Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Impactos na prática pedagógica em Classes de alfabetização em São José, Santa Catarina, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neis, Eliziane Noeli Soares
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azambuja , Rosa Maria da Motta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38871
Resumo: Este estudo, cujo projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina, toma como objeto de estudo os aspectos de desenvolvimento da formação profissional do professor alfabetizador a partir do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo é analisar as contribuições que a formação continuada do programa fornece aos professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que tange ao desenvolvimento profissional e práticas docentes de leitura e escrita destes. Para tanto, buscou-se como marco teórico as contribuições de Imbernón, Nóvoa, Ferreira e Leal, Kramer, Soares e Vigotski, entre outros. Realizou-se a pesquisa em uma escola estadual de Ensino Fundamental no município de São José/SC com 08 participantes, sendo 06 docentes e 02 coordenadores pedagógicos. Optou-se pela abordagem qualitativa exploratória e, assim, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas como dispositivos de investigação. Assim, percebeu-se que o PNAIC contribuiu para discussão e reflexão mais aprofundada da prática pedagógica no ensino da leitura e escrita na alfabetização, possibilitou e deu suporte para a ressignificação de suas práticas nas discussões dos desafios e dificuldades encontrados em sua prática, principalmente com turmas de primeiro ano. Pode-se considerar o curso de formação do PNAIC, portanto, como uma ação exitosa de formação, que traz contribuições e impactos no desenvolvimento profissional dos alfabetizadores e em suas práticas docentes de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
id UNIFEI_36251ce38b82999bf5c6f9645f1240b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38871
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Impactos na prática pedagógica em Classes de alfabetização em São José, Santa Catarina, BrasilNacional pact for literacy at the right age: Impacts on pegagogical practice in literacy classes in São José, Santa Catarina, Brazil Pacto nacional para la alfabetización a la edad correcta: Impactos en la práctica pedagógica en las classes de alfabetización en São José, Santa Catarina, BrasilPedagogical practicesLiteracy teacher trainingReading and writingPNAIC.Prácticas pedagógicasFormación de alfabetizadoresLectura y escrituraPNAIC.Práticas pedagógicasFormação de alfabetizadoresLeitura e escritaPNAIC.Este estudo, cujo projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina, toma como objeto de estudo os aspectos de desenvolvimento da formação profissional do professor alfabetizador a partir do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo é analisar as contribuições que a formação continuada do programa fornece aos professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que tange ao desenvolvimento profissional e práticas docentes de leitura e escrita destes. Para tanto, buscou-se como marco teórico as contribuições de Imbernón, Nóvoa, Ferreira e Leal, Kramer, Soares e Vigotski, entre outros. Realizou-se a pesquisa em uma escola estadual de Ensino Fundamental no município de São José/SC com 08 participantes, sendo 06 docentes e 02 coordenadores pedagógicos. Optou-se pela abordagem qualitativa exploratória e, assim, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas como dispositivos de investigação. Assim, percebeu-se que o PNAIC contribuiu para discussão e reflexão mais aprofundada da prática pedagógica no ensino da leitura e escrita na alfabetização, possibilitou e deu suporte para a ressignificação de suas práticas nas discussões dos desafios e dificuldades encontrados em sua prática, principalmente com turmas de primeiro ano. Pode-se considerar o curso de formação do PNAIC, portanto, como uma ação exitosa de formação, que traz contribuições e impactos no desenvolvimento profissional dos alfabetizadores e em suas práticas docentes de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.This study, whose project was approved by the Ethics Committee for Research with Human Beings of the Estácio de Sá de Santa Catarina University Center, takes as its object of study the development aspects of the professional training of literacy teachers based on the National Pact for Literacy in Age Certain (PNAIC). The objective is to analyze the contributions that the program's continuing education provides to literacy teachers in the early years of Elementary School in terms of their professional development and teaching practices of reading and writing. Therefore, the contributions of Imbernón, Nóvoa, Ferreira and Leal, Kramer, Soares and Vigotski, among others, were sought as a theoretical framework. The research was carried out in a state elementary school in the city of São José/SC with 08 participants, 06 teachers and 02 pedagogical coordinators. We opted for an exploratory qualitative approach and, thus, semi-structured interviews were carried out as investigation devices. Enabled and supported the re-signification of their practices in the discussions of the challenges and difficulties encountered in their practice, mainly with first-year classes. The PNAIC training course can be considered, therefore, as a successful training action, which brings contributions and impacts on the professional development of literacy teachers and on their teaching practices of reading and writing in the early years of Elementary School.Este estudio, cuyo proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación con Seres Humanos del Centro Universitario Estácio de Sá de Santa Catarina, tiene como objeto de estudio los aspectos de desarrollo de la formación profesional de los alfabetizadores a partir del Pacto Nacional por la Alfabetización en Edad Cierta (PNAIC). El objetivo es analizar los aportes que la formación continua del programa brinda a los alfabetizadores en los primeros años de la Enseñanza Básica en cuanto a su desarrollo profesional y prácticas docentes de lectoescritura. Por ello, se buscó como marco teórico los aportes de Imbernón, Nóvoa, Ferreira y Leal, Kramer, Soares y Vigotski, entre otros. La investigación se llevó a cabo en una escuela primaria estatal en la ciudad de São José/SC con 08 participantes, 06 profesores y 02 coordinadores pedagógicos. Optamos por un abordaje cualitativo exploratorio y, así, se realizaron entrevistas semiestructuradas como dispositivos de investigación que posibilitaron y apoyaron la resignificación de sus prácticas en las discusiones sobre los desafíos y dificultades encontradas en su práctica, principalmente con alumnos de primer año. clases El curso de formación del PNAIC puede ser considerado, por tanto, como una acción formativa exitosa, que trae aportes e impactos en el desarrollo profesional de los alfabetizadores y en sus prácticas de enseñanza de la lectoescritura en los primeros años de la Enseñanza Fundamental.Research, Society and Development2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3887110.33448/rsd-v11i17.38871Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e80111738871Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e80111738871Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e801117388712525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38871/32084Copyright (c) 2022 Eliziane Noeli Soares Neis; Rosa Maria da Motta Azambuja https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeis, Eliziane Noeli SoaresAzambuja , Rosa Maria da Motta 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38871Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:23.504052Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Impactos na prática pedagógica em Classes de alfabetização em São José, Santa Catarina, Brasil
Nacional pact for literacy at the right age: Impacts on pegagogical practice in literacy classes in São José, Santa Catarina, Brazil
Pacto nacional para la alfabetización a la edad correcta: Impactos en la práctica pedagógica en las classes de alfabetización en São José, Santa Catarina, Brasil
title Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Impactos na prática pedagógica em Classes de alfabetização em São José, Santa Catarina, Brasil
spellingShingle Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Impactos na prática pedagógica em Classes de alfabetização em São José, Santa Catarina, Brasil
Neis, Eliziane Noeli Soares
Pedagogical practices
Literacy teacher training
Reading and writing
PNAIC.
Prácticas pedagógicas
Formación de alfabetizadores
Lectura y escritura
PNAIC.
Práticas pedagógicas
Formação de alfabetizadores
Leitura e escrita
PNAIC.
title_short Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Impactos na prática pedagógica em Classes de alfabetização em São José, Santa Catarina, Brasil
title_full Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Impactos na prática pedagógica em Classes de alfabetização em São José, Santa Catarina, Brasil
title_fullStr Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Impactos na prática pedagógica em Classes de alfabetização em São José, Santa Catarina, Brasil
title_full_unstemmed Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Impactos na prática pedagógica em Classes de alfabetização em São José, Santa Catarina, Brasil
title_sort Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Impactos na prática pedagógica em Classes de alfabetização em São José, Santa Catarina, Brasil
author Neis, Eliziane Noeli Soares
author_facet Neis, Eliziane Noeli Soares
Azambuja , Rosa Maria da Motta
author_role author
author2 Azambuja , Rosa Maria da Motta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neis, Eliziane Noeli Soares
Azambuja , Rosa Maria da Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogical practices
Literacy teacher training
Reading and writing
PNAIC.
Prácticas pedagógicas
Formación de alfabetizadores
Lectura y escritura
PNAIC.
Práticas pedagógicas
Formação de alfabetizadores
Leitura e escrita
PNAIC.
topic Pedagogical practices
Literacy teacher training
Reading and writing
PNAIC.
Prácticas pedagógicas
Formación de alfabetizadores
Lectura y escritura
PNAIC.
Práticas pedagógicas
Formação de alfabetizadores
Leitura e escrita
PNAIC.
description Este estudo, cujo projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina, toma como objeto de estudo os aspectos de desenvolvimento da formação profissional do professor alfabetizador a partir do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo é analisar as contribuições que a formação continuada do programa fornece aos professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que tange ao desenvolvimento profissional e práticas docentes de leitura e escrita destes. Para tanto, buscou-se como marco teórico as contribuições de Imbernón, Nóvoa, Ferreira e Leal, Kramer, Soares e Vigotski, entre outros. Realizou-se a pesquisa em uma escola estadual de Ensino Fundamental no município de São José/SC com 08 participantes, sendo 06 docentes e 02 coordenadores pedagógicos. Optou-se pela abordagem qualitativa exploratória e, assim, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas como dispositivos de investigação. Assim, percebeu-se que o PNAIC contribuiu para discussão e reflexão mais aprofundada da prática pedagógica no ensino da leitura e escrita na alfabetização, possibilitou e deu suporte para a ressignificação de suas práticas nas discussões dos desafios e dificuldades encontrados em sua prática, principalmente com turmas de primeiro ano. Pode-se considerar o curso de formação do PNAIC, portanto, como uma ação exitosa de formação, que traz contribuições e impactos no desenvolvimento profissional dos alfabetizadores e em suas práticas docentes de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38871
10.33448/rsd-v11i17.38871
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38871
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i17.38871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38871/32084
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Eliziane Noeli Soares Neis; Rosa Maria da Motta Azambuja
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Eliziane Noeli Soares Neis; Rosa Maria da Motta Azambuja
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e80111738871
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e80111738871
Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e80111738871
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052731702116352