Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chevitarese, Leila
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Apratto Junior , Paulo Cavalcante, Costa , Ana Maria P, Mattos, Rômulo Medina de, Ney, Márcia Silveira, Chevitarese, Sabrina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43510
Resumo: Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Medicina ressaltaram o perfil que o médico ao se graduar deve apresentar, devendo este exercer sua profissão como generalista, humanizar as relações com as pessoas para as quais oferta o cuidado, sendo capaz de refletir, criticar sobre suas práticas, de modo ético. Objetivo: Refletir, por meio da prática discente, se o ensino do curso de medicina está sendo capaz de formar profissionais com perfil do médico generalista presente nas DCNs para o curso de medicina. Método: Este estudo trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos de terceiro período da Disciplina IESC 3 do Curso de medicina da UNIGRANRIO-AFYA. Resultados: A realização do PTS, importante ferramenta da equipe interdisciplinar na atenção primária à saúde, envolve-os juntos à equipe no cuidado, designando funções e objetivos, buscando atenção ao cuidado integral e resolutiva, de forma a envolver os atores adequados para uma melhor adesão e qualidade de vida aos usuários. Conclusão: As práticas realizadas em IESC 3 tendo como aliados as práticas de HAM 3 e as palestras que ocorrem em ambos os eixos estão contribuindo para a continuação do desenvolvimento de habilidades para atuar na Atenção Básica de forma crítica e reflexiva.
id UNIFEI_6598503c84a94306c82caac71e32156b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43510
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e ComunidadeReflections on the practice of Teaching-Service and CommunityReflexiones sobre la práctica de la Enseñanza-Servicio y la ComunidadEstudiantes de medicinaEvaluación educativaMédicos generalesEnseñandoPrimeros auxilios.Avaliação educacionalClínicos geraisEnsinoEstudantes de medicinaAtenção Primária à Saúde.Medical studentsEducational evaluationGeneral practitionersTeachingPrimary Health Care.Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Medicina ressaltaram o perfil que o médico ao se graduar deve apresentar, devendo este exercer sua profissão como generalista, humanizar as relações com as pessoas para as quais oferta o cuidado, sendo capaz de refletir, criticar sobre suas práticas, de modo ético. Objetivo: Refletir, por meio da prática discente, se o ensino do curso de medicina está sendo capaz de formar profissionais com perfil do médico generalista presente nas DCNs para o curso de medicina. Método: Este estudo trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos de terceiro período da Disciplina IESC 3 do Curso de medicina da UNIGRANRIO-AFYA. Resultados: A realização do PTS, importante ferramenta da equipe interdisciplinar na atenção primária à saúde, envolve-os juntos à equipe no cuidado, designando funções e objetivos, buscando atenção ao cuidado integral e resolutiva, de forma a envolver os atores adequados para uma melhor adesão e qualidade de vida aos usuários. Conclusão: As práticas realizadas em IESC 3 tendo como aliados as práticas de HAM 3 e as palestras que ocorrem em ambos os eixos estão contribuindo para a continuação do desenvolvimento de habilidades para atuar na Atenção Básica de forma crítica e reflexiva.National Curricular Guidelines (NCGs) for the Medical Course highlighted the profile that the physician upon graduation must present, and should exercise his profession as a generalist, humanize the relationships with the people to whom he offers care, being able to reflect, criticize about their practices, in an ethical way. Objective: To reflect, through student practice, whether the teaching of the medical course is being able to train professionals with the profile of the general practitioner present in the DCNs for the medical course. Method: This study is an experience report of the third-period students of the IESC 3 Discipline of the Medical Course of UNIGRANRIO-AFYA. Results: The realization of the PTS, a valuable tool of the interdisciplinary team in primary health care, involves them together with the team in care, designating functions and objectives, seeking attention to integral and resolutive care, to involve the appropriate actors for better adherence and quality of life to users. Conclusion: The practices conducted in IESC 3 having as allies the practices of HAM 3 and the lectures that take place in both axes are contributing to the continuation of the development of skills to act in Primary Care in a critical and reflective way.Las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) de la Carrera de Medicina resaltaron el perfil que debe presentar el médico al egresar, debiendo ejercer su profesión como generalista, humanizar las relaciones con las personas a las que ofrece atención, siendo capaz de reflexionar, criticar sobre sus prácticas, de manera ética. Objetivo: Reflexionar, a través de la práctica estudiantil, si la enseñanza de la carrera de medicina es capaz de formar profesionales con el perfil del médico generalista presente en las DCN de la carrera de medicina. Método: Este estudio es un relato de experiencia de estudiantes del tercer período de la Disciplina IESC 3 de la Carrera de Medicina UNIGRANRIO-AFYA. Resultados: La realización del PTS, herramienta importante para el equipo interdisciplinario en la atención primaria de salud, los involucra junto con el equipo en atención, designando funciones y objetivos, buscando una atención asistencial integral y resuelta, con el fin de involucrar a los actores adecuados para una mejor adherencia y calidad de vida de los usuarios. Conclusión: Las prácticas realizadas en IESC 3 con las prácticas HAM 3 como aliadas y las charlas que se desarrollan en ambos ejes están contribuyendo al desarrollo continuo de habilidades para trabajar en Atención Primaria de manera crítica y reflexiva.Research, Society and Development2023-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4351010.33448/rsd-v12i10.43510Research, Society and Development; Vol. 12 No. 10; e128121043510Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 10; e128121043510Research, Society and Development; v. 12 n. 10; e1281210435102525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43510/35044Copyright (c) 2023 Leila Chevitarese; Paulo Cavalcante Apratto Junior ; Ana Maria P Costa ; Rômulo Medina de Mattos; Márcia Silveira Ney; Sabrina Chevitaresehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChevitarese, LeilaApratto Junior , Paulo Cavalcante Costa , Ana Maria P Mattos, Rômulo Medina de Ney, Márcia Silveira Chevitarese, Sabrina2023-10-20T10:57:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43510Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-20T10:57:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade
Reflections on the practice of Teaching-Service and Community
Reflexiones sobre la práctica de la Enseñanza-Servicio y la Comunidad
title Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade
spellingShingle Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade
Chevitarese, Leila
Estudiantes de medicina
Evaluación educativa
Médicos generales
Enseñando
Primeros auxilios.
Avaliação educacional
Clínicos gerais
Ensino
Estudantes de medicina
Atenção Primária à Saúde.
Medical students
Educational evaluation
General practitioners
Teaching
Primary Health Care.
title_short Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade
title_full Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade
title_fullStr Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade
title_full_unstemmed Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade
title_sort Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade
author Chevitarese, Leila
author_facet Chevitarese, Leila
Apratto Junior , Paulo Cavalcante
Costa , Ana Maria P
Mattos, Rômulo Medina de
Ney, Márcia Silveira
Chevitarese, Sabrina
author_role author
author2 Apratto Junior , Paulo Cavalcante
Costa , Ana Maria P
Mattos, Rômulo Medina de
Ney, Márcia Silveira
Chevitarese, Sabrina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chevitarese, Leila
Apratto Junior , Paulo Cavalcante
Costa , Ana Maria P
Mattos, Rômulo Medina de
Ney, Márcia Silveira
Chevitarese, Sabrina
dc.subject.por.fl_str_mv Estudiantes de medicina
Evaluación educativa
Médicos generales
Enseñando
Primeros auxilios.
Avaliação educacional
Clínicos gerais
Ensino
Estudantes de medicina
Atenção Primária à Saúde.
Medical students
Educational evaluation
General practitioners
Teaching
Primary Health Care.
topic Estudiantes de medicina
Evaluación educativa
Médicos generales
Enseñando
Primeros auxilios.
Avaliação educacional
Clínicos gerais
Ensino
Estudantes de medicina
Atenção Primária à Saúde.
Medical students
Educational evaluation
General practitioners
Teaching
Primary Health Care.
description Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Medicina ressaltaram o perfil que o médico ao se graduar deve apresentar, devendo este exercer sua profissão como generalista, humanizar as relações com as pessoas para as quais oferta o cuidado, sendo capaz de refletir, criticar sobre suas práticas, de modo ético. Objetivo: Refletir, por meio da prática discente, se o ensino do curso de medicina está sendo capaz de formar profissionais com perfil do médico generalista presente nas DCNs para o curso de medicina. Método: Este estudo trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos de terceiro período da Disciplina IESC 3 do Curso de medicina da UNIGRANRIO-AFYA. Resultados: A realização do PTS, importante ferramenta da equipe interdisciplinar na atenção primária à saúde, envolve-os juntos à equipe no cuidado, designando funções e objetivos, buscando atenção ao cuidado integral e resolutiva, de forma a envolver os atores adequados para uma melhor adesão e qualidade de vida aos usuários. Conclusão: As práticas realizadas em IESC 3 tendo como aliados as práticas de HAM 3 e as palestras que ocorrem em ambos os eixos estão contribuindo para a continuação do desenvolvimento de habilidades para atuar na Atenção Básica de forma crítica e reflexiva.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43510
10.33448/rsd-v12i10.43510
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43510
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i10.43510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43510/35044
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 10; e128121043510
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 10; e128121043510
Research, Society and Development; v. 12 n. 10; e128121043510
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052632175476736