O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Daniele Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima, Pessoa Júnior, Erasmo Sérgio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35802
Resumo: A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 trouxe impactos em diversas áreas da sociedade, e não seria diferente na educação. Este artigo busca descrever como foi o ensino de Química durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas, com o intuito de entender quais foram os desafios enfrentados pelos professores de Química no período da pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva – exploratória. Como resultado foi verificado que os professores tiveram dificuldades em ministrar suas aulas de forma remota em função da falta de internet e/ou uma internet que oscilava e possuía baixa velocidade. Ficou evidente que em alguns casos os alunos não tinham smartphones e nem acesso à internet e a solução foi disponibilizar o material impresso na escola. Portanto, falta de investimento na qualificação dos professores para o uso das tecnologias no ensino, e a falta de equipamentos e uma internet de qualidade foram os maiores entraves encontrados por professores e alunos nas aulas remotas de Química no período da pandemia e o ponto positivo relacionou-se a autonomia desenvolvida pelos alunos.
id UNIFEI_589116593a488c3a9e0bd812d3e15f1b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35802
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19Chemistry Teaching in Tefé city (AM) during the Covid-19 PandemicEnseñanza de Química en la ciudad de Tefé (AM) durante la Pandemia de Covid-19Teacher trainingChemistry teachingDigital technologyHigh school.Formación docenteEnseñanza de la QuímicaTecnologías digitalesSecundaria.Formação docenteEnsino de QuímicaTecnologias digitaisEnsino médio.A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 trouxe impactos em diversas áreas da sociedade, e não seria diferente na educação. Este artigo busca descrever como foi o ensino de Química durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas, com o intuito de entender quais foram os desafios enfrentados pelos professores de Química no período da pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva – exploratória. Como resultado foi verificado que os professores tiveram dificuldades em ministrar suas aulas de forma remota em função da falta de internet e/ou uma internet que oscilava e possuía baixa velocidade. Ficou evidente que em alguns casos os alunos não tinham smartphones e nem acesso à internet e a solução foi disponibilizar o material impresso na escola. Portanto, falta de investimento na qualificação dos professores para o uso das tecnologias no ensino, e a falta de equipamentos e uma internet de qualidade foram os maiores entraves encontrados por professores e alunos nas aulas remotas de Química no período da pandemia e o ponto positivo relacionou-se a autonomia desenvolvida pelos alunos.The pandemic caused by Coronavirus has had impacts in several areas of society and would be no different in education. This paper aims describe chemistry teaching during the COVID-19 pandemic in Tefe city, Amazon countryside by to understand what the challenges were faced by chemistry teachers during the pandemic period. This is qualitative research of the descriptive - exploratory approach. As a result, it was verified that teachers had difficulties in teaching their classes remotely due to the lack of internet and/or an internet that oscillated and had low speed. It was evident that in some cases the students did not have smartphones or internet access and the solution was to make the printed material available at school. Therefore, lack of investment in the qualification of teachers for the use of technologies in teaching, and the lack of quality equipment and internet were the greatest obstacles encountered by teachers and students in remote chemistry classes during the pandemic period and the positive point was related to the autonomy developed by the students.La pandemia provocada por el SARS-CoV-2 ha impactado en varios ámbitos de la sociedad y la educación no sería diferente. Este artículo busca describir la enseñanza de la Química durante la pandemia de COVID-19 en las escuelas públicas, con el fin de comprender los desafíos que enfrentan los profesores de Química durante el período de la pandemia. Se trata de una investigación cualitativa de tipo descriptivo - exploratorio. Como resultado, se verificó que los maestros tenían dificultades para impartir sus clases de manera remota debido a la falta de internet y / o un internet que oscilaba y tenía baja velocidad. Era evidente que en algunos casos los estudiantes no tenían teléfonos inteligentes o acceso a Internet y la solución era hacer que el material impreso estuviera disponible en la escuela. Por lo tanto, la falta de inversión en la calificación de los maestros para el uso de las tecnologías en la enseñanza, y la falta de equipos de calidad e internet fueron los mayores obstáculos encontrados por los maestros y estudiantes en las clases remotas de Química durante el período de pandemia y el punto positivo estuvo relacionado con la autonomía desarrollada por los estudiantes.Research, Society and Development2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3580210.33448/rsd-v11i14.35802Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e17111435802Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e17111435802Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e171114358022525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35802/30070Copyright (c) 2022 Daniele Lima Santiago; Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi; Erasmo Sérgio Ferreira Pessoa Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Daniele Lima Yamaguchi, Klenicy Kazumy de LimaPessoa Júnior, Erasmo Sérgio Ferreira2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35802Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:35.034981Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19
Chemistry Teaching in Tefé city (AM) during the Covid-19 Pandemic
Enseñanza de Química en la ciudad de Tefé (AM) durante la Pandemia de Covid-19
title O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19
spellingShingle O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19
Santiago, Daniele Lima
Teacher training
Chemistry teaching
Digital technology
High school.
Formación docente
Enseñanza de la Química
Tecnologías digitales
Secundaria.
Formação docente
Ensino de Química
Tecnologias digitais
Ensino médio.
title_short O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19
title_full O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19
title_fullStr O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19
title_sort O Ensino de Química na cidade de Tefé (AM) durante a Pandemia de Covid-19
author Santiago, Daniele Lima
author_facet Santiago, Daniele Lima
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
Pessoa Júnior, Erasmo Sérgio Ferreira
author_role author
author2 Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
Pessoa Júnior, Erasmo Sérgio Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Daniele Lima
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
Pessoa Júnior, Erasmo Sérgio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher training
Chemistry teaching
Digital technology
High school.
Formación docente
Enseñanza de la Química
Tecnologías digitales
Secundaria.
Formação docente
Ensino de Química
Tecnologias digitais
Ensino médio.
topic Teacher training
Chemistry teaching
Digital technology
High school.
Formación docente
Enseñanza de la Química
Tecnologías digitales
Secundaria.
Formação docente
Ensino de Química
Tecnologias digitais
Ensino médio.
description A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 trouxe impactos em diversas áreas da sociedade, e não seria diferente na educação. Este artigo busca descrever como foi o ensino de Química durante a pandemia do COVID-19 em escolas públicas, com o intuito de entender quais foram os desafios enfrentados pelos professores de Química no período da pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva – exploratória. Como resultado foi verificado que os professores tiveram dificuldades em ministrar suas aulas de forma remota em função da falta de internet e/ou uma internet que oscilava e possuía baixa velocidade. Ficou evidente que em alguns casos os alunos não tinham smartphones e nem acesso à internet e a solução foi disponibilizar o material impresso na escola. Portanto, falta de investimento na qualificação dos professores para o uso das tecnologias no ensino, e a falta de equipamentos e uma internet de qualidade foram os maiores entraves encontrados por professores e alunos nas aulas remotas de Química no período da pandemia e o ponto positivo relacionou-se a autonomia desenvolvida pelos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35802
10.33448/rsd-v11i14.35802
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35802
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.35802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35802/30070
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e17111435802
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e17111435802
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e17111435802
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052813971292160