Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
DOI: | 10.33448/rsd-v11i14.36312 |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36312 |
Resumo: | O Manguezal possui diversas finalidades naturais de importância ecológica e econômica, além de ser local de reprodução de várias espécies marinhas e aves, assim como, encontrado no bairro da Sabiaguaba, localizado no litoral leste da cidade de Fortaleza-CE. Diante disso, esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar as percepções dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola pública da Sabiaguaba sobre a flora do Manguezal, pois convivem com esse ecossistema, além da contribuição do conhecimento popular da comunidade local. Para isto, foi elaborado um questionário semiestruturado com questões de múltipla escolha e discursivas, que foi aplicado com 64 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos. Grande parte dos participantes era do sexo masculino, prevalecendo a faixa etária de 14 anos e a maioria reside no próprio bairro da Sabiaguaba. A maioria dos alunos nunca visitou o Manguezal da Sabiaguaba, ademais, não respondeu de forma satisfatória o que era o Manguezal, mas declaram ter interesse em aprender mais sobre a sua flora. Já a respeito da importância desse ecossistema e se as suas plantas eram diferentes das demais, a maior parte dos alunos respondeu insatisfatoriamente. A grande maioria dos discentes não conseguiu listar plantas típicas do Manguezal, não usam essas no seu cotidiano e não reconheceram as imagens da flora do Manguezal. Portanto, conclui-se que apesar dos alunos estarem inseridos neste ecossistema, o seu conhecimento sobre Manguezal é limitado, provavelmente devido à ausência de aulas de campo. |
id |
UNIFEI_553e8871f17f776baaacc602463fb850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36312 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
spelling |
Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora ManguezalPerceptions of 9th grade elementary school students about the Mangrove floraPercepciones de estudiantes de 9º año de la Enseñanza Fundamental sobre la flora del ManglarEnsinoBotânicaEtnobotânicaMangue.EnseñandoBotánicaEtnobotánicaMangle.TeachingBotanyEthnobotanyMangrove swamp.O Manguezal possui diversas finalidades naturais de importância ecológica e econômica, além de ser local de reprodução de várias espécies marinhas e aves, assim como, encontrado no bairro da Sabiaguaba, localizado no litoral leste da cidade de Fortaleza-CE. Diante disso, esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar as percepções dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola pública da Sabiaguaba sobre a flora do Manguezal, pois convivem com esse ecossistema, além da contribuição do conhecimento popular da comunidade local. Para isto, foi elaborado um questionário semiestruturado com questões de múltipla escolha e discursivas, que foi aplicado com 64 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos. Grande parte dos participantes era do sexo masculino, prevalecendo a faixa etária de 14 anos e a maioria reside no próprio bairro da Sabiaguaba. A maioria dos alunos nunca visitou o Manguezal da Sabiaguaba, ademais, não respondeu de forma satisfatória o que era o Manguezal, mas declaram ter interesse em aprender mais sobre a sua flora. Já a respeito da importância desse ecossistema e se as suas plantas eram diferentes das demais, a maior parte dos alunos respondeu insatisfatoriamente. A grande maioria dos discentes não conseguiu listar plantas típicas do Manguezal, não usam essas no seu cotidiano e não reconheceram as imagens da flora do Manguezal. Portanto, conclui-se que apesar dos alunos estarem inseridos neste ecossistema, o seu conhecimento sobre Manguezal é limitado, provavelmente devido à ausência de aulas de campo.The Mangrove has several important and economic natural purposes, in addition to being a place of various reproductions of marine species and birds, as well as found in the neighborhood of Sabiaguaba, located on the east coast of the city of Fortaleza-CE. Therefore, this work was developed with the objective of verifying the perceptions of the students of the 9th year of Elementary School of the public school of Sabiaguaba about the flora of the Mangrove, as they live with this ecosystem, in addition to the contribution of popular knowledge of the local community. For this, a semi-structured field with multiple discussion questions was elaborated, which was applied with 64 students of the 9th year of Elementary School at Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiros. Most of the participants were male, prevailing the age group of 14 years and most residing in the neighborhood of Sabiaguaba. Most students never visited the Sabiaguaba Mangrove, in addition, they did not answer satisfactorily what the Mangrove was, but declared they were interested in learning more about its flora. Regarding the importance of this ecosystem and whether its plants were different from the others, most students responded unsatisfactorily. The vast majority of students were unable to list typical Mangrove plants, they do not use these in their daily lives and do not recognize them as images of the typical Mangrove flora. Therefore, it is concluded that despite the students being inserted in this ecosystem, their knowledge about Mangroves is limited, probably due to the absence of field classes.El Manglar tiene varios propósitos naturales importantes y económicos, además de ser un lugar de reproducción de diversas especies marinas y aves, así como también se encuentra en el barrio de Sabiaguaba, ubicado en la costa este de la ciudad de Fortaleza-CE. Por lo tanto, este trabajo se desarrolló con el objetivo de verificar las percepciones de los estudiantes del 9º año de la Enseñanza Fundamental de la escuela pública de Sabiaguaba sobre la flora del Manglar, ya que conviven con este ecosistema, además del aporte de la cultura popular conocimiento de la comunidad local. Para ello, se elaboró un campo semiestructurado con múltiples preguntas de discusión, que se aplicó con 64 alumnos del 9º año de la Enseñanza Fundamental de la Escola Municipal Profesor Manuel Eduardo Pinheiros. La mayoría de los participantes eran del sexo masculino, prevaleciendo el grupo de edad de 14 años y la mayoría residiendo en el barrio de Sabiaguaba. La mayoría de los estudiantes nunca visitó el Manglar del Sabiaguaba, además, no respondieron satisfactoriamente qué era el Manglar, pero declararon estar interesados en conocer más sobre su flora. En cuanto a la importancia de este ecosistema y si sus plantas eran diferentes a las demás, la mayoría de los estudiantes respondieron de manera insatisfactoria. La gran mayoría de los estudiantes no pudieron enumerar las plantas típicas de los manglares, no las utilizan en su vida diaria y no las reconocen como imágenes de la flora típica de los manglares. Por lo tanto, se concluye que a pesar de que los estudiantes están insertos en este ecosistema, su conocimiento sobre el Manglar es limitado, probablemente por la ausencia de clases de campo.Research, Society and Development2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3631210.33448/rsd-v11i14.36312Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e401111436312Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e401111436312Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e4011114363122525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36312/30471Copyright (c) 2022 Vitória Bezerra Ramos; Yasmin Chagas Lima; Ana Raquel Lopes Soares de Almeida; Eliseu Marlônio Pereira de Lucenahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Vitória Bezerra Lima, Yasmin Chagas Almeida, Ana Raquel Lopes Soares deLucena, Eliseu Marlônio Pereira de2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36312Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:55.138810Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal Perceptions of 9th grade elementary school students about the Mangrove flora Percepciones de estudiantes de 9º año de la Enseñanza Fundamental sobre la flora del Manglar |
title |
Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal |
spellingShingle |
Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal Ramos, Vitória Bezerra Ensino Botânica Etnobotânica Mangue. Enseñando Botánica Etnobotánica Mangle. Teaching Botany Ethnobotany Mangrove swamp. Ramos, Vitória Bezerra Ensino Botânica Etnobotânica Mangue. Enseñando Botánica Etnobotánica Mangle. Teaching Botany Ethnobotany Mangrove swamp. |
title_short |
Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal |
title_full |
Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal |
title_fullStr |
Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal |
title_full_unstemmed |
Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal |
title_sort |
Percepções dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre a flora Manguezal |
author |
Ramos, Vitória Bezerra |
author_facet |
Ramos, Vitória Bezerra Ramos, Vitória Bezerra Lima, Yasmin Chagas Almeida, Ana Raquel Lopes Soares de Lucena, Eliseu Marlônio Pereira de Lima, Yasmin Chagas Almeida, Ana Raquel Lopes Soares de Lucena, Eliseu Marlônio Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Yasmin Chagas Almeida, Ana Raquel Lopes Soares de Lucena, Eliseu Marlônio Pereira de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Vitória Bezerra Lima, Yasmin Chagas Almeida, Ana Raquel Lopes Soares de Lucena, Eliseu Marlônio Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Botânica Etnobotânica Mangue. Enseñando Botánica Etnobotánica Mangle. Teaching Botany Ethnobotany Mangrove swamp. |
topic |
Ensino Botânica Etnobotânica Mangue. Enseñando Botánica Etnobotánica Mangle. Teaching Botany Ethnobotany Mangrove swamp. |
description |
O Manguezal possui diversas finalidades naturais de importância ecológica e econômica, além de ser local de reprodução de várias espécies marinhas e aves, assim como, encontrado no bairro da Sabiaguaba, localizado no litoral leste da cidade de Fortaleza-CE. Diante disso, esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar as percepções dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola pública da Sabiaguaba sobre a flora do Manguezal, pois convivem com esse ecossistema, além da contribuição do conhecimento popular da comunidade local. Para isto, foi elaborado um questionário semiestruturado com questões de múltipla escolha e discursivas, que foi aplicado com 64 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos. Grande parte dos participantes era do sexo masculino, prevalecendo a faixa etária de 14 anos e a maioria reside no próprio bairro da Sabiaguaba. A maioria dos alunos nunca visitou o Manguezal da Sabiaguaba, ademais, não respondeu de forma satisfatória o que era o Manguezal, mas declaram ter interesse em aprender mais sobre a sua flora. Já a respeito da importância desse ecossistema e se as suas plantas eram diferentes das demais, a maior parte dos alunos respondeu insatisfatoriamente. A grande maioria dos discentes não conseguiu listar plantas típicas do Manguezal, não usam essas no seu cotidiano e não reconheceram as imagens da flora do Manguezal. Portanto, conclui-se que apesar dos alunos estarem inseridos neste ecossistema, o seu conhecimento sobre Manguezal é limitado, provavelmente devido à ausência de aulas de campo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36312 10.33448/rsd-v11i14.36312 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36312 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.36312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36312/30471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e401111436312 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e401111436312 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e401111436312 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1822178728689532928 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.36312 |