O Ensino do Skate nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41216 |
Resumo: | Esta pesquisa se fundamenta na importância de ensinar o skate nas aulas de Educação Física no ensino médio, sendo que muitos docentes encontram dificuldades para ensinar e planejar aulas de práticas corporais de aventura. O objetivo deste artigo é apresentar a elaboração e avaliação da aplicação de uma proposta pedagógica para o ensino do skate nas aulas de Educação Física no ensino médio. A metodologia se caracteriza como qualitativa, sendo orientada pelo referencial da etnografia da prática escolar cotidiana. A pesquisa teve duas etapas: 1) Elaborar uma sequência pedagógica para o ensino do skate nas aulas de Educação Física no ensino médio; 2) Avaliar a aplicação da sequência pedagógica por meio de análises de um grupo focal. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o grupo focal, aplicado aos discentes participantes da pesquisa após a intervenção pedagógica da proposta elaborada. Os resultados indicaram que o skate tematizado nas aulas de Educação Física do ensino médio pode contribuir com um conjunto de conhecimentos que vão além dos conceitos e práticas, refletindo em atitudes que colaboram na vida dos/as estudantes em meio a sociedade. Sendo assim, é essencial que as aulas de Educação Física escolar ultrapassem os modelos restritos aos esportes tradicionais, em que somente é oportunizado modalidades com bolas e práticas que alunos e alunas estão cansados de tanto praticar durante toda a educação básica. |
id |
UNIFEI_2cd06f03c65681e44377414a8d30d33b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41216 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino do Skate nas Aulas de Educação Física do Ensino MédioEnseñanza del Skateboarding en las Clases de Educación Física de la Escuela SecundariaSkateboarding in High School Physical Education ClassesPhysical educationHigh schoolSkateboard.Educação físicaEnsino médioSkate.Educación físicaEscuela secundariaSkateboard.Esta pesquisa se fundamenta na importância de ensinar o skate nas aulas de Educação Física no ensino médio, sendo que muitos docentes encontram dificuldades para ensinar e planejar aulas de práticas corporais de aventura. O objetivo deste artigo é apresentar a elaboração e avaliação da aplicação de uma proposta pedagógica para o ensino do skate nas aulas de Educação Física no ensino médio. A metodologia se caracteriza como qualitativa, sendo orientada pelo referencial da etnografia da prática escolar cotidiana. A pesquisa teve duas etapas: 1) Elaborar uma sequência pedagógica para o ensino do skate nas aulas de Educação Física no ensino médio; 2) Avaliar a aplicação da sequência pedagógica por meio de análises de um grupo focal. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o grupo focal, aplicado aos discentes participantes da pesquisa após a intervenção pedagógica da proposta elaborada. Os resultados indicaram que o skate tematizado nas aulas de Educação Física do ensino médio pode contribuir com um conjunto de conhecimentos que vão além dos conceitos e práticas, refletindo em atitudes que colaboram na vida dos/as estudantes em meio a sociedade. Sendo assim, é essencial que as aulas de Educação Física escolar ultrapassem os modelos restritos aos esportes tradicionais, em que somente é oportunizado modalidades com bolas e práticas que alunos e alunas estão cansados de tanto praticar durante toda a educação básica.Esta investigación se basa en la importancia de la enseñanza del skateboarding en las clases de Educación Física en la escuela secundaria, ya que a muchos docentes se les dificulta impartir y planificar clases de prácticas corporales de aventura. El objetivo de este artículo es presentar la elaboración y evaluación de la aplicación de una propuesta pedagógica para la enseñanza del skateboarding en las clases de Educación Física en bachillerato. La metodología se caracteriza como cualitativa, siendo guiada por el marco etnográfico de la práctica escolar cotidiana. La investigación tuvo dos etapas: 1) Elaborar una secuencia pedagógica para la enseñanza del skateboarding en las clases de Educación Física en la enseñanza media; 2) Evaluar la aplicación de la secuencia pedagógica a través del análisis de un grupo focal. Como instrumento de recolección de datos se utilizó el grupo focal, aplicado a los estudiantes participantes de la investigación después de la intervención pedagógica de la propuesta elaborada. Los resultados indicaron que el skateboarding temático en las clases de Educación Física del bachillerato puede aportar un conjunto de conocimientos que va más allá de conceptos y prácticas, reflexionando sobre actitudes que colaboran en la vida de los estudiantes en sociedad. Por ello, es fundamental que las clases de Educación Física escolar vayan más allá de los modelos restringidos a los deportes tradicionales, en los que solo se ofrecen modalidades con pelotas y prácticas que los alumnos se cansan de practicar a lo largo de la educación básica.This research is based on the importance of teaching skateboarding in Physical Education classes in high school, and many teachers find it difficult to teach and plan adventure body practices classes. The objective of this article is to present the elaboration and evaluation of the application of a pedagogical proposal for teaching skateboarding in Physical Education classes in high school. The methodology is characterized as qualitative, being guided by the ethnographic framework of everyday school practice. The research had two stages: 1) Elaborate a pedagogical sequence for teaching skateboarding in Physical Education classes in high school; 2) Evaluate the application of the pedagogical sequence through analysis of a focus group. As a data collection instrument, the focus group was used, applied to the students participating in the research after the pedagogical intervention of the elaborated proposal. The results indicated that thematic skateboarding in high school Physical Education classes can contribute with a set of knowledge that goes beyond concepts and practices, reflecting on attitudes that collaborate in the lives of students in society. Therefore, it is essential that school Physical Education classes go beyond models restricted to traditional sports, in which only modalities with balls and practices that students are exhausted from practicing throughout basic education are offered.Research, Society and Development2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4121610.33448/rsd-v12i4.41216Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e19812441216Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e19812441216Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e198124412162525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41216/33521Copyright (c) 2023 Carlos Eduardo Ferreira da Silva; Larissa Beraldo Kawashimahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carlos Eduardo Ferreira da Kawashima, Larissa Beraldo 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41216Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino do Skate nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio Enseñanza del Skateboarding en las Clases de Educación Física de la Escuela Secundaria Skateboarding in High School Physical Education Classes |
title |
O Ensino do Skate nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio |
spellingShingle |
O Ensino do Skate nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio Silva, Carlos Eduardo Ferreira da Physical education High school Skateboard. Educação física Ensino médio Skate. Educación física Escuela secundaria Skateboard. |
title_short |
O Ensino do Skate nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio |
title_full |
O Ensino do Skate nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio |
title_fullStr |
O Ensino do Skate nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O Ensino do Skate nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio |
title_sort |
O Ensino do Skate nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio |
author |
Silva, Carlos Eduardo Ferreira da |
author_facet |
Silva, Carlos Eduardo Ferreira da Kawashima, Larissa Beraldo |
author_role |
author |
author2 |
Kawashima, Larissa Beraldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Eduardo Ferreira da Kawashima, Larissa Beraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physical education High school Skateboard. Educação física Ensino médio Skate. Educación física Escuela secundaria Skateboard. |
topic |
Physical education High school Skateboard. Educação física Ensino médio Skate. Educación física Escuela secundaria Skateboard. |
description |
Esta pesquisa se fundamenta na importância de ensinar o skate nas aulas de Educação Física no ensino médio, sendo que muitos docentes encontram dificuldades para ensinar e planejar aulas de práticas corporais de aventura. O objetivo deste artigo é apresentar a elaboração e avaliação da aplicação de uma proposta pedagógica para o ensino do skate nas aulas de Educação Física no ensino médio. A metodologia se caracteriza como qualitativa, sendo orientada pelo referencial da etnografia da prática escolar cotidiana. A pesquisa teve duas etapas: 1) Elaborar uma sequência pedagógica para o ensino do skate nas aulas de Educação Física no ensino médio; 2) Avaliar a aplicação da sequência pedagógica por meio de análises de um grupo focal. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o grupo focal, aplicado aos discentes participantes da pesquisa após a intervenção pedagógica da proposta elaborada. Os resultados indicaram que o skate tematizado nas aulas de Educação Física do ensino médio pode contribuir com um conjunto de conhecimentos que vão além dos conceitos e práticas, refletindo em atitudes que colaboram na vida dos/as estudantes em meio a sociedade. Sendo assim, é essencial que as aulas de Educação Física escolar ultrapassem os modelos restritos aos esportes tradicionais, em que somente é oportunizado modalidades com bolas e práticas que alunos e alunas estão cansados de tanto praticar durante toda a educação básica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41216 10.33448/rsd-v12i4.41216 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41216 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i4.41216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41216/33521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Carlos Eduardo Ferreira da Silva; Larissa Beraldo Kawashima https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Carlos Eduardo Ferreira da Silva; Larissa Beraldo Kawashima https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e19812441216 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e19812441216 Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e19812441216 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052622697398272 |