Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39714 |
Resumo: | No contexto da formação de professores, a educação ambiental e educação em saúde são campos interdisciplinares que podem contribuir, em conjunto, para a formação de professores e a formação de cidadãos críticos e éticos. Este protocolo de revisão tem como objetivo mapear as evidências científicas, mediante o método de revisão de escopo, em artigos científicos, sobre educação ambiental e educação em saúde no contexto da formação de professores. O protocolo foi elaborado com base nas orientações do Instituto Joanna Briggs (IJB), atenderá às recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses - Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os dados extraídos nesta pesquisa serão resumidos e apresentados em formato de artigo científico. |
id |
UNIFEI_5ab9fcdd9e343041524b112089572519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39714 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopoEnvironmental education and Health education in the context of teacher education: scope review protocolEducación ambiental y educación para la salud en el contexto de la formación docente: protocolo de revisión del alcanceEstado del conocimientoRevisión bibliográficaLevantamiento bibliográfico.State of knowledgeLiterature reviewBibliographic survey.Estado do conhecimentoRevisão bibliográficaLevantamento bibliográfico.No contexto da formação de professores, a educação ambiental e educação em saúde são campos interdisciplinares que podem contribuir, em conjunto, para a formação de professores e a formação de cidadãos críticos e éticos. Este protocolo de revisão tem como objetivo mapear as evidências científicas, mediante o método de revisão de escopo, em artigos científicos, sobre educação ambiental e educação em saúde no contexto da formação de professores. O protocolo foi elaborado com base nas orientações do Instituto Joanna Briggs (IJB), atenderá às recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses - Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os dados extraídos nesta pesquisa serão resumidos e apresentados em formato de artigo científico.In the context of teacher education, environmental education and health education are interdisciplinary fields that can contribute, together, to teacher training and the formation of critical and ethical citizens. This review protocol aims to map the scientific evidence, through the scope review method, in scientific articles, on environmental education and health education in the context of teacher training. The protocol was prepared based on the guidelines of the Joanna Briggs Institute (IJB), it will meet the recommendations of the Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses - Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). The data extracted in this research will be summarized and presented in the format of a scientific article.En el contexto de la formación docente, la educación ambiental y la educación para la salud son campos interdisciplinarios que pueden contribuir, en conjunto, a la formación docente ya la formación de ciudadanos críticos y éticos. Este protocolo de revisión tiene como objetivo mapear la evidencia científica, a través del método de revisión de alcance, en artículos científicos sobre educación ambiental y educación para la salud en el contexto de la formación docente. El protocolo se elaboró en base a las directrices del Instituto Joanna Briggs (IJB), cumplirá con las recomendaciones de los Elementos de informe preferidos para análisis sistemáticos y metanálisis - Extensión para revisiones de alcance (PRISMA-ScR). Los datos extraídos en esta investigación serán resumidos y presentados en formato de artículo científico.Research, Society and Development2023-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3971410.33448/rsd-v12i1.39714Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e15112139714Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e15112139714Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e151121397142525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39714/32478Copyright (c) 2023 Isaac Cirqueira Lopes; Tiago Venturi; Valéria Ghisloti Iaredhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Isaac Cirqueira Venturi, TiagoIared, Valéria Ghisloti 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39714Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo Environmental education and Health education in the context of teacher education: scope review protocol Educación ambiental y educación para la salud en el contexto de la formación docente: protocolo de revisión del alcance |
title |
Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo |
spellingShingle |
Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo Lopes, Isaac Cirqueira Estado del conocimiento Revisión bibliográfica Levantamiento bibliográfico. State of knowledge Literature review Bibliographic survey. Estado do conhecimento Revisão bibliográfica Levantamento bibliográfico. |
title_short |
Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo |
title_full |
Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo |
title_fullStr |
Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo |
title_sort |
Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo |
author |
Lopes, Isaac Cirqueira |
author_facet |
Lopes, Isaac Cirqueira Venturi, Tiago Iared, Valéria Ghisloti |
author_role |
author |
author2 |
Venturi, Tiago Iared, Valéria Ghisloti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Isaac Cirqueira Venturi, Tiago Iared, Valéria Ghisloti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado del conocimiento Revisión bibliográfica Levantamiento bibliográfico. State of knowledge Literature review Bibliographic survey. Estado do conhecimento Revisão bibliográfica Levantamento bibliográfico. |
topic |
Estado del conocimiento Revisión bibliográfica Levantamiento bibliográfico. State of knowledge Literature review Bibliographic survey. Estado do conhecimento Revisão bibliográfica Levantamento bibliográfico. |
description |
No contexto da formação de professores, a educação ambiental e educação em saúde são campos interdisciplinares que podem contribuir, em conjunto, para a formação de professores e a formação de cidadãos críticos e éticos. Este protocolo de revisão tem como objetivo mapear as evidências científicas, mediante o método de revisão de escopo, em artigos científicos, sobre educação ambiental e educação em saúde no contexto da formação de professores. O protocolo foi elaborado com base nas orientações do Instituto Joanna Briggs (IJB), atenderá às recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses - Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os dados extraídos nesta pesquisa serão resumidos e apresentados em formato de artigo científico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39714 10.33448/rsd-v12i1.39714 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39714 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i1.39714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39714/32478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Isaac Cirqueira Lopes; Tiago Venturi; Valéria Ghisloti Iared https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Isaac Cirqueira Lopes; Tiago Venturi; Valéria Ghisloti Iared https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e15112139714 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e15112139714 Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e15112139714 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052616185741312 |