Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43510 |
Resumo: | Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Medicina ressaltaram o perfil que o médico ao se graduar deve apresentar, devendo este exercer sua profissão como generalista, humanizar as relações com as pessoas para as quais oferta o cuidado, sendo capaz de refletir, criticar sobre suas práticas, de modo ético. Objetivo: Refletir, por meio da prática discente, se o ensino do curso de medicina está sendo capaz de formar profissionais com perfil do médico generalista presente nas DCNs para o curso de medicina. Método: Este estudo trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos de terceiro período da Disciplina IESC 3 do Curso de medicina da UNIGRANRIO-AFYA. Resultados: A realização do PTS, importante ferramenta da equipe interdisciplinar na atenção primária à saúde, envolve-os juntos à equipe no cuidado, designando funções e objetivos, buscando atenção ao cuidado integral e resolutiva, de forma a envolver os atores adequados para uma melhor adesão e qualidade de vida aos usuários. Conclusão: As práticas realizadas em IESC 3 tendo como aliados as práticas de HAM 3 e as palestras que ocorrem em ambos os eixos estão contribuindo para a continuação do desenvolvimento de habilidades para atuar na Atenção Básica de forma crítica e reflexiva. |
id |
UNIFEI_6598503c84a94306c82caac71e32156b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43510 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e ComunidadeReflections on the practice of Teaching-Service and CommunityReflexiones sobre la práctica de la Enseñanza-Servicio y la ComunidadEstudiantes de medicinaEvaluación educativaMédicos generalesEnseñandoPrimeros auxilios.Avaliação educacionalClínicos geraisEnsinoEstudantes de medicinaAtenção Primária à Saúde.Medical studentsEducational evaluationGeneral practitionersTeachingPrimary Health Care.Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Medicina ressaltaram o perfil que o médico ao se graduar deve apresentar, devendo este exercer sua profissão como generalista, humanizar as relações com as pessoas para as quais oferta o cuidado, sendo capaz de refletir, criticar sobre suas práticas, de modo ético. Objetivo: Refletir, por meio da prática discente, se o ensino do curso de medicina está sendo capaz de formar profissionais com perfil do médico generalista presente nas DCNs para o curso de medicina. Método: Este estudo trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos de terceiro período da Disciplina IESC 3 do Curso de medicina da UNIGRANRIO-AFYA. Resultados: A realização do PTS, importante ferramenta da equipe interdisciplinar na atenção primária à saúde, envolve-os juntos à equipe no cuidado, designando funções e objetivos, buscando atenção ao cuidado integral e resolutiva, de forma a envolver os atores adequados para uma melhor adesão e qualidade de vida aos usuários. Conclusão: As práticas realizadas em IESC 3 tendo como aliados as práticas de HAM 3 e as palestras que ocorrem em ambos os eixos estão contribuindo para a continuação do desenvolvimento de habilidades para atuar na Atenção Básica de forma crítica e reflexiva.National Curricular Guidelines (NCGs) for the Medical Course highlighted the profile that the physician upon graduation must present, and should exercise his profession as a generalist, humanize the relationships with the people to whom he offers care, being able to reflect, criticize about their practices, in an ethical way. Objective: To reflect, through student practice, whether the teaching of the medical course is being able to train professionals with the profile of the general practitioner present in the DCNs for the medical course. Method: This study is an experience report of the third-period students of the IESC 3 Discipline of the Medical Course of UNIGRANRIO-AFYA. Results: The realization of the PTS, a valuable tool of the interdisciplinary team in primary health care, involves them together with the team in care, designating functions and objectives, seeking attention to integral and resolutive care, to involve the appropriate actors for better adherence and quality of life to users. Conclusion: The practices conducted in IESC 3 having as allies the practices of HAM 3 and the lectures that take place in both axes are contributing to the continuation of the development of skills to act in Primary Care in a critical and reflective way.Las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) de la Carrera de Medicina resaltaron el perfil que debe presentar el médico al egresar, debiendo ejercer su profesión como generalista, humanizar las relaciones con las personas a las que ofrece atención, siendo capaz de reflexionar, criticar sobre sus prácticas, de manera ética. Objetivo: Reflexionar, a través de la práctica estudiantil, si la enseñanza de la carrera de medicina es capaz de formar profesionales con el perfil del médico generalista presente en las DCN de la carrera de medicina. Método: Este estudio es un relato de experiencia de estudiantes del tercer período de la Disciplina IESC 3 de la Carrera de Medicina UNIGRANRIO-AFYA. Resultados: La realización del PTS, herramienta importante para el equipo interdisciplinario en la atención primaria de salud, los involucra junto con el equipo en atención, designando funciones y objetivos, buscando una atención asistencial integral y resuelta, con el fin de involucrar a los actores adecuados para una mejor adherencia y calidad de vida de los usuarios. Conclusión: Las prácticas realizadas en IESC 3 con las prácticas HAM 3 como aliadas y las charlas que se desarrollan en ambos ejes están contribuyendo al desarrollo continuo de habilidades para trabajar en Atención Primaria de manera crítica y reflexiva.Research, Society and Development2023-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4351010.33448/rsd-v12i10.43510Research, Society and Development; Vol. 12 No. 10; e128121043510Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 10; e128121043510Research, Society and Development; v. 12 n. 10; e1281210435102525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43510/35044Copyright (c) 2023 Leila Chevitarese; Paulo Cavalcante Apratto Junior ; Ana Maria P Costa ; Rômulo Medina de Mattos; Márcia Silveira Ney; Sabrina Chevitaresehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChevitarese, LeilaApratto Junior , Paulo Cavalcante Costa , Ana Maria P Mattos, Rômulo Medina de Ney, Márcia Silveira Chevitarese, Sabrina2023-10-20T10:57:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43510Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-20T10:57:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade Reflections on the practice of Teaching-Service and Community Reflexiones sobre la práctica de la Enseñanza-Servicio y la Comunidad |
title |
Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade |
spellingShingle |
Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade Chevitarese, Leila Estudiantes de medicina Evaluación educativa Médicos generales Enseñando Primeros auxilios. Avaliação educacional Clínicos gerais Ensino Estudantes de medicina Atenção Primária à Saúde. Medical students Educational evaluation General practitioners Teaching Primary Health Care. |
title_short |
Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade |
title_full |
Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade |
title_fullStr |
Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade |
title_sort |
Reflexões sobre a prática do Ensino-Serviço e Comunidade |
author |
Chevitarese, Leila |
author_facet |
Chevitarese, Leila Apratto Junior , Paulo Cavalcante Costa , Ana Maria P Mattos, Rômulo Medina de Ney, Márcia Silveira Chevitarese, Sabrina |
author_role |
author |
author2 |
Apratto Junior , Paulo Cavalcante Costa , Ana Maria P Mattos, Rômulo Medina de Ney, Márcia Silveira Chevitarese, Sabrina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chevitarese, Leila Apratto Junior , Paulo Cavalcante Costa , Ana Maria P Mattos, Rômulo Medina de Ney, Márcia Silveira Chevitarese, Sabrina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudiantes de medicina Evaluación educativa Médicos generales Enseñando Primeros auxilios. Avaliação educacional Clínicos gerais Ensino Estudantes de medicina Atenção Primária à Saúde. Medical students Educational evaluation General practitioners Teaching Primary Health Care. |
topic |
Estudiantes de medicina Evaluación educativa Médicos generales Enseñando Primeros auxilios. Avaliação educacional Clínicos gerais Ensino Estudantes de medicina Atenção Primária à Saúde. Medical students Educational evaluation General practitioners Teaching Primary Health Care. |
description |
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Medicina ressaltaram o perfil que o médico ao se graduar deve apresentar, devendo este exercer sua profissão como generalista, humanizar as relações com as pessoas para as quais oferta o cuidado, sendo capaz de refletir, criticar sobre suas práticas, de modo ético. Objetivo: Refletir, por meio da prática discente, se o ensino do curso de medicina está sendo capaz de formar profissionais com perfil do médico generalista presente nas DCNs para o curso de medicina. Método: Este estudo trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos de terceiro período da Disciplina IESC 3 do Curso de medicina da UNIGRANRIO-AFYA. Resultados: A realização do PTS, importante ferramenta da equipe interdisciplinar na atenção primária à saúde, envolve-os juntos à equipe no cuidado, designando funções e objetivos, buscando atenção ao cuidado integral e resolutiva, de forma a envolver os atores adequados para uma melhor adesão e qualidade de vida aos usuários. Conclusão: As práticas realizadas em IESC 3 tendo como aliados as práticas de HAM 3 e as palestras que ocorrem em ambos os eixos estão contribuindo para a continuação do desenvolvimento de habilidades para atuar na Atenção Básica de forma crítica e reflexiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43510 10.33448/rsd-v12i10.43510 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43510 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i10.43510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43510/35044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 10; e128121043510 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 10; e128121043510 Research, Society and Development; v. 12 n. 10; e128121043510 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052632175476736 |