Associação entre escolaridade, doença psiquiátrica e desempenho cognitivo em idosos em meio a pandemia do COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36610 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a associação entre o desempenho cognitivo (atenção e orientação, memoria, fluência verbal, linguagem e habilidades visuoespaciais), escolaridade e doença psiquiátrica em idosos brasileiros atendidos em serviço ambulatorial de hospital de referência do SUS. Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo de amostra por conveniência, com idosos atendidos em serviço ambulatorial de hospital de referência do SUS. Foram incluídos 39 idosos, com idades variando de 60 a 82 anos, os quais foram submetidos a questionários sociodemográfico, econômico e clínico, além de avaliação cognitiva com Exame Cognitivo de Addenbrooke – Versão Revisada (ACE-R). Resultados: O estudo não apresentou correlação significativa entre o desempenho cognitivo, escolaridade e doença psiquiátrica. No entanto, houve associação significativa entre o uso de álcool e memória, além de linguagem e o sexo dos idosos. Conclusões: O uso de alcool a longo prazo pela populacao idosa pode causar alterações cognitivas, principalmente no dominio da memória. De semelhante modo, alterações na linguagem podem ser características durante o processo de envelhecimento, no entanto, faz-se importante observar tais mudanças, uma vez que podem ser indicios de alterações patológicas. |
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Associação entre escolaridade, doença psiquiátrica e desempenho cognitivo em idosos em meio a pandemia do COVID-19Association between schooling, psychiatric illness, and cognitive performance in the elderly in the midst of the COVID-19 pandemicAsociación entre la escolaridad, la enfermedad psiquiátrica y el rendimiento cognitivo en los ancianos en medio de la pandemia de COVID-19Idoso Avaliação cognitivaDoença psiquiátricaEscolaridade. MayoresEvaluación cognitivaEnfermedad psiquiátricaEscolarización.Elderly Cognitive assessmentPsychiatric illenssEducation. Objetivo: Avaliar a associação entre o desempenho cognitivo (atenção e orientação, memoria, fluência verbal, linguagem e habilidades visuoespaciais), escolaridade e doença psiquiátrica em idosos brasileiros atendidos em serviço ambulatorial de hospital de referência do SUS. Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo de amostra por conveniência, com idosos atendidos em serviço ambulatorial de hospital de referência do SUS. Foram incluídos 39 idosos, com idades variando de 60 a 82 anos, os quais foram submetidos a questionários sociodemográfico, econômico e clínico, além de avaliação cognitiva com Exame Cognitivo de Addenbrooke – Versão Revisada (ACE-R). Resultados: O estudo não apresentou correlação significativa entre o desempenho cognitivo, escolaridade e doença psiquiátrica. No entanto, houve associação significativa entre o uso de álcool e memória, além de linguagem e o sexo dos idosos. Conclusões: O uso de alcool a longo prazo pela populacao idosa pode causar alterações cognitivas, principalmente no dominio da memória. De semelhante modo, alterações na linguagem podem ser características durante o processo de envelhecimento, no entanto, faz-se importante observar tais mudanças, uma vez que podem ser indicios de alterações patológicas.Objective: To evaluate the association between cognitive performance (attention and orientation, memory, verbal fluency, language and visuospatial skills), schooling and psychiatric illness in Brazilian elderly assisted in an outpatient service of SUS referral hospital. Methods: Quantitative, cross-sectional and descriptive study of convenience sampling, with elderly patients seen at an outpatient clinic of a reference SUS hospital. We included 39 elderlies, with ages ranging from 60 to 82 years, who underwent sociodemographic, economic and clinical assessment with Addenbrooke's Cognitive Examination - Revised Version (ACE-R). Results: The study showed no significant correlation between cognitive performance, education and psychiatric illness. However, there was a significant association between alcohol use and memory, language and gender of the elderly. Conclusions: Long-term use of alcohol by the elderly population may cause cognitive changes, especially in the memory domain. Similarly, changes in language may be characteristic during the aging process; however, it is important to observe such changes, since they may be indicative of pathological alterations. Objetivo: Evaluar la asociación entre desempeño cognitivo (atención y orientación, memoria, fluidez verbal, lenguaje y habilidades visoespaciales), escolaridad y enfermedad psiquiátrica en ancianos brasileños atendidos en un servicio ambulatorio de un hospital de referencia del SUS. Métodos: estudio cuantitativo, transversal y descriptivo de amuestra por conveniencia, con idos atendidos en el servicio ambulatorio del hospital de referencia del SUS. Se incluyeron 39 ancianos, con edades comprendidas entre los 60 y los 82 años, a los que se les realizaron cuestionarios sociodemográficos, económicos y clínicos, además de una evaluación cognitiva con el Examen Cognitivo de Addenbrooke - Versión Revisada (ACE-R). Resultados: El estudio no mostró ninguna correlación significativa entre el rendimiento cognitivo, la escolaridad y la enfermedad psiquiátrica. Sin embargo, hubo una asociación significativa entre el consumo de alcohol y la memoria, el lenguaje y el género de los ancianos. Conclusiones: El consumo prolongado de alcohol por parte de la población de edad avanzada puede provocar cambios cognitivos, especialmente en el ámbito de la memoria. Del mismo modo, las alteraciones en el lenguaje pueden ser características durante el proceso de desarrollo, por lo que es importante observar estos cambios, ya que pueden ser indicios de alteraciones patológicas.Research, Society and Development2022-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3661010.33448/rsd-v11i15.36610Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e45111536610Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e45111536610Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e451115366102525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36610/30756Copyright (c) 2022 Paulo César dos Santos Gomes; Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa ; Nathália Córdula de Britohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Paulo César dos SantosBarbosa , Leopoldo Nelson FernandesBrito, Nathália Córdula de2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36610Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:06.174245Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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