A relação entre transtornos mentais e uso de substâncias psicoativas em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Johnny Alencar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosi, Laura Victoria Bravo Rodrigues, Alves, Daniela de Almeida, Costa, Denise Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36487
Resumo: Estudos recentes correlacionam o uso abusivo destas substâncias com o desenvolvimento ou agravo de transtornos mentais e a literatura demonstra uma prevalência alta de consumo de drogas entre os acadêmicos de medicina, deste modo será realizada a análise dos fatores associados a precariedade da saúde mental de acadêmicos de medicina e a associação com o abuso de substâncias lícitas e ilícitas se demonstra como uma urgência de saúde púbica e educacional. Esse estudo tem como objetivo identificar as evidências e abordar a temática da relação entre transtornos mentais e o uso de substâncias psicoativas por estudantes de medicina. Se trata de uma revisão integrativa da literatura científica a partir de publicações de 2017 a 2022. Foram escolhidas as bases de dados, SciELO, PUBMED, UpToDate, Lilacs e Google acadêmico, usando termos de busca identificados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Quanto a metodologia, é uma revisão integrativa da literatura, onde é buscado nos artigos selecionados, uma análise crítica dos estudos apresentados, discussão sobre os resultados e, após isto, a apresentação da revisão integrativa da literatura, com base na interpretação dos autores. Em conclusão, foi observado que o uso de substâncias psicoativas pode exacerbar os transtornos mentais nos acadêmicos de medicina, visto que não tratam a causa, apenas alteram os sintomas de forma momentânea, muitas vezes, podendo alterar a química cerebral, acarretando em prejuízos a saúde mental dos estudantes.
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spelling A relação entre transtornos mentais e uso de substâncias psicoativas em estudantes de Medicina: uma revisão integrativaThe relationship between mental disorders and use of psychoactive substances in Medical students: an integrative reviewLa relación entre los trastornos mentales y el uso de sustancias psicoactivas en estudiantes de Medicina: una revisión integradoraCognitive CommitmentDrug addictionPsychoactive Substance Use DisordersMisuse of substances.Compromiso CognitivoDrogadicciónTrastornos por consumo de sustancias psicoactivasAbuso de sustancias.Comprometimento CognitivoFarmacodependênciaTranstornos por Uso de Substâncias PsicoativasUso indevido de substâncias.Estudos recentes correlacionam o uso abusivo destas substâncias com o desenvolvimento ou agravo de transtornos mentais e a literatura demonstra uma prevalência alta de consumo de drogas entre os acadêmicos de medicina, deste modo será realizada a análise dos fatores associados a precariedade da saúde mental de acadêmicos de medicina e a associação com o abuso de substâncias lícitas e ilícitas se demonstra como uma urgência de saúde púbica e educacional. Esse estudo tem como objetivo identificar as evidências e abordar a temática da relação entre transtornos mentais e o uso de substâncias psicoativas por estudantes de medicina. Se trata de uma revisão integrativa da literatura científica a partir de publicações de 2017 a 2022. Foram escolhidas as bases de dados, SciELO, PUBMED, UpToDate, Lilacs e Google acadêmico, usando termos de busca identificados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Quanto a metodologia, é uma revisão integrativa da literatura, onde é buscado nos artigos selecionados, uma análise crítica dos estudos apresentados, discussão sobre os resultados e, após isto, a apresentação da revisão integrativa da literatura, com base na interpretação dos autores. Em conclusão, foi observado que o uso de substâncias psicoativas pode exacerbar os transtornos mentais nos acadêmicos de medicina, visto que não tratam a causa, apenas alteram os sintomas de forma momentânea, muitas vezes, podendo alterar a química cerebral, acarretando em prejuízos a saúde mental dos estudantes.Recent studies correlate the abusive use of these substances with the development or aggravation of mental disorders and the literature demonstrates a high prevalence of drug use among medical students, in this way the analysis of the factors associated with the precariousness of the mental health of academics from medicine and the association with the abuse of licit and illicit substances is demonstrated as an urgency of public and educational health. This study identify the evidence and address the issue of the relationship between mental disorders and the use of psychoactive substances by medical students. This is an integrative review of the scientific literature from publications from 2017 to 2022. The databases SciELO, PUBMED, UpToDate, Lilacs and Google Scholar were chosen, using search terms identified in the Health Sciences Descriptors (DeCS) in Portuguese, English and Spanish. As for the methodology, it is an integrative literature review, where a critical analysis of the studies presented, discussion of the results and after that the presentation of the integrative literature review based on the authors' interpretation, based on selected articles. In conclusion, it was observed that the use of psychoactive substances can exacerbate mental disorders in medical students, since they do not treat the cause, they only change the symptoms in a momentary way, often being able to change the brain chemistry, resulting in health damages.Estudios recientes correlacionan el uso abusivo de estas sustancias con el desarrollo o agravamiento de trastornos mentales y la literatura demuestra una alta prevalencia del uso de drogas entre los estudiantes de medicina, de esta manera el análisis de los factores asociados a la precariedad de la salud mental de los académicos de la medicina y la asociación con el abuso de sustancias lícitas e ilícitas se demuestra como una urgencia de salud pública y educativa. Este estudio tiene como objetivo identificar las evidencias y abordar la cuestión de la relación entre los trastornos mentales y el uso de sustancias psicoactivas por estudiantes de medicina. Esta es una revisión integradora de la literatura científica a partir de publicaciones de 2017 a 2022. Se eligieron las bases de datos SciELO, PUBMED, UpToDate, Lilacs y Google Scholar, utilizando términos de búsqueda identificados en los Descriptores de Ciencias de la Salud (DeCS) en portugués, inglés y español. En cuanto a la metodología, se trata de una revisión integrativa de la literatura, donde se busca el análisis crítico de los estudios presentados, la discusión de los resultados y posteriormente la presentación de la revisión integrativa de la literatura a partir de la interpretación de los autores, en los seleccionados. artículos. En conclusión, se observó que el uso de sustancias psicoactivas puede exacerbar los trastornos mentales en estudiantes de medicina, ya que no tratan la causa, solo modifican los síntomas de manera momentánea, pudiendo muchas veces modificar la química cerebral, dando como resultado la salud. daños y perjuicios mentalidad de los estudiantes.Research, Society and Development2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3648710.33448/rsd-v11i14.36487Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e370111436487Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e370111436487Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e3701114364872525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36487/31381Copyright (c) 2022 Johnny Alencar Vasconcelos; Laura Victoria Bravo Rodrigues Rosi; Daniela de Almeida Alves; Denise Ramos Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Johnny AlencarRosi, Laura Victoria Bravo Rodrigues Alves, Daniela de AlmeidaCosta, Denise Ramos 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36487Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:01.667139Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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