Conhecimento de universitárias sobre o uso do preservativo feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Hafra Kelly Pessoas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares, Laiane Oliveira Lima, Oliveira, Ingred Mellyne Lima, Oliveira, Cristiana Pacífico, Torres, Kelúria Brito Honório, Costa, Ozirina Maria da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42692
Resumo: Objetivou-se com esta pesquisa avaliar o conhecimento sobre o uso do preservativo feminino por universitárias de uma instituição pública, bem como caracterizar as variáveis sociodemográficas e econômicas da população estudada identificando a acessibilidade e as barreiras ao uso do preservativo feminino. Trata se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo a ser realizado em uma instituição de ensino superior pública com uma amostra de 133 acadêmicas. Constatou-se que as acadêmicas são em grande parte da faixa etária de 18-28 anos referente a 90,22% da amostra, solteiras 75,2%, quarto ano de curso 53,4%, convivem com sua família, em residência própria, não trabalham e possuem uma renda de um salário mínimo. No que concerne o conhecimento apresentam inadequado em dois cursos Administração 73% e Pedagogia 87,5%, adequado em Biologia 56,8% e Enfermagem 73,4%. Quanto à acessibilidade e barreiras é perceptível que são movidas pela curiosidade das adquiriram nas unidades de básica de saúde, e maior impedimento foi à dificuldade de inserção. Quanto às orientações percebemos que o curso de Biologia foi o menos orientado em relação aos outros cursos.
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spelling Conhecimento de universitárias sobre o uso do preservativo femininoKnowledge of university students about the use of the female condomConocimiento de estudiantes universitarios sobre el uso del preservativo femininoSexo seguroCondón femeninoLa salud de la mujer.Sexo seguroPreservativo femininoSaúde da mulher.Safe sexFemale condomWomen's health.Objetivou-se com esta pesquisa avaliar o conhecimento sobre o uso do preservativo feminino por universitárias de uma instituição pública, bem como caracterizar as variáveis sociodemográficas e econômicas da população estudada identificando a acessibilidade e as barreiras ao uso do preservativo feminino. Trata se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo a ser realizado em uma instituição de ensino superior pública com uma amostra de 133 acadêmicas. Constatou-se que as acadêmicas são em grande parte da faixa etária de 18-28 anos referente a 90,22% da amostra, solteiras 75,2%, quarto ano de curso 53,4%, convivem com sua família, em residência própria, não trabalham e possuem uma renda de um salário mínimo. No que concerne o conhecimento apresentam inadequado em dois cursos Administração 73% e Pedagogia 87,5%, adequado em Biologia 56,8% e Enfermagem 73,4%. Quanto à acessibilidade e barreiras é perceptível que são movidas pela curiosidade das adquiriram nas unidades de básica de saúde, e maior impedimento foi à dificuldade de inserção. Quanto às orientações percebemos que o curso de Biologia foi o menos orientado em relação aos outros cursos.El objetivo de esta investigación fue evaluar el conocimiento sobre el uso del preservativo femenino por estudiantes universitarios de una institución pública, así como caracterizar las variables sociodemográficas y económicas de la población estudiada, identificando accesibilidad y barreras para el uso del preservativo femenino. Se trata de un estudio descriptivo, transversal y cuantitativo a realizarse en una institución de educación superior pública con una muestra de 133 académicos. Se encontró que los académicos en su mayoría se encuentran en el grupo de edad de 18 a 28 años, correspondiente al 90,22% de la muestra, el 75,2% son solteros, el 53,4% cursan su cuarto año de estudio, viven con su familia en domicilio propio, no trabajan y tienen un ingreso de un salario mínimo. En cuanto a los conocimientos presentan inadecuado en dos carreras Administración 73% y Pedagogía 87,5%, adecuado en Biología 56,8% y Enfermería 73,4%. En cuanto a la accesibilidad y las barreras, se nota que son impulsadas por la curiosidad de los adquiridos en las unidades básicas de salud, y el mayor impedimento fue la dificultad de inserción. En cuanto a las orientaciones, notamos que el curso de Biología fue el menos orientado en relación a los otros cursos.The objective of this research was to evaluate the knowledge about the use of the female condom by university students at a public institution, as well as to characterize the sociodemographic and economic variables of the studied population, identifying accessibility and barriers to the use of the female condom. This is a descriptive, cross-sectional and quantitative study to be carried out in a public higher education institution with a sample of 133 academics. It was found that the academics are mostly in the 18-28 age group, corresponding to 90.22% of the sample, 75.2% are single, 53.4% ​​of the fourth year of the course, live with their family, in their own residence, do not work and have an income of one minimum wage. With regard to knowledge, they present inadequate in two courses Administration 73% and Pedagogy 87.5%, adequate in Biology 56.8% and Nursing 73.4%. As for accessibility and barriers, it is noticeable that they are driven by the curiosity of those acquired in basic health units, and the greatest impediment was the difficulty of insertion. As for the orientations, we noticed that the Biology course was the least orientated in relation to the other courses.Research, Society and Development2023-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4269210.33448/rsd-v12i7.42692Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e16412742692Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e16412742692Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e164127426922525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42692/34514Copyright (c) 2023 Hafra Kelly Pessoas Martins; Laiane Oliveira Lima Soares; Ingred Mellyne Lima Oliveira; Cristiana Pacífico Oliveira; Kelúria Brito Honório Torres; Ozirina Maria da Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Hafra Kelly Pessoas Soares, Laiane Oliveira Lima Oliveira, Ingred Mellyne Lima Oliveira, Cristiana Pacífico Torres, Kelúria Brito Honório Costa, Ozirina Maria da 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42692Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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