Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cláudia Maria Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Goldschmidt, Andrea Inês, Chitolina, Maria Rosa, Vieira, Valesca Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38276
Resumo: Este artigo, de abordagem qualitativa, investiga expectativas de professoras que atuam nos anos iniciais ao buscarem um curso de pós-graduação cuja proposta pedagógica oferecida, era o enfoque de matemática numa perspectiva interdisciplinar. Para tanto, fez uso da análise de conteúdo a partir de narrativas escritas em um memorial descritivo, o qual compunha um dos itens do edital de seleção para ingresso no curso de pós-graduação. O corpus de análise dos dados coletados envolve excertos de narrativas, extraídos dos memoriais descritivos, apresentadas por 12 professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Primeiramente, a partir da leitura exploratória dos memoriais, foram identificados excertos que estavam relacionados aos objetivos propostos, tornando possível uma leitura seletiva e a partir daí elencadas as categorias emergentes, a posteriori. Como resultados desta pesquisa, chegou-se a oito categorias principais, além do perfil das candidatas. Os resultados mostram que as professoras demonstram a expectativa em fazer parte de um curso de formação de professores, em nível de pós-graduação, para aprimorar seus conhecimentos e fazer diferente em sala de aula a partir dos novos aprendizados. O investimento em formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, considerando que o processo formativo não possui um fim em si mesmo. Percebemos que o compreendem como um processo contínuo a ser desenvolvido ao longo da carreira profissional, exigindo que os professores busquem renovação de saberes, recursos e métodos continuamente.
id UNIFEI_40189d7e8db845223c90e787413338c7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38276
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar Expectations and conceptions of teachers working in the first years to attend a graduate degree with an interdisciplinary approach Expectativas y concepciones de los docentes que trabajan en los primeros años para cursar un posgrado con enfoque interdisciplinario Formación continuaEnseñanza-aprendizajeAños inicialesInterdisciplinariedad.Formação continuadaEnsino-aprendizagemAnos iniciaisInterdisciplinaridade.Continuing educationTeaching-learningEarly yearsInterdisciplinarity.Este artigo, de abordagem qualitativa, investiga expectativas de professoras que atuam nos anos iniciais ao buscarem um curso de pós-graduação cuja proposta pedagógica oferecida, era o enfoque de matemática numa perspectiva interdisciplinar. Para tanto, fez uso da análise de conteúdo a partir de narrativas escritas em um memorial descritivo, o qual compunha um dos itens do edital de seleção para ingresso no curso de pós-graduação. O corpus de análise dos dados coletados envolve excertos de narrativas, extraídos dos memoriais descritivos, apresentadas por 12 professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Primeiramente, a partir da leitura exploratória dos memoriais, foram identificados excertos que estavam relacionados aos objetivos propostos, tornando possível uma leitura seletiva e a partir daí elencadas as categorias emergentes, a posteriori. Como resultados desta pesquisa, chegou-se a oito categorias principais, além do perfil das candidatas. Os resultados mostram que as professoras demonstram a expectativa em fazer parte de um curso de formação de professores, em nível de pós-graduação, para aprimorar seus conhecimentos e fazer diferente em sala de aula a partir dos novos aprendizados. O investimento em formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, considerando que o processo formativo não possui um fim em si mesmo. Percebemos que o compreendem como um processo contínuo a ser desenvolvido ao longo da carreira profissional, exigindo que os professores busquem renovação de saberes, recursos e métodos continuamente.This article, with a qualitative approach, investigates the expectations of teachers who work in the early years when they seek a postgraduate course whose pedagogical proposal offered was the approach of mathematics in an interdisciplinary perspective. To do so, it used content analysis based on narratives written in a descriptive memorial, which was one of the items in the selection notice for admission to the graduate course. The corpus of analysis of the collected data involves excerpts from narratives, extracted from descriptive memorials, presented by 12 teachers from the early years of Elementary School. First, from the exploratory reading of the memorials, excerpts were identified that were related to the proposed objectives, making possible a selective reading and from there, the emerging categories were listed, a posteriori. As a result of this research, eight main categories were found, in addition other than the profile of the candidates. The results show that the teachers demonstrate the expectation of being part of a teacher training course, at the postgraduate level, to improve their knowledge and act differently in the classroom based on new learning. Investment in continuing education for teachers in the early years of elementary school is of great importance, considering that the training process does not have an end itself. We realize that they understand it as a continuous process to be developed throughout the professional career, requiring teachers to seek renewal of knowledge, sources and methods continuously.Este artículo, con un enfoque cualitativo, investiga las expectativas de los docentes que actúan en los primeros años cuando buscan un posgrado cuya propuesta pedagógica fue el abordaje de las matemáticas en una perspectiva interdisciplinaria. Para ello, utilizó el análisis de contenido a partir de relatos escritos en una memoria descriptiva, que fue uno de los ítems de la convocatoria de selección de admisión al curso de posgrado. El corpus de análisis de los datos recolectados involucra extractos de relatos, extraídos de memorias descriptivas, presentados por 12 docentes de los primeros años de la Enseñanza Fundamental. Primero, a partir de la lectura exploratoria de los memoriales, se identificaron fragmentos que se relacionaban con los objetivos propuestos, posibilitando una lectura selectiva y de ahí, se enumeraron, a posteriori, las categorías emergentes. Como resultado de esta investigación se encontraron ocho categorías principales, además del perfil de los candidatos. Los resultados muestran que los docentes manifiestan la expectativa de ser parte de un curso de formación docente, a nivel de posgrado, para mejorar sus conocimientos y hacer diferente en el aula a partir de nuevos aprendizajes. La inversión en la formación continua de los docentes en los primeros años de la enseñanza básica es de suma importancia, considerando que el proceso de formación no tiene un fin en sí mismo. Nos damos cuenta que lo entienden como un proceso continuo a desarrollar a lo largo de su carrera profesional, requiriendo que los docentes busquen continuamente la renovación de conocimientos, recursos y métodos.Research, Society and Development2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3827610.33448/rsd-v11i16.38276Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e499111638276Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e499111638276Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4991116382762525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38276/31882Copyright (c) 2022 Cláudia Maria Costa Nunes; Andrea Inês Goldschmidt; Maria Rosa Chitolina; Valesca Vargas Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Cláudia Maria CostaGoldschmidt, Andrea Inês Chitolina, Maria Rosa Vieira, Valesca Vargas2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38276Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:04.622345Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar
Expectations and conceptions of teachers working in the first years to attend a graduate degree with an interdisciplinary approach
Expectativas y concepciones de los docentes que trabajan en los primeros años para cursar un posgrado con enfoque interdisciplinario
title Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar
spellingShingle Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar
Nunes, Cláudia Maria Costa
Formación continua
Enseñanza-aprendizaje
Años iniciales
Interdisciplinariedad.
Formação continuada
Ensino-aprendizagem
Anos iniciais
Interdisciplinaridade.
Continuing education
Teaching-learning
Early years
Interdisciplinarity.
title_short Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar
title_full Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar
title_fullStr Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar
title_full_unstemmed Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar
title_sort Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar
author Nunes, Cláudia Maria Costa
author_facet Nunes, Cláudia Maria Costa
Goldschmidt, Andrea Inês
Chitolina, Maria Rosa
Vieira, Valesca Vargas
author_role author
author2 Goldschmidt, Andrea Inês
Chitolina, Maria Rosa
Vieira, Valesca Vargas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cláudia Maria Costa
Goldschmidt, Andrea Inês
Chitolina, Maria Rosa
Vieira, Valesca Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Formación continua
Enseñanza-aprendizaje
Años iniciales
Interdisciplinariedad.
Formação continuada
Ensino-aprendizagem
Anos iniciais
Interdisciplinaridade.
Continuing education
Teaching-learning
Early years
Interdisciplinarity.
topic Formación continua
Enseñanza-aprendizaje
Años iniciales
Interdisciplinariedad.
Formação continuada
Ensino-aprendizagem
Anos iniciais
Interdisciplinaridade.
Continuing education
Teaching-learning
Early years
Interdisciplinarity.
description Este artigo, de abordagem qualitativa, investiga expectativas de professoras que atuam nos anos iniciais ao buscarem um curso de pós-graduação cuja proposta pedagógica oferecida, era o enfoque de matemática numa perspectiva interdisciplinar. Para tanto, fez uso da análise de conteúdo a partir de narrativas escritas em um memorial descritivo, o qual compunha um dos itens do edital de seleção para ingresso no curso de pós-graduação. O corpus de análise dos dados coletados envolve excertos de narrativas, extraídos dos memoriais descritivos, apresentadas por 12 professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Primeiramente, a partir da leitura exploratória dos memoriais, foram identificados excertos que estavam relacionados aos objetivos propostos, tornando possível uma leitura seletiva e a partir daí elencadas as categorias emergentes, a posteriori. Como resultados desta pesquisa, chegou-se a oito categorias principais, além do perfil das candidatas. Os resultados mostram que as professoras demonstram a expectativa em fazer parte de um curso de formação de professores, em nível de pós-graduação, para aprimorar seus conhecimentos e fazer diferente em sala de aula a partir dos novos aprendizados. O investimento em formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, considerando que o processo formativo não possui um fim em si mesmo. Percebemos que o compreendem como um processo contínuo a ser desenvolvido ao longo da carreira profissional, exigindo que os professores busquem renovação de saberes, recursos e métodos continuamente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38276
10.33448/rsd-v11i16.38276
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38276
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.38276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38276/31882
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e499111638276
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e499111638276
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e499111638276
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052801075904512