Ações com mapas conceituais em prol da aprendizagem e da comunicação sobre diversidade biológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aciole, Douglas de Souza Braga
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Filgueira , Anne Albuquerque, Viera, Maria Tereza Mendes, Viana, Suynara Raquel dos Santos, Xavier, Thiago Jesus da Silva, Santos, Roberto Lima, Araújo-de-Almeida , Elineí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37776
Resumo: Para enfatizar o protagonismo do estudante, ao promover o ensino e aprendizagem, é necessário a utilização de metodologias ativas. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa foi evidenciar diferentes pontos visualizados em publicações, desenvolvidas ao longo de quatro anos de efetivação de projetos de ensino, explorando o tema invertebrados por meio de mapas conceituais. Utilizando-se de elementos da análise de conteúdo sistematizada por Laurence Bardin, procedeu-se a estruturação de uma amostra de estudo para determinação das categorias emergentes relativas às produções realizadas no percurso de efetivação dos quatro projetos em análise. Foram detectadas inovações diferenciadas ao longo dos quatro anos consecutivos de realização das atividades, destacando-se: a) aplicação da técnica de mapeamento conceitual em zoologia utilizando mapas de referência, b) construção de mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade animal, c) reforços à divulgação da biodiversidade por meio de mapas conceituais, d) evidências à Convenção sobre Diversidade Biológica e a perspectiva filogenética nos mapas conceituais. Vale ressaltar que o estudo dos invertebrados, sob a ótica da biodiversidade e por meio de mapas conceituais, fomenta a contextualização do conhecimento e contribui para formar cidadãos conscientes de sua parcela de responsabilidade com os valores ambientais, para que as gerações futuras sejam também beneficiadas com as ações realizadas no presente.
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Utilizando-se de elementos da análise de conteúdo sistematizada por Laurence Bardin, procedeu-se a estruturação de uma amostra de estudo para determinação das categorias emergentes relativas às produções realizadas no percurso de efetivação dos quatro projetos em análise. Foram detectadas inovações diferenciadas ao longo dos quatro anos consecutivos de realização das atividades, destacando-se: a) aplicação da técnica de mapeamento conceitual em zoologia utilizando mapas de referência, b) construção de mapas conceituais para aprendizagem e comunicação sobre a biodiversidade animal, c) reforços à divulgação da biodiversidade por meio de mapas conceituais, d) evidências à Convenção sobre Diversidade Biológica e a perspectiva filogenética nos mapas conceituais. Vale ressaltar que o estudo dos invertebrados, sob a ótica da biodiversidade e por meio de mapas conceituais, fomenta a contextualização do conhecimento e contribui para formar cidadãos conscientes de sua parcela de responsabilidade com os valores ambientais, para que as gerações futuras sejam também beneficiadas com as ações realizadas no presente.To emphasize the role of the student, when promoting teaching and learning, it is necessary to use active methodologies. From this perspective, the objective of the research was to highlight different points visualized in publications, developed over four years of effective teaching projects, exploring invertebrates through concept maps. Using elements of the content analysis systematized by Laurence Bardin, a study sample was structured to determine the emerging categories related to the productions carried out in the course of the four projects under analysis. Different innovations were detected over the four consecutive years of activities, such as: a) application of the conceptual mapping technique in zoology using reference maps, b) construction of concept maps for learning and communication about animal biodiversity, c) reinforcements to the dissemination of biodiversity through concept maps, d) referral to the Convention on Biological Diversity and the phylogenetic perspective in concept maps. It is noteworthy that the study of invertebrates, from the perspective of biodiversity and using concept maps, fosters the contextualization of knowledge and contributes to forming citizens who are aware of their share of responsibility towards environmental values, so that future generations can also benefit from the actions carried out in the present.Para enfatizar el papel del estudiante en la promoción de la enseñanza y el aprendizaje sobre la biodiversidad animal, es necesario utilizar metodologías activas. En perspectiva, resaltar puntos significativos de una trayectoria vivida por estudiantes que mapearon conceptos cuya producción fue documentada en varias publicaciones a lo largo de cuatro años de implementación de diversos proyectos didácticos orientados al estudio de la biodiversidad animal a través de mapas conceptuales. Utilizando elementos del análisis de contenido sistematizado por Laurence Bardin, se estructuró una muestra de estudio como guía para determinar las categorías emergentes relacionadas con las producciones realizadas en el transcurso de la aplicación de cuatro proyectos didácticos. Se detectaron innovaciones representativas a lo largo de cuatro años consecutivos de implementación, destacándose: a) uso de la técnica de mapas conceptuales en zoología utilizando mapas de referencia, b) construcción de mapas conceptuales para el aprendizaje y comunicación sobre biodiversidad, c) refuerzos a la difusión de información sobre biodiversidad a través de mapas conceptuales centrados en el estudio de invertebrados, d) evidencia al Convenio sobre la Diversidad Biológica y la perspectiva filogenética en los mapas conceptuales. Es de destacar que el estudio de los animales, desde la perspectiva de la biodiversidad, utilizando mapas conceptuales, favorece la contextualización del conocimiento y contribuye a formar ciudadanos conscientes de su parte de responsabilidad con los valores ambientales, para que las generaciones futuras también puedan beneficiarse de las acciones realizadas en el presente.Research, Society and Development2022-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3777610.33448/rsd-v11i16.37776Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e41111637776Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e41111637776Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e411116377762525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37776/31384Copyright (c) 2022 Douglas de Souza Braga Aciole; Anne Albuquerque Filgueira ; Maria Tereza Mendes Viera; Suynara Raquel dos Santos Viana; Thiago Jesus da Silva Xavier; Roberto Lima Santos; Elineí Araújo-de-Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAciole, Douglas de Souza Braga Filgueira , Anne Albuquerque Viera, Maria Tereza Mendes Viana, Suynara Raquel dos Santos Xavier, Thiago Jesus da Silva Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida , Elineí2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37776Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:48.992815Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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