, Carlos Eduardo BarrosPeixoto Junior, Arnaldo AiresLima, Danilo Lopes Ferreira2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37947Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:54.695820Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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