Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35879 |
Resumo: | Esse estudo tem por objetivo investigar congruentes entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física escolar na literatura acerca da metodologia multicultural no âmbito da Educação Física, como ferramenta inclusiva na valorização da diversidade cultural e de que forma pode contribuir na formação de um indivíduo crítico e socializado, alicerçado no respeito e dignidade do outro. O procedimento metodológico utilizado para este artigo foi à revisão narrativa. O artigo apresenta um breve histórico sobre a educação física e as contribuições do multiculturalismo de forma inclusiva, embasados na ideia de que a cultura é um subsídio que nutre todo o processo educacional e que tem papel de suma importância no desenvolvimento infantil e no processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. O aprendizado multicultural na educação física promove uma visão integral de corpo e de mundo, pois não é possível isolar tais saberes do contexto que ele está inserido. Valorizando a diversidade cultural, buscando ampliar o conhecimento histórico, político e social através de estudos, reconhecimentos e vivências das culturas, contribuindo na formação do indivíduo crítico e socializado. |
id |
UNIFEI_45060ab84a684ef396ea878f66c94412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35879 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação FísicaRelations between multiculturalism, inclusion and Physical EducationRelaciones entre multiculturalidad, inclusión y Educación FísicaPhysical EducationMulticulturalismInclusion.Educación FísicaMulticulturalismoInclusión.Educação FísicaMulticulturalismoInclusão.Esse estudo tem por objetivo investigar congruentes entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física escolar na literatura acerca da metodologia multicultural no âmbito da Educação Física, como ferramenta inclusiva na valorização da diversidade cultural e de que forma pode contribuir na formação de um indivíduo crítico e socializado, alicerçado no respeito e dignidade do outro. O procedimento metodológico utilizado para este artigo foi à revisão narrativa. O artigo apresenta um breve histórico sobre a educação física e as contribuições do multiculturalismo de forma inclusiva, embasados na ideia de que a cultura é um subsídio que nutre todo o processo educacional e que tem papel de suma importância no desenvolvimento infantil e no processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. O aprendizado multicultural na educação física promove uma visão integral de corpo e de mundo, pois não é possível isolar tais saberes do contexto que ele está inserido. Valorizando a diversidade cultural, buscando ampliar o conhecimento histórico, político e social através de estudos, reconhecimentos e vivências das culturas, contribuindo na formação do indivíduo crítico e socializado.This study aims to investigate congruences between multiculturalism, inclusion and school Physical Education in the literature about the multicultural methodology in the scope of Physical Education, as an inclusive tool in the appreciation of cultural diversity and how it can contribute to the formation of a critical individual and socialized, based on the respect and dignity of the other. The methodological procedure used for this article was the narrative review. The article presents a brief history of physical education and the contributions of multiculturalism in an inclusive way, based on the idea that culture is a subsidy that nourishes the entire educational process and that plays an extremely important role in child development and in the teaching-learning process of the individual. Multicultural learning in physical education promotes an integral view of the body and the world, as it is not possible to isolate such knowledge from the context in which it is inserted. Valuing cultural diversity, seeking to expand historical, political and social knowledge through studies, recognition and experiences of cultures, contributing to the formation of the critical and socialized individual.Este estudio tiene como objetivo investigar congruencias entre multiculturalismo, inclusión y Educación Física escolar en la literatura sobre la metodología multicultural en el ámbito de la Educación Física, como herramienta inclusiva en la apreciación de la diversidad cultural y cómo puede contribuir a la formación de un individuo crítico y socializado, basado en el respeto y la dignidad del otro. El procedimiento metodológico utilizado para este artículo fue la revisión narrativa. El artículo presenta una breve historia de la educación física y los aportes de la multiculturalidad de manera inclusiva, partiendo de la idea de que la cultura es un subsidio que nutre todo el proceso educativo y que juega un papel sumamente importante en el desarrollo infantil y en el proceso de enseñanza-aprendizaje del individuo. El aprendizaje multicultural en educación física promueve una visión integral del cuerpo y del mundo, ya que no es posible aislar tal conocimiento del contexto en el que se inserta. Valorar la diversidad cultural, buscando ampliar el conocimiento histórico, político y social a través del estudio, reconocimiento y vivencia de las culturas, contribuyendo a la formación del individuo crítico y socializado.Research, Society and Development2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3587910.33448/rsd-v11i14.35879Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e27111435879Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e27111435879Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e271114358792525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35879/30094Copyright (c) 2022 Jessyca Marchon Moulaz; Renata Osborne; Jussara de Souza Soares; Yan Inácio da Silva; Fabiana da Silva Conceiçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoulaz, Jessyca MarchonOsborne, RenataSoares, Jussara de Souza Silva, Yan Inácio da Conceição, Fabiana da Silva 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35879Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:37.919223Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física Relations between multiculturalism, inclusion and Physical Education Relaciones entre multiculturalidad, inclusión y Educación Física |
title |
Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física |
spellingShingle |
Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física Moulaz, Jessyca Marchon Physical Education Multiculturalism Inclusion. Educación Física Multiculturalismo Inclusión. Educação Física Multiculturalismo Inclusão. |
title_short |
Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física |
title_full |
Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física |
title_fullStr |
Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física |
title_full_unstemmed |
Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física |
title_sort |
Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física |
author |
Moulaz, Jessyca Marchon |
author_facet |
Moulaz, Jessyca Marchon Osborne, Renata Soares, Jussara de Souza Silva, Yan Inácio da Conceição, Fabiana da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Osborne, Renata Soares, Jussara de Souza Silva, Yan Inácio da Conceição, Fabiana da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moulaz, Jessyca Marchon Osborne, Renata Soares, Jussara de Souza Silva, Yan Inácio da Conceição, Fabiana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physical Education Multiculturalism Inclusion. Educación Física Multiculturalismo Inclusión. Educação Física Multiculturalismo Inclusão. |
topic |
Physical Education Multiculturalism Inclusion. Educación Física Multiculturalismo Inclusión. Educação Física Multiculturalismo Inclusão. |
description |
Esse estudo tem por objetivo investigar congruentes entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física escolar na literatura acerca da metodologia multicultural no âmbito da Educação Física, como ferramenta inclusiva na valorização da diversidade cultural e de que forma pode contribuir na formação de um indivíduo crítico e socializado, alicerçado no respeito e dignidade do outro. O procedimento metodológico utilizado para este artigo foi à revisão narrativa. O artigo apresenta um breve histórico sobre a educação física e as contribuições do multiculturalismo de forma inclusiva, embasados na ideia de que a cultura é um subsídio que nutre todo o processo educacional e que tem papel de suma importância no desenvolvimento infantil e no processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. O aprendizado multicultural na educação física promove uma visão integral de corpo e de mundo, pois não é possível isolar tais saberes do contexto que ele está inserido. Valorizando a diversidade cultural, buscando ampliar o conhecimento histórico, político e social através de estudos, reconhecimentos e vivências das culturas, contribuindo na formação do indivíduo crítico e socializado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35879 10.33448/rsd-v11i14.35879 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35879 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.35879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35879/30094 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e27111435879 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e27111435879 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e27111435879 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052772904861696 |