Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Isaac Cirqueira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Venturi, Tiago, Iared, Valéria Ghisloti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39714
Resumo: No contexto da formação de professores, a educação ambiental e educação em saúde são campos interdisciplinares que podem contribuir, em conjunto, para a formação de professores e a formação de cidadãos críticos e éticos. Este protocolo de revisão tem como objetivo mapear as evidências científicas, mediante o método de revisão de escopo, em artigos científicos, sobre educação ambiental e educação em saúde no contexto da formação de professores. O protocolo foi elaborado com base nas orientações do Instituto Joanna Briggs (IJB), atenderá às recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses - Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os dados extraídos nesta pesquisa serão resumidos e apresentados em formato de artigo científico.
id UNIFEI_5ab9fcdd9e343041524b112089572519
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39714
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopoEnvironmental education and Health education in the context of teacher education: scope review protocolEducación ambiental y educación para la salud en el contexto de la formación docente: protocolo de revisión del alcanceEstado del conocimientoRevisión bibliográficaLevantamiento bibliográfico.State of knowledgeLiterature reviewBibliographic survey.Estado do conhecimentoRevisão bibliográficaLevantamento bibliográfico.No contexto da formação de professores, a educação ambiental e educação em saúde são campos interdisciplinares que podem contribuir, em conjunto, para a formação de professores e a formação de cidadãos críticos e éticos. Este protocolo de revisão tem como objetivo mapear as evidências científicas, mediante o método de revisão de escopo, em artigos científicos, sobre educação ambiental e educação em saúde no contexto da formação de professores. O protocolo foi elaborado com base nas orientações do Instituto Joanna Briggs (IJB), atenderá às recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses - Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os dados extraídos nesta pesquisa serão resumidos e apresentados em formato de artigo científico.In the context of teacher education, environmental education and health education are interdisciplinary fields that can contribute, together, to teacher training and the formation of critical and ethical citizens. This review protocol aims to map the scientific evidence, through the scope review method, in scientific articles, on environmental education and health education in the context of teacher training. The protocol was prepared based on the guidelines of the Joanna Briggs Institute (IJB), it will meet the recommendations of the Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses - Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). The data extracted in this research will be summarized and presented in the format of a scientific article.En el contexto de la formación docente, la educación ambiental y la educación para la salud son campos interdisciplinarios que pueden contribuir, en conjunto, a la formación docente ya la formación de ciudadanos críticos y éticos. Este protocolo de revisión tiene como objetivo mapear la evidencia científica, a través del método de revisión de alcance, en artículos científicos sobre educación ambiental y educación para la salud en el contexto de la formación docente. El protocolo se elaboró en base a las directrices del Instituto Joanna Briggs (IJB), cumplirá con las recomendaciones de los Elementos de informe preferidos para análisis sistemáticos y metanálisis - Extensión para revisiones de alcance (PRISMA-ScR). Los datos extraídos en esta investigación serán resumidos y presentados en formato de artículo científico.Research, Society and Development2023-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3971410.33448/rsd-v12i1.39714Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e15112139714Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e15112139714Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e151121397142525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39714/32478Copyright (c) 2023 Isaac Cirqueira Lopes; Tiago Venturi; Valéria Ghisloti Iaredhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Isaac Cirqueira Venturi, TiagoIared, Valéria Ghisloti 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39714Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo
Environmental education and Health education in the context of teacher education: scope review protocol
Educación ambiental y educación para la salud en el contexto de la formación docente: protocolo de revisión del alcance
title Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo
spellingShingle Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo
Lopes, Isaac Cirqueira
Estado del conocimiento
Revisión bibliográfica
Levantamiento bibliográfico.
State of knowledge
Literature review
Bibliographic survey.
Estado do conhecimento
Revisão bibliográfica
Levantamento bibliográfico.
title_short Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo
title_full Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo
title_fullStr Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo
title_full_unstemmed Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo
title_sort Educação ambiental e Educação em saúde no contexto da formação de professores: protocolo de revisão de escopo
author Lopes, Isaac Cirqueira
author_facet Lopes, Isaac Cirqueira
Venturi, Tiago
Iared, Valéria Ghisloti
author_role author
author2 Venturi, Tiago
Iared, Valéria Ghisloti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Isaac Cirqueira
Venturi, Tiago
Iared, Valéria Ghisloti
dc.subject.por.fl_str_mv Estado del conocimiento
Revisión bibliográfica
Levantamiento bibliográfico.
State of knowledge
Literature review
Bibliographic survey.
Estado do conhecimento
Revisão bibliográfica
Levantamento bibliográfico.
topic Estado del conocimiento
Revisión bibliográfica
Levantamiento bibliográfico.
State of knowledge
Literature review
Bibliographic survey.
Estado do conhecimento
Revisão bibliográfica
Levantamento bibliográfico.
description No contexto da formação de professores, a educação ambiental e educação em saúde são campos interdisciplinares que podem contribuir, em conjunto, para a formação de professores e a formação de cidadãos críticos e éticos. Este protocolo de revisão tem como objetivo mapear as evidências científicas, mediante o método de revisão de escopo, em artigos científicos, sobre educação ambiental e educação em saúde no contexto da formação de professores. O protocolo foi elaborado com base nas orientações do Instituto Joanna Briggs (IJB), atenderá às recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses - Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Os dados extraídos nesta pesquisa serão resumidos e apresentados em formato de artigo científico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39714
10.33448/rsd-v12i1.39714
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39714
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i1.39714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39714/32478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Isaac Cirqueira Lopes; Tiago Venturi; Valéria Ghisloti Iared
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Isaac Cirqueira Lopes; Tiago Venturi; Valéria Ghisloti Iared
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e15112139714
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e15112139714
Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e15112139714
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052616185741312