Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moulaz, Jessyca Marchon
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Osborne, Renata, Soares, Jussara de Souza, Silva, Yan Inácio da, Conceição, Fabiana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35879
Resumo: Esse estudo tem por objetivo investigar congruentes entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física escolar na literatura acerca da metodologia multicultural no âmbito da Educação Física, como ferramenta inclusiva na valorização da diversidade cultural e de que forma pode contribuir na formação de um indivíduo crítico e socializado, alicerçado no respeito e dignidade do outro. O procedimento metodológico utilizado para este artigo foi à revisão narrativa. O artigo apresenta um breve histórico sobre a educação física e as contribuições do multiculturalismo de forma inclusiva, embasados na ideia de que a cultura é um subsídio que nutre todo o processo educacional e que tem papel de suma importância no desenvolvimento infantil e no processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. O aprendizado multicultural na educação física promove uma visão integral de corpo e de mundo, pois não é possível isolar tais saberes do contexto que ele está inserido. Valorizando a diversidade cultural, buscando ampliar o conhecimento histórico, político e social através de estudos, reconhecimentos e vivências das culturas, contribuindo na formação do indivíduo crítico e socializado.
id UNIFEI_45060ab84a684ef396ea878f66c94412
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35879
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação FísicaRelations between multiculturalism, inclusion and Physical EducationRelaciones entre multiculturalidad, inclusión y Educación FísicaPhysical EducationMulticulturalismInclusion.Educación FísicaMulticulturalismoInclusión.Educação FísicaMulticulturalismoInclusão.Esse estudo tem por objetivo investigar congruentes entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física escolar na literatura acerca da metodologia multicultural no âmbito da Educação Física, como ferramenta inclusiva na valorização da diversidade cultural e de que forma pode contribuir na formação de um indivíduo crítico e socializado, alicerçado no respeito e dignidade do outro. O procedimento metodológico utilizado para este artigo foi à revisão narrativa. O artigo apresenta um breve histórico sobre a educação física e as contribuições do multiculturalismo de forma inclusiva, embasados na ideia de que a cultura é um subsídio que nutre todo o processo educacional e que tem papel de suma importância no desenvolvimento infantil e no processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. O aprendizado multicultural na educação física promove uma visão integral de corpo e de mundo, pois não é possível isolar tais saberes do contexto que ele está inserido. Valorizando a diversidade cultural, buscando ampliar o conhecimento histórico, político e social através de estudos, reconhecimentos e vivências das culturas, contribuindo na formação do indivíduo crítico e socializado.This study aims to investigate congruences between multiculturalism, inclusion and school Physical Education in the literature about the multicultural methodology in the scope of Physical Education, as an inclusive tool in the appreciation of cultural diversity and how it can contribute to the formation of a critical individual and socialized, based on the respect and dignity of the other. The methodological procedure used for this article was the narrative review. The article presents a brief history of physical education and the contributions of multiculturalism in an inclusive way, based on the idea that culture is a subsidy that nourishes the entire educational process and that plays an extremely important role in child development and in the teaching-learning process of the individual. Multicultural learning in physical education promotes an integral view of the body and the world, as it is not possible to isolate such knowledge from the context in which it is inserted. Valuing cultural diversity, seeking to expand historical, political and social knowledge through studies, recognition and experiences of cultures, contributing to the formation of the critical and socialized individual.Este estudio tiene como objetivo investigar congruencias entre multiculturalismo, inclusión y Educación Física escolar en la literatura sobre la metodología multicultural en el ámbito de la Educación Física, como herramienta inclusiva en la apreciación de la diversidad cultural y cómo puede contribuir a la formación de un individuo crítico y socializado, basado ​​en el respeto y la dignidad del otro. El procedimiento metodológico utilizado para este artículo fue la revisión narrativa. El artículo presenta una breve historia de la educación física y los aportes de la multiculturalidad de manera inclusiva, partiendo de la idea de que la cultura es un subsidio que nutre todo el proceso educativo y que juega un papel sumamente importante en el desarrollo infantil y en el proceso de enseñanza-aprendizaje del individuo. El aprendizaje multicultural en educación física promueve una visión integral del cuerpo y del mundo, ya que no es posible aislar tal conocimiento del contexto en el que se inserta. Valorar la diversidad cultural, buscando ampliar el conocimiento histórico, político y social a través del estudio, reconocimiento y vivencia de las culturas, contribuyendo a la formación del individuo crítico y socializado.Research, Society and Development2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3587910.33448/rsd-v11i14.35879Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e27111435879Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e27111435879Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e271114358792525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35879/30094Copyright (c) 2022 Jessyca Marchon Moulaz; Renata Osborne; Jussara de Souza Soares; Yan Inácio da Silva; Fabiana da Silva Conceiçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoulaz, Jessyca MarchonOsborne, RenataSoares, Jussara de Souza Silva, Yan Inácio da Conceição, Fabiana da Silva 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35879Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:37.919223Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física
Relations between multiculturalism, inclusion and Physical Education
Relaciones entre multiculturalidad, inclusión y Educación Física
title Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física
spellingShingle Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física
Moulaz, Jessyca Marchon
Physical Education
Multiculturalism
Inclusion.
Educación Física
Multiculturalismo
Inclusión.
Educação Física
Multiculturalismo
Inclusão.
title_short Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física
title_full Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física
title_fullStr Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física
title_full_unstemmed Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física
title_sort Relações entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física
author Moulaz, Jessyca Marchon
author_facet Moulaz, Jessyca Marchon
Osborne, Renata
Soares, Jussara de Souza
Silva, Yan Inácio da
Conceição, Fabiana da Silva
author_role author
author2 Osborne, Renata
Soares, Jussara de Souza
Silva, Yan Inácio da
Conceição, Fabiana da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moulaz, Jessyca Marchon
Osborne, Renata
Soares, Jussara de Souza
Silva, Yan Inácio da
Conceição, Fabiana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Physical Education
Multiculturalism
Inclusion.
Educación Física
Multiculturalismo
Inclusión.
Educação Física
Multiculturalismo
Inclusão.
topic Physical Education
Multiculturalism
Inclusion.
Educación Física
Multiculturalismo
Inclusión.
Educação Física
Multiculturalismo
Inclusão.
description Esse estudo tem por objetivo investigar congruentes entre o multiculturalismo, a inclusão e a Educação Física escolar na literatura acerca da metodologia multicultural no âmbito da Educação Física, como ferramenta inclusiva na valorização da diversidade cultural e de que forma pode contribuir na formação de um indivíduo crítico e socializado, alicerçado no respeito e dignidade do outro. O procedimento metodológico utilizado para este artigo foi à revisão narrativa. O artigo apresenta um breve histórico sobre a educação física e as contribuições do multiculturalismo de forma inclusiva, embasados na ideia de que a cultura é um subsídio que nutre todo o processo educacional e que tem papel de suma importância no desenvolvimento infantil e no processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. O aprendizado multicultural na educação física promove uma visão integral de corpo e de mundo, pois não é possível isolar tais saberes do contexto que ele está inserido. Valorizando a diversidade cultural, buscando ampliar o conhecimento histórico, político e social através de estudos, reconhecimentos e vivências das culturas, contribuindo na formação do indivíduo crítico e socializado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35879
10.33448/rsd-v11i14.35879
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35879
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.35879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35879/30094
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e27111435879
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e27111435879
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e27111435879
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052772904861696