As competências colaborativas desenvolvidas para o trabalho em equipe dentro do Projeto Pontes no enfrentamento à COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beduschi, Mariana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Xavier, Júlia Bezerra, Lago, Luana Pinho de Mesquita, Mestriner, Soraya Fernandes, Mestriner Junior, Wilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42796
Resumo: O estudo teve por objetivo investigar a disponibilidade para a aprendizagem interprofissional e o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe no Projeto Pontes no contexto da COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, e transversal de abordagem mista qualitativa e quantitativa, desenvolvido por meio da aplicação do Questionário de Medida da Disponibilidade para Aprendizagem Interprofissional com questões para caracterização do perfil e de entrevistas semiestruturadas, online, com estudantes de graduação e egressos de diferentes áreas da saúde, que participaram da gestão do Projeto Pontes entre os anos de 2020 e 2021. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Participaram do estudo 11 graduandos (2 de Odontologia e 9 de Medicina) e 2 pós-graduandos de Terapia Ocupacional, em sua maioria mulheres de 23 anos em média. Observou-se que os estudantes se situam em uma zona de conforto com disponibilidade para a aprendizagem interprofissional, que os fatores “Trabalho em Equipe” e “Atenção à Saúde” são diretamente proporcionais e que não houve significância estatística quando comparadas as respostas do curso de medicina e das demais áreas. Os dados qualitativos foram organizados nos temas: apreendendo com o outro, dialogicidade, possibilidades da formação e compromissos e aprendizagens do cuidado centrado no usuário. O contexto de aprendizagem interprofissional com cuidado centrado no usuário contribuiu para o desenvolvimento de competências colaborativas favoreceu o fortalecimento de políticas públicas inclusivas que se mostraram ainda mais necessárias dentro do contexto da COVID-19.
id UNIFEI_44a6434be56cb1ea397454e54b657a63
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42796
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling As competências colaborativas desenvolvidas para o trabalho em equipe dentro do Projeto Pontes no enfrentamento à COVID-19 The collaborative skills developed for teamwork in the Bridges Project in addressing COVID-19 Las habilidades colaborativas desarrolladas para el trabajo en equipo del Proyecto Bridges en el abordaje del COVID-19 Interprofessional educationIII-Housed personsCOVID-19.Educación interprofesionalPersonas com mala viviendaCOVID-19.Educação interprofissionalPessoas mal alojadasCOVID-19.O estudo teve por objetivo investigar a disponibilidade para a aprendizagem interprofissional e o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe no Projeto Pontes no contexto da COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, e transversal de abordagem mista qualitativa e quantitativa, desenvolvido por meio da aplicação do Questionário de Medida da Disponibilidade para Aprendizagem Interprofissional com questões para caracterização do perfil e de entrevistas semiestruturadas, online, com estudantes de graduação e egressos de diferentes áreas da saúde, que participaram da gestão do Projeto Pontes entre os anos de 2020 e 2021. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Participaram do estudo 11 graduandos (2 de Odontologia e 9 de Medicina) e 2 pós-graduandos de Terapia Ocupacional, em sua maioria mulheres de 23 anos em média. Observou-se que os estudantes se situam em uma zona de conforto com disponibilidade para a aprendizagem interprofissional, que os fatores “Trabalho em Equipe” e “Atenção à Saúde” são diretamente proporcionais e que não houve significância estatística quando comparadas as respostas do curso de medicina e das demais áreas. Os dados qualitativos foram organizados nos temas: apreendendo com o outro, dialogicidade, possibilidades da formação e compromissos e aprendizagens do cuidado centrado no usuário. O contexto de aprendizagem interprofissional com cuidado centrado no usuário contribuiu para o desenvolvimento de competências colaborativas favoreceu o fortalecimento de políticas públicas inclusivas que se mostraram ainda mais necessárias dentro do contexto da COVID-19.The study aimed to investigate the availability for interprofessional learning and the development of collaborative competencies for teamwork in the Bridges Project in the context of COVID-19. This is a descriptive, exploratory, and cross-sectional study with a mixed qualitative and quantitative approach, developed through the application of the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) with questions to characterize the profile and semi-structured online interviews with undergraduate and graduate students from different health areas who participated in the management of the Pontes Project between 2020 and 2021. The interviews were recorded, transcribed and analyzed using the thematic content analysis technique. The study included 11 undergraduate students (2 from Dentistry and 9 from Medicine) and 2 postgraduate students from Occupational Therapy, most of whom were women aged 23 years on average. It was observed that students are in a comfort zone with availability for interprofessional learning, that the factors "Teamwork" and "Health Care" are directly proportional and that there was no statistical significance when comparing the responses of the medical course and the other areas. The qualitative data were organized into the following themes: learning from the other, dialogicity, educational possibilities, and commitments and learning from user-centered care. The context of interprofessional learning with user-centered care contributed to the development of collaborative competencies and favored the strengthening of inclusive public policies that proved to be even more necessary within the context of COVID-19.El estudio tuvo como objetivo investigar la disponibilidad para el aprendizaje interprofesional y el desarrollo de competencias colaborativas para el trabajo en equipo en el Proyecto Puentes en el contexto del COVID-19. Un estudio descriptivo, exploratorio y transversal con un enfoque mixto cualitativo y cuantitativo, con aplicación del Cuestionario de Medición de la Disponibilidad para el Aprendizaje Interprofesional con preguntas para caracterizar el perfil y entrevistas semiestructuradas en línea a estudiantes de pregrado y posgrado de diferentes áreas de la salud que participaron en la gestión del Proyecto Puentes entre 2020 y 2021. Las entrevistas fueron grabadas, transcritas y analizadas mediante la técnica de análisis de contenido temático. En el estudio participaron 11 estudiantes de grado (2 de Odontología y 9 de Medicina) y 2 de posgrado de Terapia Ocupacional, la mayoría mujeres con una media de edad de 23 años. Los estudiantes se encuentran en una zona de confort con disponibilidad para el aprendizaje interprofesional, que los factores "Trabajo en equipo" y "Atención sanitaria" son directamente proporcionales y que no hubo significación estadística al comparar las respuestas del curso de Medicina y las demás áreas. Los datos se organizaron en los temas: aprendizaje con el otro, dialogicidad, posibilidades de formación y compromisos y aprendizaje sobre la atención centrada en el usuario. El contexto de aprendizaje interprofesional con atención centrada en el usuario contribuyó al desarrollo de competencias colaborativas y favoreció el fortalecimiento de políticas públicas inclusivas que han demostrado ser aún más necesarias en el contexto del COVID-19.Research, Society and Development2023-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4279610.33448/rsd-v12i8.42796Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e10012842796Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e10012842796Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e100128427962525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42796/34622Copyright (c) 2023 Mariana Beduschi; Júlia Bezerra Xavier; Luana Pinho de Mesquita Lago; Soraya Fernandes Mestriner; Wilson Mestriner Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBeduschi, MarianaXavier, Júlia Bezerra Lago, Luana Pinho de Mesquita Mestriner, Soraya Fernandes Mestriner Junior, Wilson 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42796Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv As competências colaborativas desenvolvidas para o trabalho em equipe dentro do Projeto Pontes no enfrentamento à COVID-19
The collaborative skills developed for teamwork in the Bridges Project in addressing COVID-19
Las habilidades colaborativas desarrolladas para el trabajo en equipo del Proyecto Bridges en el abordaje del COVID-19
title As competências colaborativas desenvolvidas para o trabalho em equipe dentro do Projeto Pontes no enfrentamento à COVID-19
spellingShingle As competências colaborativas desenvolvidas para o trabalho em equipe dentro do Projeto Pontes no enfrentamento à COVID-19
Beduschi, Mariana
Interprofessional education
III-Housed persons
COVID-19.
Educación interprofesional
Personas com mala vivienda
COVID-19.
Educação interprofissional
Pessoas mal alojadas
COVID-19.
title_short As competências colaborativas desenvolvidas para o trabalho em equipe dentro do Projeto Pontes no enfrentamento à COVID-19
title_full As competências colaborativas desenvolvidas para o trabalho em equipe dentro do Projeto Pontes no enfrentamento à COVID-19
title_fullStr As competências colaborativas desenvolvidas para o trabalho em equipe dentro do Projeto Pontes no enfrentamento à COVID-19
title_full_unstemmed As competências colaborativas desenvolvidas para o trabalho em equipe dentro do Projeto Pontes no enfrentamento à COVID-19
title_sort As competências colaborativas desenvolvidas para o trabalho em equipe dentro do Projeto Pontes no enfrentamento à COVID-19
author Beduschi, Mariana
author_facet Beduschi, Mariana
Xavier, Júlia Bezerra
Lago, Luana Pinho de Mesquita
Mestriner, Soraya Fernandes
Mestriner Junior, Wilson
author_role author
author2 Xavier, Júlia Bezerra
Lago, Luana Pinho de Mesquita
Mestriner, Soraya Fernandes
Mestriner Junior, Wilson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beduschi, Mariana
Xavier, Júlia Bezerra
Lago, Luana Pinho de Mesquita
Mestriner, Soraya Fernandes
Mestriner Junior, Wilson
dc.subject.por.fl_str_mv Interprofessional education
III-Housed persons
COVID-19.
Educación interprofesional
Personas com mala vivienda
COVID-19.
Educação interprofissional
Pessoas mal alojadas
COVID-19.
topic Interprofessional education
III-Housed persons
COVID-19.
Educación interprofesional
Personas com mala vivienda
COVID-19.
Educação interprofissional
Pessoas mal alojadas
COVID-19.
description O estudo teve por objetivo investigar a disponibilidade para a aprendizagem interprofissional e o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe no Projeto Pontes no contexto da COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, e transversal de abordagem mista qualitativa e quantitativa, desenvolvido por meio da aplicação do Questionário de Medida da Disponibilidade para Aprendizagem Interprofissional com questões para caracterização do perfil e de entrevistas semiestruturadas, online, com estudantes de graduação e egressos de diferentes áreas da saúde, que participaram da gestão do Projeto Pontes entre os anos de 2020 e 2021. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Participaram do estudo 11 graduandos (2 de Odontologia e 9 de Medicina) e 2 pós-graduandos de Terapia Ocupacional, em sua maioria mulheres de 23 anos em média. Observou-se que os estudantes se situam em uma zona de conforto com disponibilidade para a aprendizagem interprofissional, que os fatores “Trabalho em Equipe” e “Atenção à Saúde” são diretamente proporcionais e que não houve significância estatística quando comparadas as respostas do curso de medicina e das demais áreas. Os dados qualitativos foram organizados nos temas: apreendendo com o outro, dialogicidade, possibilidades da formação e compromissos e aprendizagens do cuidado centrado no usuário. O contexto de aprendizagem interprofissional com cuidado centrado no usuário contribuiu para o desenvolvimento de competências colaborativas favoreceu o fortalecimento de políticas públicas inclusivas que se mostraram ainda mais necessárias dentro do contexto da COVID-19.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42796
10.33448/rsd-v12i8.42796
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42796
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42796/34622
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e10012842796
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e10012842796
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e10012842796
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052628763410432