Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38276 |
Resumo: | Este artigo, de abordagem qualitativa, investiga expectativas de professoras que atuam nos anos iniciais ao buscarem um curso de pós-graduação cuja proposta pedagógica oferecida, era o enfoque de matemática numa perspectiva interdisciplinar. Para tanto, fez uso da análise de conteúdo a partir de narrativas escritas em um memorial descritivo, o qual compunha um dos itens do edital de seleção para ingresso no curso de pós-graduação. O corpus de análise dos dados coletados envolve excertos de narrativas, extraídos dos memoriais descritivos, apresentadas por 12 professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Primeiramente, a partir da leitura exploratória dos memoriais, foram identificados excertos que estavam relacionados aos objetivos propostos, tornando possível uma leitura seletiva e a partir daí elencadas as categorias emergentes, a posteriori. Como resultados desta pesquisa, chegou-se a oito categorias principais, além do perfil das candidatas. Os resultados mostram que as professoras demonstram a expectativa em fazer parte de um curso de formação de professores, em nível de pós-graduação, para aprimorar seus conhecimentos e fazer diferente em sala de aula a partir dos novos aprendizados. O investimento em formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, considerando que o processo formativo não possui um fim em si mesmo. Percebemos que o compreendem como um processo contínuo a ser desenvolvido ao longo da carreira profissional, exigindo que os professores busquem renovação de saberes, recursos e métodos continuamente. |
id |
UNIFEI_40189d7e8db845223c90e787413338c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38276 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar Expectations and conceptions of teachers working in the first years to attend a graduate degree with an interdisciplinary approach Expectativas y concepciones de los docentes que trabajan en los primeros años para cursar un posgrado con enfoque interdisciplinario Formación continuaEnseñanza-aprendizajeAños inicialesInterdisciplinariedad.Formação continuadaEnsino-aprendizagemAnos iniciaisInterdisciplinaridade.Continuing educationTeaching-learningEarly yearsInterdisciplinarity.Este artigo, de abordagem qualitativa, investiga expectativas de professoras que atuam nos anos iniciais ao buscarem um curso de pós-graduação cuja proposta pedagógica oferecida, era o enfoque de matemática numa perspectiva interdisciplinar. Para tanto, fez uso da análise de conteúdo a partir de narrativas escritas em um memorial descritivo, o qual compunha um dos itens do edital de seleção para ingresso no curso de pós-graduação. O corpus de análise dos dados coletados envolve excertos de narrativas, extraídos dos memoriais descritivos, apresentadas por 12 professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Primeiramente, a partir da leitura exploratória dos memoriais, foram identificados excertos que estavam relacionados aos objetivos propostos, tornando possível uma leitura seletiva e a partir daí elencadas as categorias emergentes, a posteriori. Como resultados desta pesquisa, chegou-se a oito categorias principais, além do perfil das candidatas. Os resultados mostram que as professoras demonstram a expectativa em fazer parte de um curso de formação de professores, em nível de pós-graduação, para aprimorar seus conhecimentos e fazer diferente em sala de aula a partir dos novos aprendizados. O investimento em formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, considerando que o processo formativo não possui um fim em si mesmo. Percebemos que o compreendem como um processo contínuo a ser desenvolvido ao longo da carreira profissional, exigindo que os professores busquem renovação de saberes, recursos e métodos continuamente.This article, with a qualitative approach, investigates the expectations of teachers who work in the early years when they seek a postgraduate course whose pedagogical proposal offered was the approach of mathematics in an interdisciplinary perspective. To do so, it used content analysis based on narratives written in a descriptive memorial, which was one of the items in the selection notice for admission to the graduate course. The corpus of analysis of the collected data involves excerpts from narratives, extracted from descriptive memorials, presented by 12 teachers from the early years of Elementary School. First, from the exploratory reading of the memorials, excerpts were identified that were related to the proposed objectives, making possible a selective reading and from there, the emerging categories were listed, a posteriori. As a result of this research, eight main categories were found, in addition other than the profile of the candidates. The results show that the teachers demonstrate the expectation of being part of a teacher training course, at the postgraduate level, to improve their knowledge and act differently in the classroom based on new learning. Investment in continuing education for teachers in the early years of elementary school is of great importance, considering that the training process does not have an end itself. We realize that they understand it as a continuous process to be developed throughout the professional career, requiring teachers to seek renewal of knowledge, sources and methods continuously.Este artículo, con un enfoque cualitativo, investiga las expectativas de los docentes que actúan en los primeros años cuando buscan un posgrado cuya propuesta pedagógica fue el abordaje de las matemáticas en una perspectiva interdisciplinaria. Para ello, utilizó el análisis de contenido a partir de relatos escritos en una memoria descriptiva, que fue uno de los ítems de la convocatoria de selección de admisión al curso de posgrado. El corpus de análisis de los datos recolectados involucra extractos de relatos, extraídos de memorias descriptivas, presentados por 12 docentes de los primeros años de la Enseñanza Fundamental. Primero, a partir de la lectura exploratoria de los memoriales, se identificaron fragmentos que se relacionaban con los objetivos propuestos, posibilitando una lectura selectiva y de ahí, se enumeraron, a posteriori, las categorías emergentes. Como resultado de esta investigación se encontraron ocho categorías principales, además del perfil de los candidatos. Los resultados muestran que los docentes manifiestan la expectativa de ser parte de un curso de formación docente, a nivel de posgrado, para mejorar sus conocimientos y hacer diferente en el aula a partir de nuevos aprendizajes. La inversión en la formación continua de los docentes en los primeros años de la enseñanza básica es de suma importancia, considerando que el proceso de formación no tiene un fin en sí mismo. Nos damos cuenta que lo entienden como un proceso continuo a desarrollar a lo largo de su carrera profesional, requiriendo que los docentes busquen continuamente la renovación de conocimientos, recursos y métodos.Research, Society and Development2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3827610.33448/rsd-v11i16.38276Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e499111638276Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e499111638276Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4991116382762525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38276/31882Copyright (c) 2022 Cláudia Maria Costa Nunes; Andrea Inês Goldschmidt; Maria Rosa Chitolina; Valesca Vargas Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Cláudia Maria CostaGoldschmidt, Andrea Inês Chitolina, Maria Rosa Vieira, Valesca Vargas2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38276Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:04.622345Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar Expectations and conceptions of teachers working in the first years to attend a graduate degree with an interdisciplinary approach Expectativas y concepciones de los docentes que trabajan en los primeros años para cursar un posgrado con enfoque interdisciplinario |
title |
Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar |
spellingShingle |
Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar Nunes, Cláudia Maria Costa Formación continua Enseñanza-aprendizaje Años iniciales Interdisciplinariedad. Formação continuada Ensino-aprendizagem Anos iniciais Interdisciplinaridade. Continuing education Teaching-learning Early years Interdisciplinarity. |
title_short |
Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar |
title_full |
Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar |
title_fullStr |
Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar |
title_sort |
Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar |
author |
Nunes, Cláudia Maria Costa |
author_facet |
Nunes, Cláudia Maria Costa Goldschmidt, Andrea Inês Chitolina, Maria Rosa Vieira, Valesca Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Goldschmidt, Andrea Inês Chitolina, Maria Rosa Vieira, Valesca Vargas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Cláudia Maria Costa Goldschmidt, Andrea Inês Chitolina, Maria Rosa Vieira, Valesca Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formación continua Enseñanza-aprendizaje Años iniciales Interdisciplinariedad. Formação continuada Ensino-aprendizagem Anos iniciais Interdisciplinaridade. Continuing education Teaching-learning Early years Interdisciplinarity. |
topic |
Formación continua Enseñanza-aprendizaje Años iniciales Interdisciplinariedad. Formação continuada Ensino-aprendizagem Anos iniciais Interdisciplinaridade. Continuing education Teaching-learning Early years Interdisciplinarity. |
description |
Este artigo, de abordagem qualitativa, investiga expectativas de professoras que atuam nos anos iniciais ao buscarem um curso de pós-graduação cuja proposta pedagógica oferecida, era o enfoque de matemática numa perspectiva interdisciplinar. Para tanto, fez uso da análise de conteúdo a partir de narrativas escritas em um memorial descritivo, o qual compunha um dos itens do edital de seleção para ingresso no curso de pós-graduação. O corpus de análise dos dados coletados envolve excertos de narrativas, extraídos dos memoriais descritivos, apresentadas por 12 professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental. Primeiramente, a partir da leitura exploratória dos memoriais, foram identificados excertos que estavam relacionados aos objetivos propostos, tornando possível uma leitura seletiva e a partir daí elencadas as categorias emergentes, a posteriori. Como resultados desta pesquisa, chegou-se a oito categorias principais, além do perfil das candidatas. Os resultados mostram que as professoras demonstram a expectativa em fazer parte de um curso de formação de professores, em nível de pós-graduação, para aprimorar seus conhecimentos e fazer diferente em sala de aula a partir dos novos aprendizados. O investimento em formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância, considerando que o processo formativo não possui um fim em si mesmo. Percebemos que o compreendem como um processo contínuo a ser desenvolvido ao longo da carreira profissional, exigindo que os professores busquem renovação de saberes, recursos e métodos continuamente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38276 10.33448/rsd-v11i16.38276 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38276 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38276/31882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e499111638276 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e499111638276 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e499111638276 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052801075904512 |