Práticas em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, inclusão e articulação educativa entre pais e professores de crianças com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2483
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi elaborado o presente relatório final de estágio, pretende evidenciar o percurso realizado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o projeto de investigação. Este é constituído por duas partes, sendo que na primeira são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada II e III, que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, respetivamente. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação sobre a articulação educativa entre pais e professores de crianças com autismo. Este tem como objetivos: conhecer as perceções dos pais e professores das crianças com autismo sobre aspetos desenvolvimentais e práticas educativas, perspetivando a articulação entre estes agentes educativos. Quanto à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas a 4 pais e 6 professores/educadores. Após o estudo realizado verifica-se que há a necessidade de otimizar a rede informal entre pais e professores, bem como a formação dos pais na utilização do reforço e nos sistemas alternativos de comunicação. Verifica-se também que a área de maior articulação é a do comportamento e de menor articulação é a da comunicação, sendo que esta última é a área de maior preocupação, juntamente com as aprendizagens escolares. Quanto às estratégias mais usadas, estas recaem sobre o reforço, a imagem, a mediação dos companheiros, análise de tarefas, modelagem e expressão plástica (pintura e desenho).
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