Brain-computer interfaces in digital mindfulness training for metacognitive, emotional and attention regulation skills: a literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mitsea, Eleni
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Drigas, Athanasios, Skianis, Charalabos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40247
Resumo: Interfaces cérebro-computador (BCIs) são sistemas especializados que permitem aos usuários controlar aplicativos de computador usando suas ondas cerebrais. Com a chegada do equipamento de eletroencefalografia (EEG) de consumo, os sistemas controlados pelo cérebro começaram a encontrar um terreno fértil nas intervenções de treinamento mental. Uma área específica que está gradualmente ganhando mais atenção é a do treinamento de atenção plena. Neste artigo, são apresentados os resultados de uma revisão da literatura do treinamento de mindfulness assistido por BCI usando dispositivos de nível de consumo. O objetivo específico é revisar os efeitos dos BCIs incorporados em intervenções de atenção plena no treinamento de habilidades metacognitivas, emocionais e de regulação da atenção. Foram revisados artigos publicados em um período de 10 anos. Os resultados mostraram que o uso de BCIs oferece aos sujeitos a oportunidade única de autorregular as funções mentais e emocionais usando o feedback derivado de sua própria atividade cerebral. Verificou-se que os sujeitos aumentavam a consciência sobre as maneiras pelas quais as operações não conscientes influenciam os estados mentais e emocionais. Observou-se que os sujeitos aprendendo a lidar com o neurofeedback em mundos imersivos ou com o auxílio de dispositivos móveis podem desenvolver melhor habilidades de consciência e autorregulação, incluindo inibição e flexibilidade. Os ambientes de aprendizagem têm passado por rápidas mudanças impulsionadas pela evolução e disponibilidade das tecnologias digitais. Nesse sentido, os BCIs combinados com celulares e tecnologias imersivas podem apoiar a atenção plena como uma prática inovadora para o desenvolvimento cognitivo, emocional e metacognitivo. Este estudo visa contribuir para o debate sobre o uso de práticas de mindfulness assistidas por BCI como métodos proativos e estratégias de treinamento para vários grupos-alvo, como alunos, professores e trabalhadores, para alcançar bem-estar e desempenho máximo.
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spelling Brain-computer interfaces in digital mindfulness training for metacognitive, emotional and attention regulation skills: a literature review Interfaces cerebro-computadora en el entrenamiento de atención plena digital para habilidades metacognitivas, emocionales y de regulación de la atención: una revisión de la literaturaInterfaces cérebro-computador no treinamento de mindfulness digital para habilidades metacognitivas, emocionais e de regulação da atenção: uma revisão da literaturaInterfaces cerebro-computadoraDispositivos de EEG de grado de consumidorMetacogniciónHabilidades de autorregulaciónControl atencionalRegulación emocional.Interfaces cérebro-computadorDispositivos de EEG de nível de consumoMetacogniçãoHabilidades de auto-regulaçãoControle atencionalRegulação emocional.Brain-computer interfacesConsumer-grade EEG devicesMetacognitionSelf-regulation skillsAttentional controlEmotional regulation.Interfaces cérebro-computador (BCIs) são sistemas especializados que permitem aos usuários controlar aplicativos de computador usando suas ondas cerebrais. Com a chegada do equipamento de eletroencefalografia (EEG) de consumo, os sistemas controlados pelo cérebro começaram a encontrar um terreno fértil nas intervenções de treinamento mental. Uma área específica que está gradualmente ganhando mais atenção é a do treinamento de atenção plena. Neste artigo, são apresentados os resultados de uma revisão da literatura do treinamento de mindfulness assistido por BCI usando dispositivos de nível de consumo. O objetivo específico é revisar os efeitos dos BCIs incorporados em intervenções de atenção plena no treinamento de habilidades metacognitivas, emocionais e de regulação da atenção. Foram revisados artigos publicados em um período de 10 anos. Os resultados mostraram que o uso de BCIs oferece aos sujeitos a oportunidade única de autorregular as funções mentais e emocionais usando o feedback derivado de sua própria atividade cerebral. Verificou-se que os sujeitos aumentavam a consciência sobre as maneiras pelas quais as operações não conscientes influenciam os estados mentais e emocionais. Observou-se que os sujeitos aprendendo a lidar com o neurofeedback em mundos imersivos ou com o auxílio de dispositivos móveis podem desenvolver melhor habilidades de consciência e autorregulação, incluindo inibição e flexibilidade. Os ambientes de aprendizagem têm passado por rápidas mudanças impulsionadas pela evolução e disponibilidade das tecnologias digitais. Nesse sentido, os BCIs combinados com celulares e tecnologias imersivas podem apoiar a atenção plena como uma prática inovadora para o desenvolvimento cognitivo, emocional e metacognitivo. Este estudo visa contribuir para o debate sobre o uso de práticas de mindfulness assistidas por BCI como métodos proativos e estratégias de treinamento para vários grupos-alvo, como alunos, professores e trabalhadores, para alcançar bem-estar e desempenho máximo.Brain–Computer Interfaces (BCIs) are specialized systems that allow users to control computer applications using their brain waves. With the arrival of consumer-grade electroencephalography (EEG) equipment, brain-controlled systems began to find fertile ground in mental training. One particular area that is gradually gaining attention is that of mindfulness training. In this paper, the results of a literature review of BCI-assisted mindfulness training using BCI’s are presented. The specific aim is to review the effects of BCIs embedded in mindfulness interventions on training metacognitive, emotional, and attention regulation skills. Papers published the last 10 years were reviewed. The results showed that the use of BCIs provides subjects the unique opportunity to self-regulate mental and emotional functions using the feedback derived from their own brain activity. Subjects were found to raise better awareness about the ways non-conscious operations influence mental and emotional states. It was observed that subjects by learning to deal with the neurofeedback within immersive worlds or with the aid of mobile devices can better develop awareness and self-regulation skills including inhibition and flexibility. Learning environments have been undergoing rapid change driven by the evolution and availability of digital technologies. In that vein, BCIs combined with mobiles and immersive technologies could support mindfulness as an innovative practice for cognitive, emotional, and metacognitive development. This study aims to contribute to the debate about the use of BCI-assisted mindfulness practices as proactive methods and training strategies for various target groups such as students, teachers, and workers to achieve well-being and peak performance.Las interfaces cerebro-computadora (BCI) son sistemas especializados que permiten a los usuarios controlar aplicaciones informáticas utilizando sus ondas cerebrales. Con la llegada de los equipos de electroencefalografía (EEG) para consumidores, los sistemas controlados por el cerebro comenzaron a encontrar un terreno fértil en las intervenciones de entrenamiento mental. En este documento, se presentan los resultados de una revisión de la literatura sobre el entrenamiento de atención plena asistido por BCI utilizando dispositivos de grado de consumo. El objetivo específico es revisar los efectos de las BCI incluidas en las intervenciones de atención plena en el entrenamiento de habilidades metacognitivas, emocionales y de regulación de la atención. Se revisaron trabajos publicados en un período de 10 años. Los resultados mostraron que el uso de BCI brinda a los sujetos la oportunidad única de autorregular las funciones mentales y emocionales utilizando la retroalimentación derivada de su propia actividad cerebral. Se encontró que los sujetos aumentaron la conciencia sobre las formas en que las operaciones no conscientes influyen en los estados mentales y emocionales. Se observó que los sujetos, al aprender a lidiar con el neurofeedback dentro de mundos inmersivos o con la ayuda de dispositivos móviles, pueden desarrollar mejor la conciencia y las habilidades de autorregulación, incluidas la inhibición y la flexibilidad. Los entornos de aprendizaje han experimentado cambios rápidos impulsados por la evolución y disponibilidad de las tecnologías digitales. En ese sentido, las BCI combinadas con dispositivos móviles y tecnologías inmersivas podrían respaldar la atención plena como una práctica innovadora para el desarrollo cognitivo, emocional y metacognitivo. Este estudio tiene como objetivo contribuir al debate sobre el uso de las prácticas de atención plena asistidas por BCI como métodos proactivos y estrategias de capacitación para diversos grupos objetivo, como estudiantes, docentes y trabajadores, para lograr el bienestar y el máximo rendimiento.Research, Society and Development2023-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4024710.33448/rsd-v12i3.40247Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e2512340247Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e2512340247Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e25123402472525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIenghttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40247/33009Copyright (c) 2023 Eleni Mitsea; Athanasios Drigas; Charalabos Skianishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMitsea, EleniDrigas, AthanasiosSkianis, Charalabos2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40247Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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