Transtorno do Espectro Autista: causas, implicações e perspectivas de inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Neta, Maria Luiza de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Silvokleio da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41816
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem neurodesenvolvimental do indivíduo afetado, que pode apresentar três níveis de gravidade: leve, médio e grave. As reais causas do autismo ainda são desconhecidas. Todavia, sua origem esteja relacionada a alterações cromossômicas em mais de um cromossomo do cariótipo humano. Esse artigo buscou verificar a percepção dos docentes da rede pública de ensino quanto ao tema proposto e as estratégias pedagógicas para o acolhimento e inclusão dos indivíduos acometidos por tal patologia. Secretários municipais e estaduais de educação, assim como diretores, secretários e professores das escolas municipais e estaduais de Bom Jesus – Piauí foram entrevistados por meio de questionários pré-estruturados. Verificou-se que os secretários da educação informaram que as repartições (Secretarias de Educação) vêm promovendo ações para a inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com outras Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), por meio do uso de salas de recursos multifuncionais, salas equipadas com jogos, alfabeto ilustrado e apostilas, além de parcerias estabelecidas com Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e atendimento desses discentes em contraturnos. Por outro lado, alguns diretores relataram que não receber nenhum material para a inclusão de educandos com NEEs, e que apesar de alguns dos professores afirmarem já ter feito cursos de capacitação, a grande parte dos entrevistados ainda não se sentem despreparados para atuarem com indivíduos com TEA.
id UNIFEI_61563d4087e175dd9446058183dbba9e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41816
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Transtorno do Espectro Autista: causas, implicações e perspectivas de inclusão escolar Autistic Spectrum Disorder: causes, implications and perspectives for school inclusion Trastorno del Espectro Autista: causas, implicaciones y perspectivas para la inclusión escolar AutismInclusionChromosomesSpecial Educational Needs (SEN). AutismoInclusão educacionalAlterações cromossômicasNecessidades Educacionais Especiais (NEEs). AutismoInclusiónCromosomasNecesidades Educativas Especiales (NEE).O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem neurodesenvolvimental do indivíduo afetado, que pode apresentar três níveis de gravidade: leve, médio e grave. As reais causas do autismo ainda são desconhecidas. Todavia, sua origem esteja relacionada a alterações cromossômicas em mais de um cromossomo do cariótipo humano. Esse artigo buscou verificar a percepção dos docentes da rede pública de ensino quanto ao tema proposto e as estratégias pedagógicas para o acolhimento e inclusão dos indivíduos acometidos por tal patologia. Secretários municipais e estaduais de educação, assim como diretores, secretários e professores das escolas municipais e estaduais de Bom Jesus – Piauí foram entrevistados por meio de questionários pré-estruturados. Verificou-se que os secretários da educação informaram que as repartições (Secretarias de Educação) vêm promovendo ações para a inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com outras Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), por meio do uso de salas de recursos multifuncionais, salas equipadas com jogos, alfabeto ilustrado e apostilas, além de parcerias estabelecidas com Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e atendimento desses discentes em contraturnos. Por outro lado, alguns diretores relataram que não receber nenhum material para a inclusão de educandos com NEEs, e que apesar de alguns dos professores afirmarem já ter feito cursos de capacitação, a grande parte dos entrevistados ainda não se sentem despreparados para atuarem com indivíduos com TEA.Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder of the affected individual, which can present three levels of severity: mild, medium, and severe. The real causes of autism are still unknown. However, its origin is related to chromosomal alterations in more than one chromosome of the human karyotype. This article sought to verify the perception of public school teachers regarding the proposed theme and the pedagogical strategies for the reception and inclusion of individuals affected by such pathology. Municipal and state education secretaries, as well as principals, secretaries and teachers from municipal and state schools in Bom Jesus - Piauí were interviewed using pre-structured questionnaires. It was verified that the education secretaries reported that the departments (Education Departments) have been promoting actions for the educational inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and other Special Education Needs (SENs), through the use of multifunctional resource rooms, rooms equipped with games, illustrated alphabet and handouts, in addition to partnerships established with Psychosocial Care Centers (CAPS) and care of these students in after-school hours. On the other hand, some principals reported that they do not receive any material for the inclusion of students with SENs, and that although some of the teachers stated that they had already taken training courses, most of the interviewees still do not feel unprepared to work with individuals with ASD.El Trastorno del Espectro Autista (TEA) es un trastorno del neurodesarrollo del individuo afectado, que puede presentar tres niveles de gravedad: leve, medio y grave. Aún se desconocen las causas reales del autismo. Sin embargo, su origen está relacionado con alteraciones cromosómicas en más de un cromosoma del cariotipo humano. Este artículo buscó verificar la percepción de los profesores de escuelas públicas sobre el tema propuesto y las estrategias pedagógicas para la recepción e inclusión de individuos afectados por dicha patología. Fueron entrevistados secretarios municipales y estaduales de educación, así como directores, secretarios y profesores de escuelas municipales y estaduales de Bom Jesus - Piauí, utilizando cuestionarios preestructurados. Se constató que los secretarios de educación informaron que los departamentos (Secretarías de Educación) vienen promoviendo acciones para la inclusión educativa de alumnos con Trastorno del Espectro Autista (TEA) y otras Necesidades Educativas Especiales (NEE), a través del uso de salas de recursos multifuncionales, salas equipadas con juegos, abecedario ilustrado y folletos, además de las asociaciones establecidas con los Centros de Atención Psicosocial (CAPS) y la atención de estos alumnos en los turnos posteriores. Por otro lado, algunos directores informaron que no reciben ningún material para la inclusión de alumnos con NEE y que, aunque algunos profesores afirman haber realizado cursos de formación, la mayoría de los entrevistados aún no se sienten preparados para trabajar con personas con TEA.Research, Society and Development2023-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4181610.33448/rsd-v12i6.41816Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e0912641816Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e0912641816Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e09126418162525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41816/33971Copyright (c) 2023 Maria Luiza de Sousa Neta; Silvokleio da Costa Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa Neta, Maria Luiza de Silva, Silvokleio da Costa 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41816Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista: causas, implicações e perspectivas de inclusão escolar
Autistic Spectrum Disorder: causes, implications and perspectives for school inclusion
Trastorno del Espectro Autista: causas, implicaciones y perspectivas para la inclusión escolar
title Transtorno do Espectro Autista: causas, implicações e perspectivas de inclusão escolar
spellingShingle Transtorno do Espectro Autista: causas, implicações e perspectivas de inclusão escolar
Sousa Neta, Maria Luiza de
Autism
Inclusion
Chromosomes
Special Educational Needs (SEN).
Autismo
Inclusão educacional
Alterações cromossômicas
Necessidades Educacionais Especiais (NEEs).
Autismo
Inclusión
Cromosomas
Necesidades Educativas Especiales (NEE).
title_short Transtorno do Espectro Autista: causas, implicações e perspectivas de inclusão escolar
title_full Transtorno do Espectro Autista: causas, implicações e perspectivas de inclusão escolar
title_fullStr Transtorno do Espectro Autista: causas, implicações e perspectivas de inclusão escolar
title_full_unstemmed Transtorno do Espectro Autista: causas, implicações e perspectivas de inclusão escolar
title_sort Transtorno do Espectro Autista: causas, implicações e perspectivas de inclusão escolar
author Sousa Neta, Maria Luiza de
author_facet Sousa Neta, Maria Luiza de
Silva, Silvokleio da Costa
author_role author
author2 Silva, Silvokleio da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Neta, Maria Luiza de
Silva, Silvokleio da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Autism
Inclusion
Chromosomes
Special Educational Needs (SEN).
Autismo
Inclusão educacional
Alterações cromossômicas
Necessidades Educacionais Especiais (NEEs).
Autismo
Inclusión
Cromosomas
Necesidades Educativas Especiales (NEE).
topic Autism
Inclusion
Chromosomes
Special Educational Needs (SEN).
Autismo
Inclusão educacional
Alterações cromossômicas
Necessidades Educacionais Especiais (NEEs).
Autismo
Inclusión
Cromosomas
Necesidades Educativas Especiales (NEE).
description O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem neurodesenvolvimental do indivíduo afetado, que pode apresentar três níveis de gravidade: leve, médio e grave. As reais causas do autismo ainda são desconhecidas. Todavia, sua origem esteja relacionada a alterações cromossômicas em mais de um cromossomo do cariótipo humano. Esse artigo buscou verificar a percepção dos docentes da rede pública de ensino quanto ao tema proposto e as estratégias pedagógicas para o acolhimento e inclusão dos indivíduos acometidos por tal patologia. Secretários municipais e estaduais de educação, assim como diretores, secretários e professores das escolas municipais e estaduais de Bom Jesus – Piauí foram entrevistados por meio de questionários pré-estruturados. Verificou-se que os secretários da educação informaram que as repartições (Secretarias de Educação) vêm promovendo ações para a inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com outras Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), por meio do uso de salas de recursos multifuncionais, salas equipadas com jogos, alfabeto ilustrado e apostilas, além de parcerias estabelecidas com Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e atendimento desses discentes em contraturnos. Por outro lado, alguns diretores relataram que não receber nenhum material para a inclusão de educandos com NEEs, e que apesar de alguns dos professores afirmarem já ter feito cursos de capacitação, a grande parte dos entrevistados ainda não se sentem despreparados para atuarem com indivíduos com TEA.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41816
10.33448/rsd-v12i6.41816
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41816
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i6.41816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41816/33971
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Luiza de Sousa Neta; Silvokleio da Costa Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Luiza de Sousa Neta; Silvokleio da Costa Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e0912641816
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e0912641816
Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e0912641816
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052624934010880