Desenvolvimento das competências colaborativas para o trabalho interprofissional hospitalar no enfrentamento da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eilert, Denys Tietbol Wolkmann
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ghisleni, Angela Peña, Sbruzzi, Graciele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262991
Resumo: A Organização Mundial da Saúde reconhece o modelo de práticas colaborativas para enfrentamento das altas demandas de trabalho em saúde, apesar de existirem barreiras para sua implementação. Num contexto adverso e de investimentos reduzidos na saúde, a pandemia da COVID-19 desafiou profissionais da saúde a desenvolver, conforme pre-conizadas na literatura, competências para o trabalho interprofissional e colaborativo com o objetivo de oferecer uma assistência mais eficiente. Esta pesquisa objetiva iden-tificar e analisar as competências colaborativas que foram desenvolvidas para atuar no enfrentamento da pandemia sob a perspectiva da interprofissionalidade e da visão dos profissionais do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS, Brasil), hospital público e vinculado ao ensino, referência no atendimento aos pacientes com COVID-19. O estu-do é qualitativo do tipo estudo de caso, foram realizadas entrevistas com 18 profissio-nais das equipes assistenciais COVID-19 do HCPA (fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos). A partir da seleção e classificação das falas, a análise de conteúdo foi realizada para interpretação dos dados objetivos e subjetivos e para compreensão do corpus dos dados coletados. Observou-se, apesar dos desacordos quanto à tomada de decisão, o desenvolvimento das competências interprofissionais: respeito, compreensão dos papéis, liderança, solução de conflitos, compartilhamento de decisões e conhecimentos, cuidado centrado nos usuários e comunicação, sendo esta identificada como basilar para o trabalho interprofissional e desenvolvimento das demais competências.
id UFRGS-2_992964a01b3b1bb4bf542d542795469d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262991
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Eilert, Denys Tietbol WolkmannGhisleni, Angela PeñaSbruzzi, Graciele2023-08-02T03:31:17Z20222525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/262991001161595A Organização Mundial da Saúde reconhece o modelo de práticas colaborativas para enfrentamento das altas demandas de trabalho em saúde, apesar de existirem barreiras para sua implementação. Num contexto adverso e de investimentos reduzidos na saúde, a pandemia da COVID-19 desafiou profissionais da saúde a desenvolver, conforme pre-conizadas na literatura, competências para o trabalho interprofissional e colaborativo com o objetivo de oferecer uma assistência mais eficiente. Esta pesquisa objetiva iden-tificar e analisar as competências colaborativas que foram desenvolvidas para atuar no enfrentamento da pandemia sob a perspectiva da interprofissionalidade e da visão dos profissionais do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS, Brasil), hospital público e vinculado ao ensino, referência no atendimento aos pacientes com COVID-19. O estu-do é qualitativo do tipo estudo de caso, foram realizadas entrevistas com 18 profissio-nais das equipes assistenciais COVID-19 do HCPA (fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos). A partir da seleção e classificação das falas, a análise de conteúdo foi realizada para interpretação dos dados objetivos e subjetivos e para compreensão do corpus dos dados coletados. Observou-se, apesar dos desacordos quanto à tomada de decisão, o desenvolvimento das competências interprofissionais: respeito, compreensão dos papéis, liderança, solução de conflitos, compartilhamento de decisões e conhecimentos, cuidado centrado nos usuários e comunicação, sendo esta identificada como basilar para o trabalho interprofissional e desenvolvimento das demais competências.The World Health Organization recognizes collaborative practices to face the high demands of health work, despite the existence of barriers to its implementation. In an adverse context and with reduced investments in health, the COVID-19 pandemic challenged health professionals to develop, as recommended in the literature, competencies for interprofessional and collaborative work to offer more efficient care. This research aims to identify and analyze the collaborative competencies developed to face the pandemic from the perspective of interprofessionality and the view of professionals of HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS, Brazil), public hospital linked to teaching, reference in the care of patients with COVID-19. The study is a qualitative case study, interviews were conducted with 18 professionals from the COVID-19 assistance teams of HCPA (physiotherapists, doctors, nurses, speech therapists, nutritionists and psychologists). From the selection and classification of the speeches, content analysis was carried out to interpret the objective and subjective data and to understand the corpus of collected data. It was observed, despite the disagreements regarding deci-sion-making, the development of interprofessional competencies: respect, understanding of roles, leadership, conflict resolution, sharing decisions and knowledge, patient-centered care, and communication, which was identified as essential for interprofessional work and the development of the other competencies.La Organización Mundial de la Salud reconoce las prácticas colaborativas para enfrentar las altas exigencias del trabajo en salud, a pesar de la existencia de barreras para su implementación. En un contexto adverso y con inversiones reducidas en salud, la pandemia de la COVID-19 desafió a los profesionales de la salud a desarrollar, como recomienda la literatura, competencias para el trabajo interprofesional y colaborativo para ofrecer una atención más eficiente. Esta investigación tiene como objetivo identificar y analizar las competencias colab-orativas desarrolladas para enfrentar la pandemia desde la perspectiva de la interprofesionalidad y la visión de los profesionales del HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS, Brasil), hospital público vinculado a la docencia, referencia en la atención a pacientes con COVID-19. El estudio es un estudio de caso cualitativo, se realizaron entrevistas a 18 profesionales de los equipos asistenciales COVID-19 del HCPA (fisioterapeutas, médicos, enfermeros, logopedas, nutricionistas y psicólogos). A partir de la selección y clasificación de los dis-cursos, se realizó un análisis de contenido para interpretar los datos objetivos y subjetivos y para comprender el corpus de datos recopilados. Se observó, a pesar de los desacuerdos en cuanto a la toma de decisiones, el desarrollo de competencias interprofesionales: respeto, comprensión de roles, liderazgo, resolución de con-flictos, compartir decisiones y saberes, atención centrada en el paciente y comunicación, que fue identificada como fundamental para el trabajo interprofesional y el desarrollo de las demás competencias.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre, RS. Vol. 6, n. 2 (ago./ dez 2022), p. 1-15COVID-19 (Doença)Atenção à saúdeRelações interprofissionaisCOVID-19Patient care teamInterprofessional RelationsCOVID-19Grupo de Atención al PacienteRelaciones InterprofesionalesDesenvolvimento das competências colaborativas para o trabalho interprofissional hospitalar no enfrentamento da COVID-19Development of collaborative competencies for interprofessional hospital acting in facing COVID-19 Desarrollo de competencias colaborativas para la actuación hospitalaria interprofesional frente al COVID-19 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161595.pdf.txt001161595.pdf.txtExtracted Texttext/plain54680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262991/2/001161595.pdf.txt197b317d5f1f525374b8d7a1b4b56d1dMD52ORIGINAL001161595.pdfTexto completoapplication/pdf376043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262991/1/001161595.pdf80aed60b881469f7d22bf090afa2cf9dMD5110183/2629912024-08-21 06:39:40.845729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262991Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-21T09:39:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento das competências colaborativas para o trabalho interprofissional hospitalar no enfrentamento da COVID-19
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Development of collaborative competencies for interprofessional hospital acting in facing COVID-19
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Desarrollo de competencias colaborativas para la actuación hospitalaria interprofesional frente al COVID-19
title Desenvolvimento das competências colaborativas para o trabalho interprofissional hospitalar no enfrentamento da COVID-19
spellingShingle Desenvolvimento das competências colaborativas para o trabalho interprofissional hospitalar no enfrentamento da COVID-19
Eilert, Denys Tietbol Wolkmann
COVID-19 (Doença)
Atenção à saúde
Relações interprofissionais
COVID-19
Patient care team
Interprofessional Relations
COVID-19
Grupo de Atención al Paciente
Relaciones Interprofesionales
title_short Desenvolvimento das competências colaborativas para o trabalho interprofissional hospitalar no enfrentamento da COVID-19
title_full Desenvolvimento das competências colaborativas para o trabalho interprofissional hospitalar no enfrentamento da COVID-19
title_fullStr Desenvolvimento das competências colaborativas para o trabalho interprofissional hospitalar no enfrentamento da COVID-19
title_full_unstemmed Desenvolvimento das competências colaborativas para o trabalho interprofissional hospitalar no enfrentamento da COVID-19
title_sort Desenvolvimento das competências colaborativas para o trabalho interprofissional hospitalar no enfrentamento da COVID-19
author Eilert, Denys Tietbol Wolkmann
author_facet Eilert, Denys Tietbol Wolkmann
Ghisleni, Angela Peña
Sbruzzi, Graciele
author_role author
author2 Ghisleni, Angela Peña
Sbruzzi, Graciele
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eilert, Denys Tietbol Wolkmann
Ghisleni, Angela Peña
Sbruzzi, Graciele
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19 (Doença)
Atenção à saúde
Relações interprofissionais
topic COVID-19 (Doença)
Atenção à saúde
Relações interprofissionais
COVID-19
Patient care team
Interprofessional Relations
COVID-19
Grupo de Atención al Paciente
Relaciones Interprofesionales
dc.subject.eng.fl_str_mv COVID-19
Patient care team
Interprofessional Relations
dc.subject.spa.fl_str_mv COVID-19
Grupo de Atención al Paciente
Relaciones Interprofesionales
description A Organização Mundial da Saúde reconhece o modelo de práticas colaborativas para enfrentamento das altas demandas de trabalho em saúde, apesar de existirem barreiras para sua implementação. Num contexto adverso e de investimentos reduzidos na saúde, a pandemia da COVID-19 desafiou profissionais da saúde a desenvolver, conforme pre-conizadas na literatura, competências para o trabalho interprofissional e colaborativo com o objetivo de oferecer uma assistência mais eficiente. Esta pesquisa objetiva iden-tificar e analisar as competências colaborativas que foram desenvolvidas para atuar no enfrentamento da pandemia sob a perspectiva da interprofissionalidade e da visão dos profissionais do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS, Brasil), hospital público e vinculado ao ensino, referência no atendimento aos pacientes com COVID-19. O estu-do é qualitativo do tipo estudo de caso, foram realizadas entrevistas com 18 profissio-nais das equipes assistenciais COVID-19 do HCPA (fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos). A partir da seleção e classificação das falas, a análise de conteúdo foi realizada para interpretação dos dados objetivos e subjetivos e para compreensão do corpus dos dados coletados. Observou-se, apesar dos desacordos quanto à tomada de decisão, o desenvolvimento das competências interprofissionais: respeito, compreensão dos papéis, liderança, solução de conflitos, compartilhamento de decisões e conhecimentos, cuidado centrado nos usuários e comunicação, sendo esta identificada como basilar para o trabalho interprofissional e desenvolvimento das demais competências.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-02T03:31:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262991
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-507X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161595
identifier_str_mv 2525-507X
001161595
url http://hdl.handle.net/10183/262991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre, RS. Vol. 6, n. 2 (ago./ dez 2022), p. 1-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262991/2/001161595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262991/1/001161595.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 197b317d5f1f525374b8d7a1b4b56d1d
80aed60b881469f7d22bf090afa2cf9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447833815285760