Educação em Direitos Humanos numa gestão democrática: importância da escola para uma sociedade mais justa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Katianne Jamilia Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Fabia Geisa Amaral, Santos, Maria Rosymeire Queiroz dos, Sousa, Kelly Ribeiro de, Lima, Izabel Serejo, Silva, Renata Maria da Cunha, Sousa, Stefania Rodrigues de, Caetano, Wildeson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37902
Resumo: Este estudo pretende discutir os caminhos que a escola deve trilhar para que, de fato, ela possa contribuir para o desenvolvimento de pessoas, considerando o conhecimento dos Direitos Humanos na ampliação da educação e consciência social. O processo histórico dos direitos humanos e sua disseminação para a sociedade são registrados para amparo da fundamentação teórica proposta nesta pesquisa. Levanta-se a importância da escola, as práticas pedagógicas adotadas aplicadas pelos professores para a educação do individuo social, em detrimento dos direitos essenciais. Autores como Freire, Silva, Vieira, Magendzo e Benevides amparam de forma teórica esta análise. Com efeito, fica claro a relevância de se trabalhar a temática dos Direitos Humanos nas escolas, e o quanto é importante o papel da educação na conscientização da dignidade humana, pois além de formar para a cidadania e para o trabalho, a função social da escola é a de preparar os alunos para a convivência numa cultura de diversidade, direitos e deveres socioculturais.
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Levanta-se a importância da escola, as práticas pedagógicas adotadas aplicadas pelos professores para a educação do individuo social, em detrimento dos direitos essenciais. Autores como Freire, Silva, Vieira, Magendzo e Benevides amparam de forma teórica esta análise. Com efeito, fica claro a relevância de se trabalhar a temática dos Direitos Humanos nas escolas, e o quanto é importante o papel da educação na conscientização da dignidade humana, pois além de formar para a cidadania e para o trabalho, a função social da escola é a de preparar os alunos para a convivência numa cultura de diversidade, direitos e deveres socioculturais.This study intends to discuss the paths that the school must follow so that it can, in fact, contribute to the development of people, considering the knowledge of human rights in the expansion of education and social awareness. The historical process of human rights and its dissemination to society are recorded to support the theoretical foundation proposed in this research. The importance of the school, the pedagogical practices adopted by the teachers for the education of the social individual, to the detriment of the essential rights, is raised. Authors such as Freire, Silva, Vieira, Magendzo and Benevides support this analysis theoretically. In fact, it is clear the relevance of working with the Human Rights theme in schools, and how important is the role of education in the awareness of human dignity, because besides training for citizenship and for work, the social function of the school is to prepare students for living in a culture of diversity, rights, and socio-cultural duties.Este estudio pretende discutir los caminos que la escuela debe seguir para que, de hecho, pueda contribuir al desarrollo de las personas, considerando el conocimiento de los derechos humanos en la expansión de la educación y la conciencia social. El proceso histórico de los derechos humanos y su difusión a la sociedad se registran para apoyar la base teórica propuesta en esta investigación. Se plantea la importancia de la escuela y las prácticas pedagógicas adoptadas por los profesores para la educación del individuo social, en detrimento de los derechos esenciales. Autores como Freire, Silva, Vieira, Magendzo y Benevides apoyan teóricamente este análisis. De hecho, es evidente la relevancia de trabajar el tema de los Derechos Humanos en las escuelas, y lo importante que es el papel de la educación en la concienciación de la dignidad humana, porque además de la formación para la ciudadanía y para el trabajo, la función social de la escuela es preparar a los alumnos para vivir en una cultura de la diversidad, los derechos y los deberes socioculturales.Research, Society and Development2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3790210.33448/rsd-v11i16.37902Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e271111637902Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e271111637902Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e2711116379022525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37902/31639Copyright (c) 2022 Katianne Jamilia Oliveira Nunes; Fabia Geisa Amaral Silva; Maria Rosymeire Queiroz dos Santos; Kelly Ribeiro de Sousa; Izabel Serejo Lima; Renata Maria da Cunha Silva; Stefania Rodrigues de Sousa; Wildeson Caetanohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Katianne Jamilia Oliveira Silva, Fabia Geisa Amaral Santos, Maria Rosymeire Queiroz dos Sousa, Kelly Ribeiro de Lima, Izabel Serejo Silva, Renata Maria da Cunha Sousa, Stefania Rodrigues de Caetano, Wildeson2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37902Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:52.886029Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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