Licenciaturas nos Institutos Federais: o que se mostra nas pesquisas stricto sensu brasileiras 2009-2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keske, Cátia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37593
Resumo: Resultante de um exercício de produção de Estado de Conhecimento, neste artigo apresentamos entendimentos construídos sobre “fazer formação inicial de professores” nos Institutos Federais. O objetivo é reconhecermos o contexto sócio-histórico e político-cultural da implementação da oferta de cursos de formação inicial docente nos Institutos Federais. Para tanto, contamos com um conjunto de pesquisas produzidas no Brasil e publicizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período 2009-2020, sobre as quais incorremos à sequência recursiva dos elementos e caminhos da Análise Textual Discursiva (ATD). O processo analítico nos levou à criação de um espaço de reconstrução pelo qual emergiram entendimentos vinculados a duas categorias: (1) Políticas de Educação e Formação Inicial de Professores nos IFs e (2) Configurações curriculares das Licenciaturas nos IFs. Reconhecemos, com elas, um movimento de configurações curriculares que tanto tomam os descaminhos da oferta de cursos de formação inicial de professores no Brasil como balizadores daquilo que não se intenta, tampouco se quer para os IFs, quanto defendem a relação entre teoria e prática e a articulação entre os diferentes conhecimentos que constituem a docência.
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spelling Licenciaturas nos Institutos Federais: o que se mostra nas pesquisas stricto sensu brasileiras 2009-2020Degrees at Federal Institutes: what is shown in Brazilian stricto sensu research 2009-2020Licenciaturas en los Institutos Federales: lo que se muestra en las investigaciones stricto sensu brasileñas 2009-2020Estado de ConocimientoFormación Inicial de ProfesoresPolíticas de EducaciónConfiguraciones curriculares.Estado de ConhecimentoFormação Inicial de ProfessoresPolíticas de EducaçãoConfigurações curriculares.State of KnowledgeInitial Teacher TrainingEducation PoliciesCurricular configurations.Resultante de um exercício de produção de Estado de Conhecimento, neste artigo apresentamos entendimentos construídos sobre “fazer formação inicial de professores” nos Institutos Federais. O objetivo é reconhecermos o contexto sócio-histórico e político-cultural da implementação da oferta de cursos de formação inicial docente nos Institutos Federais. Para tanto, contamos com um conjunto de pesquisas produzidas no Brasil e publicizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período 2009-2020, sobre as quais incorremos à sequência recursiva dos elementos e caminhos da Análise Textual Discursiva (ATD). O processo analítico nos levou à criação de um espaço de reconstrução pelo qual emergiram entendimentos vinculados a duas categorias: (1) Políticas de Educação e Formação Inicial de Professores nos IFs e (2) Configurações curriculares das Licenciaturas nos IFs. Reconhecemos, com elas, um movimento de configurações curriculares que tanto tomam os descaminhos da oferta de cursos de formação inicial de professores no Brasil como balizadores daquilo que não se intenta, tampouco se quer para os IFs, quanto defendem a relação entre teoria e prática e a articulação entre os diferentes conhecimentos que constituem a docência.As a result of an exercise in the production of the State of Knowledge, in this article we present understandings built on “doing initial teacher training” at Federal Institutes. The objective is to recognize the socio-historical and political-cultural context of the implementation of the offer of initial teacher training courses in the Federal Institutes. To this end, we rely on a set of research produced in Brazil and published in the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), in the period 2009-2020, on which we incur the recursive sequence of elements and paths of Discursive Textual Analysis (DTA). The analytical process led us to the creation of a space for reconstruction through which understandings linked to two categories emerged: (1) Education Policies and Initial Teacher Training in the FIs and (2) Curricular configurations of Licentiate degrees in the FIs. We recognize, with them, a movement of curricular configurations that both take the deviations from the offer of initial teacher training courses in Brazil as beacons of what is not intended, nor is it wanted for the FIs, as they defend the relationship between theory and practice and the articulation between the different knowledge that make up teaching.Resultante de un ejercicio de producción de Estado de Conocimiento, en este artículo presentamos entendimientos construidos sobre “hacer una formación inicial de profesores” en los Institutos Federales. El objetivo es reconocer el contexto sociohistórico y político-cultural de la implementación de la oferta de cursos de formación inicial docente en los Institutos Federales. Para eso, contamos con un conjunto de investigaciones producidas en Brasil y que se dieron a conocer en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), en el período de 2009-2020, sobre las cuales incurrimos a la secuencia recursiva de los elementos y caminos del Análisis Textual Discursivo (ATD). El proceso analítico nos llevó a la creación de un espacio de reconstrucción por lo cual emergieron entendimientos vinculados a dos categorías: (1) Políticas de Educación y Formación Inicial de Profesores en los IFs y (2) Configuraciones curriculares de las Licenciaturas en los IFs. Reconocemos, con ellas, un movimiento de configuraciones curriculares que tanto toman los descaminos de la oferta de cursos de formación inicial de profesores en Brasil como balizadores de aquello que no se intenta, tampoco se desea para los IFs, como defienden la relación entre teoría y práctica y la articulación entre los diferentes conocimientos que constituyen la docencia.Research, Society and Development2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3759310.33448/rsd-v11i16.37593Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e31111637593Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e31111637593Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e311116375932525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37593/31742Copyright (c) 2022 Cátia Keske; Maria Cristina Pansera-de-Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKeske, CátiaPansera-de-Araújo, Maria Cristina2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37593Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:42.349885Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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