Assistência a adolescentes em ambulatório escolar à luz da Teoria de Jean Watson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilhos, Lara
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gelbcke, Francine Lima, Souza, Ana Izabel Jatobá de, Viecili, Josieli Biscayno, Anders, Jane Cristina, Nardi, Mariá Barbalho, Bertoncello, Kátia Cilene Godinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
DOI: 10.33448/rsd-v13i3.45397
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45397
Resumo: Objetivo:  Relatar experiência de atendimento a adolescentes no ambulatório de enfermagem de um Instituto Federal de Santa Catarina baseado no modelo de cuidado transpessoal de Jean Watson. Método: consiste em um relato de experiência. O período da experiência vivenciada pela primeira pesquisadora, se deu durante o segundo semestre de 2023. O contexto do estudo possui 370 estudantes matriculados no ensino médio, na faixa etária entre 15 a 17 anos, que permanecem na instituição em regime integral de segunda a sexta-feira. A experiência foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, a construção do modelo foi pautado no Clinical Caritas Process desenvolvido por Watson, com base nas principais queixas apresentadas pelos adolescentes e a aplicação do modelo de cuidados pela enfermeira durante os atendimentos prestados aos adolescentes no ambulatório de enfermagem. Resultados:  O modelo de cuidados foi implementado durante a consulta de enfermagem, em aproximadamente 78 adolescentes que se enquadraram nos problemas de saúde elencados, o qual proporcionou uma abordagem sistematizada, atendendo as necessidades de saúde, além de direcionamento do profissional quanto às orientações prestadas para minimizar os problemas de saúde relatados, assim como o encaminhamento dos adolescentes para serviço de apoio psicológico e psiquiátrico. Considerações finais: A aplicação do modelo de cuidado visa a integralidade e o bem-estar dos adolescentes atendidos, promovendo um cuidado humanizado e sistematização dos atendimentos e direcionamento dos enfermeiros quanto às orientações e encaminhamento psicossocial.
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spelling Assistência a adolescentes em ambulatório escolar à luz da Teoria de Jean WatsonAssistance to adolescents in school outpatient clinics in light of Jean Watson's TheoryAtención a adolescentes en ambulatorios escolares a la luz de la Teoría de Jean WatsonAdolescenteSalud del adolescenteEnfermeríaTeoría de enfermeríaProceso de enfermería.AdolescenteSaúde do adolescenteEnfermagemTeoria de enfermagemProcesso de enfermagem.AdolescentAdolescent healthNursingNursing theoryNursing process.Objetivo:  Relatar experiência de atendimento a adolescentes no ambulatório de enfermagem de um Instituto Federal de Santa Catarina baseado no modelo de cuidado transpessoal de Jean Watson. Método: consiste em um relato de experiência. O período da experiência vivenciada pela primeira pesquisadora, se deu durante o segundo semestre de 2023. O contexto do estudo possui 370 estudantes matriculados no ensino médio, na faixa etária entre 15 a 17 anos, que permanecem na instituição em regime integral de segunda a sexta-feira. A experiência foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, a construção do modelo foi pautado no Clinical Caritas Process desenvolvido por Watson, com base nas principais queixas apresentadas pelos adolescentes e a aplicação do modelo de cuidados pela enfermeira durante os atendimentos prestados aos adolescentes no ambulatório de enfermagem. Resultados:  O modelo de cuidados foi implementado durante a consulta de enfermagem, em aproximadamente 78 adolescentes que se enquadraram nos problemas de saúde elencados, o qual proporcionou uma abordagem sistematizada, atendendo as necessidades de saúde, além de direcionamento do profissional quanto às orientações prestadas para minimizar os problemas de saúde relatados, assim como o encaminhamento dos adolescentes para serviço de apoio psicológico e psiquiátrico. Considerações finais: A aplicação do modelo de cuidado visa a integralidade e o bem-estar dos adolescentes atendidos, promovendo um cuidado humanizado e sistematização dos atendimentos e direcionamento dos enfermeiros quanto às orientações e encaminhamento psicossocial.Objective: To report the experience of providing care to adolescents in the nursing outpatient clinic of a Federal Institute of Santa Catarina based on Jean Watson's transpersonal care model. Method: consists of an experience report. The period of experience experienced by the first researcher took place during the second semester of 2023. The context of the study has 370 students enrolled in high school, aged between 15 and 17 years old, who remain at the institution full-time from Monday to Friday -fair. The experience was developed in two stages: in the first, the construction of the model was based on the Clinical Caritas Process developed by Watson, based on the main complaints presented by the adolescents and the application of the care model by the nurse during the care provided to the adolescents in the outpatient clinic. of nursing. Results: The care model was implemented during the nursing consultation, in approximately 78 adolescents who fell into the health problems listed, which provided a systematized approach, meeting health needs, in addition to directing the professional regarding the guidelines provided for minimize reported health problems, as well as referring adolescents to psychological and psychiatric support services. Final considerations: The application of the care model aims at the completeness and well-being of the adolescents served, promoting humanized care and systematization of care and directing nurses regarding psychosocial guidance and referral.Objetivo: Relatar la experiencia de atención a adolescentes en el ambulatorio de enfermería de un Instituto Federal de Santa Catarina basado en el modelo de atención transpersonal de Jean Watson. Método: consta de un relato de experiencia. El período de experiencia vivido por el primer investigador se desarrolló durante el segundo semestre de 2023. El contexto del estudio cuenta con 370 estudiantes matriculados en secundaria, con edades entre 15 y 17 años, que permanecen en la institución en tiempo completo de lunes a viernes. Viernes de feria. La experiencia se desarrolló en dos etapas: en la primera, la construcción del modelo se basó en el Proceso Clínico Cáritas desarrollado por Watson, a partir de las principales quejas presentadas por los adolescentes y la aplicación del modelo de atención por parte de la enfermera durante el cuidado. brindados a los adolescentes en el ambulatorio de enfermería. Resultados: El modelo de atención se implementó durante la consulta de enfermería, en aproximadamente 78 adolescentes que recaían en los problemas de salud enumerados, lo que brindó un abordaje sistematizado, atendiendo las necesidades de salud, además de orientar al profesional respecto de las pautas brindadas para minimizar los problemas de salud reportados. así como derivar a los adolescentes a servicios de apoyo psicológico y psiquiátrico. Consideraciones finales: La aplicación del modelo de atención apunta a la integralidad y bienestar de los adolescentes atendidos, promoviendo la atención humanizada y la sistematización de la atención y orientando al enfermero en materia de orientación y derivación psicosocial.Research, Society and Development2024-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4539710.33448/rsd-v13i3.45397Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e12813345397Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e12813345397Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e128133453972525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45397/36186Copyright (c) 2024 Lara Castilhos; Francine Lima Gelbcke; Ana Izabel Jatobá de Souza; Josieli Biscayno Viecili; Jane Cristina Anders; Mariá Barbalho Nardi; Kátia Cilene Godinho Bertoncellohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastilhos, LaraGelbcke, Francine Lima Souza, Ana Izabel Jatobá de Viecili, Josieli Biscayno Anders, Jane CristinaNardi, Mariá Barbalho Bertoncello, Kátia Cilene Godinho 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45397Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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