Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Maria Eduarda Dezordi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Scherer, Mariana, Cecatto, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
DOI: 10.33448/rsd-v12i1.39341
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39341
Resumo: A indústria de alimentos está constantemente na busca de evoluir, elaborando alimentos que supram as necessidades de seus consumidores. Em contrapartida os consumidores estão priorizando alimentos que tenham uma boa procedência, uma qualidade nutricional ampla e a qualidade sensorial. Busca-se então priorizar a redução de teores tanto de gordura como de açúcares, sendo notório em produtos lácteos estas preocupações para modificações, por ser um alimento de fácil consumo, e viável a toda classe econômica. Neste sentido a análise sensorial em prol da aceitação dos consumidores em relação a novas formulações dos produtos acarreta uma melhor visibilidade das características do mesmo, verificando-se assim a aceitação e a intenção de compra. Desta maneira, o presente estudo tem como objetivo avaliar a aceitação de iogurtes naturais adoçados com os edulcorantes naturais, xilitol e eritritol equivalentes em doçura ao iogurte natural com 5,1% de sacarose. As concentrações de xilitol e eritritol utilizadas para adoçar foram 10,4% e 4,2%, respectivamente. Não houve diferença significativa entre os iogurtes, somente houve diferença entre eles quando avaliados os atributos de forma isolada. Os atributos de sabor e doçura foram as características decisivas de escolha do iogurte adoçado com xilitol em detrimento aos outros iogurtes, adoçado com sacarose e eritritol.
id UNIFEI_5c85d6178e60ebed8dfe6432f9224086
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39341
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
spelling Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritolSensory acceptance of natural yogurt sweetened with xylitol and erythritolAceptación sensorial del yogur natural endulzado con xilitol y eritritolSweetenersucroseConsumer.EdulcoranteSacarosaConsumidor.EdulcoranteSacaroseConsumidor.A indústria de alimentos está constantemente na busca de evoluir, elaborando alimentos que supram as necessidades de seus consumidores. Em contrapartida os consumidores estão priorizando alimentos que tenham uma boa procedência, uma qualidade nutricional ampla e a qualidade sensorial. Busca-se então priorizar a redução de teores tanto de gordura como de açúcares, sendo notório em produtos lácteos estas preocupações para modificações, por ser um alimento de fácil consumo, e viável a toda classe econômica. Neste sentido a análise sensorial em prol da aceitação dos consumidores em relação a novas formulações dos produtos acarreta uma melhor visibilidade das características do mesmo, verificando-se assim a aceitação e a intenção de compra. Desta maneira, o presente estudo tem como objetivo avaliar a aceitação de iogurtes naturais adoçados com os edulcorantes naturais, xilitol e eritritol equivalentes em doçura ao iogurte natural com 5,1% de sacarose. As concentrações de xilitol e eritritol utilizadas para adoçar foram 10,4% e 4,2%, respectivamente. Não houve diferença significativa entre os iogurtes, somente houve diferença entre eles quando avaliados os atributos de forma isolada. Os atributos de sabor e doçura foram as características decisivas de escolha do iogurte adoçado com xilitol em detrimento aos outros iogurtes, adoçado com sacarose e eritritol.The food industry is constantly seeking to evolve, preparing foods that meet the needs of its consumers. On the other hand, consumers are prioritizing foods that have a good origin, a broad nutritional quality, and sensory quality. The aim is therefore to prioritize the reduction of both fat and sugar contents, being notorious in dairy products for these concerns for modifications, as it is a food that is easy to consume, and viable for all economic classes. In this sense, sensory analysis in favor of consumer acceptance concerning new product formulations leads to better visibility of its characteristics, thus verifying acceptance and purchase intention. Thus, the present study aims to evaluate the acceptance of natural yogurt sweetened with natural sweeteners, xylitol, and erythritol equivalent in sweetness to natural yogurt with 5.1% sucrose. The concentrations of xylitol and erythritol used for sweetening were 10.4% and 4.2%, respectively. There was no significant difference between the yogurts; there was only a difference between them when the attributes were evaluated separately. The attributes of flavor and sweetness were the decisive characteristics for choosing yogurt sweetened with xylitol over other yogurts sweetened with sucrose and erythritol.La industria alimentaria busca constantemente evolucionar, elaborando alimentos que satisfagan las necesidades de sus consumidores. Por otro lado, los consumidores están priorizando alimentos que tengan un buen origen, una amplia calidad nutricional y calidad sensorial. Por lo tanto, se busca priorizar la reducción de los contenidos tanto de grasas como de azúcares, siendo notoria en los productos lácteos esta preocupación por las modificaciones, ya que es un alimento de fácil consumo y viable para todas las clases económicas. En este sentido, el análisis sensorial a favor de la aceptación del consumidor en relación con las formulaciones de nuevos productos conduce a una mejor visibilidad de sus características, verificando así la aceptación y la intención de compra. Así, el presente estudio tiene como objetivo evaluar la aceptación del yogur natural endulzado con edulcorantes naturales, xilitol y eritritol equivalente en dulzor al yogur natural con 5,1% de sacarosa. Las concentraciones de xilitol y eritritol utilizadas para endulzar fueron 10,4% y 4,2%, respectivamente. No hubo diferencia significativa entre los yogures, solo hubo diferencia entre ellos cuando se evaluaron los atributos por separado. Los atributos de sabor y dulzor fueron las características decisivas para elegir yogur endulzado con xilitol frente a otros yogures endulzados con sacarosa y eritritol.Research, Society and Development2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3934110.33448/rsd-v12i1.39341Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e5112139341Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e5112139341Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e51121393412525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39341/32374Copyright (c) 2023 Maria Eduarda Dezordi Klein; Mariana Scherer; Ana Paula Cecattohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKlein, Maria Eduarda DezordiScherer, MarianaCecatto, Ana Paula2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39341Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
Sensory acceptance of natural yogurt sweetened with xylitol and erythritol
Aceptación sensorial del yogur natural endulzado con xilitol y eritritol
title Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
spellingShingle Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
Klein, Maria Eduarda Dezordi
Sweetener
sucrose
Consumer.
Edulcorante
Sacarosa
Consumidor.
Edulcorante
Sacarose
Consumidor.
Klein, Maria Eduarda Dezordi
Sweetener
sucrose
Consumer.
Edulcorante
Sacarosa
Consumidor.
Edulcorante
Sacarose
Consumidor.
title_short Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
title_full Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
title_fullStr Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
title_full_unstemmed Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
title_sort Aceitação sensorial de iogurte natural adoçado com xilitol e eritritol
author Klein, Maria Eduarda Dezordi
author_facet Klein, Maria Eduarda Dezordi
Klein, Maria Eduarda Dezordi
Scherer, Mariana
Cecatto, Ana Paula
Scherer, Mariana
Cecatto, Ana Paula
author_role author
author2 Scherer, Mariana
Cecatto, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Maria Eduarda Dezordi
Scherer, Mariana
Cecatto, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Sweetener
sucrose
Consumer.
Edulcorante
Sacarosa
Consumidor.
Edulcorante
Sacarose
Consumidor.
topic Sweetener
sucrose
Consumer.
Edulcorante
Sacarosa
Consumidor.
Edulcorante
Sacarose
Consumidor.
description A indústria de alimentos está constantemente na busca de evoluir, elaborando alimentos que supram as necessidades de seus consumidores. Em contrapartida os consumidores estão priorizando alimentos que tenham uma boa procedência, uma qualidade nutricional ampla e a qualidade sensorial. Busca-se então priorizar a redução de teores tanto de gordura como de açúcares, sendo notório em produtos lácteos estas preocupações para modificações, por ser um alimento de fácil consumo, e viável a toda classe econômica. Neste sentido a análise sensorial em prol da aceitação dos consumidores em relação a novas formulações dos produtos acarreta uma melhor visibilidade das características do mesmo, verificando-se assim a aceitação e a intenção de compra. Desta maneira, o presente estudo tem como objetivo avaliar a aceitação de iogurtes naturais adoçados com os edulcorantes naturais, xilitol e eritritol equivalentes em doçura ao iogurte natural com 5,1% de sacarose. As concentrações de xilitol e eritritol utilizadas para adoçar foram 10,4% e 4,2%, respectivamente. Não houve diferença significativa entre os iogurtes, somente houve diferença entre eles quando avaliados os atributos de forma isolada. Os atributos de sabor e doçura foram as características decisivas de escolha do iogurte adoçado com xilitol em detrimento aos outros iogurtes, adoçado com sacarose e eritritol.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39341
10.33448/rsd-v12i1.39341
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39341
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i1.39341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39341/32374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Eduarda Dezordi Klein; Mariana Scherer; Ana Paula Cecatto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Eduarda Dezordi Klein; Mariana Scherer; Ana Paula Cecatto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e5112139341
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e5112139341
Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e5112139341
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1822182201746259968
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.33448/rsd-v12i1.39341