A experiência da narrativa nos espaços de escuta como potencializadora dos processos de autonomia do adolescente no âmbito das práticas da saúde mental na Atenção Primária
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44924 |
Resumo: | Este artigo é fruto da pesquisa realizada no contexto da atenção primária no município de Osasco com adolescentes que buscam o serviço de saúde mental com queixas diversas, tais quais automutilação, depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, isolamento, dentre outras. A partir do acolhimento em saúde mental são propostos atendimentos terapêuticos em grupo, em cujas sessões são estimulados a construírem narrativas orais sobre suas vidas, seus sofrimentos e suas experiências. Além de refletirem sobre suas falas, vocabulário e organização do discurso, vivenciam a experiência de serem escutados e de escutarem outros adolescentes também com suas histórias e sofrimentos. A metodologia utilizada pertence ao campo da abordagem qualitativa e teve como ferramentas as entrevistas semiestruturadas. Quatro adolescentes que já participavam do grupo oferecido pelos profissionais da saúde mental na atenção primária aceitaram contar suas histórias de vidas em entrevistas individuais. A partir dessas narrativas foi possível fazer a discussão de temas importantes, revelando a potência das narrativas no processo de autonomia e saúde mental. Ao analisar as narrativas produzidas, podem-se observar questões de gênero, religiosidade e medicalização. Tais tópicos foram confrontados com a literatura, revelando a consonância destes achados com as pesquisas referenciadas. O objetivo da pesquisa foi analisar como a experiência de narrar sua história pode contribuir para a educação em saúde e a autonomia do usuário, numa reflexão em relação ao cuidado em saúde mental de adolescentes sob o princípio da integralidade e da promoção de saúde, numa perspectiva de humanização do cuidado. |
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A experiência da narrativa nos espaços de escuta como potencializadora dos processos de autonomia do adolescente no âmbito das práticas da saúde mental na Atenção PrimáriaThe narrative experience in listening spaces as an enhancer of the process for adolescent autonomy within the scope of practice in mental health Primary CareLa experiencia de la narrativa en los espacios de escucha como potenciadora de los procesos de autonomía de los adolescentes en el ámbito de las prácticas de la salud mental en la Atención PrimariaAdolescenteAtenção primáriaSaúde mentalHistória oral de vidaNarrativa.AdolescentPrimary careMental healthOral life historyNarrative.AdolescenteAtención primariaSalud mentalHistoria de vida oralNarrativa.Este artigo é fruto da pesquisa realizada no contexto da atenção primária no município de Osasco com adolescentes que buscam o serviço de saúde mental com queixas diversas, tais quais automutilação, depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, isolamento, dentre outras. A partir do acolhimento em saúde mental são propostos atendimentos terapêuticos em grupo, em cujas sessões são estimulados a construírem narrativas orais sobre suas vidas, seus sofrimentos e suas experiências. Além de refletirem sobre suas falas, vocabulário e organização do discurso, vivenciam a experiência de serem escutados e de escutarem outros adolescentes também com suas histórias e sofrimentos. A metodologia utilizada pertence ao campo da abordagem qualitativa e teve como ferramentas as entrevistas semiestruturadas. Quatro adolescentes que já participavam do grupo oferecido pelos profissionais da saúde mental na atenção primária aceitaram contar suas histórias de vidas em entrevistas individuais. A partir dessas narrativas foi possível fazer a discussão de temas importantes, revelando a potência das narrativas no processo de autonomia e saúde mental. Ao analisar as narrativas produzidas, podem-se observar questões de gênero, religiosidade e medicalização. Tais tópicos foram confrontados com a literatura, revelando a consonância destes achados com as pesquisas referenciadas. O objetivo da pesquisa foi analisar como a experiência de narrar sua história pode contribuir para a educação em saúde e a autonomia do usuário, numa reflexão em relação ao cuidado em saúde mental de adolescentes sob o princípio da integralidade e da promoção de saúde, numa perspectiva de humanização do cuidado.This article is the result of research carried out in the context of primary care in the city of Osasco with adolescents seeking mental health services with various complaints, such as self-mutilation, depression, anxiety, isolation, among others. From the mental health reception, group therapeutic care is proposed. During the sessions, teenagers are encouraged to make oral constructions of their life stories, experiences and specific moments of suffering. Besides reflecting on their vocabulary and organization of speech, they have the experience of being listened to and of listening to other teenagers with their own stories and sufferings. The applied methodology belongs to the field of qualitative approach and used semi-structured interviews. Four teenagers who already participated in the group offered by mental health professionals in primary care accepted to tell their life stories in individual interviews. From these narratives, it was possible to survey and discuss important topics, revealing the power of narratives in the process of autonomy and mental health. When analyzing the narratives produced, the influence of issues of gender, religiosity and medicalization can be observed. Such topics were compared with the literature, revealing the consonance of these findings with the referenced research. Thus, the objective of this research was to analyze how the experience of telling your story can contribute to health education and user autonomy, in a reflection in relation to mental health care for adolescents in primary care under the principle of comprehensiveness and promotion of health, from a perspective of humanization of care.Este artículo es resultado de una investigación realizada en el contexto de la atención primaria en el municipio de Osasco con adolescentes que acuden al servicio de salud mental con diversas quejas, como automutilación, depresión, ansiedad, aislamiento, entre otras. Desde la recepción en salud mental, se proponen sesiones terapéuticas de grupo, en las que se les anima a construir narraciones orales sobre su vida, sufrimiento y experiencias. Además de reflexionar sobre su habla, vocabulario y organización del discurso, experimentan ser escuchados y escuchar a otros adolescentes con sus propias historias y sufrimientos. La metodología tiene un enfoque cualitativo y utilizó entrevistas semiestructuradas. Cuatro adolescentes que ya participaban en el grupo ofrecido por profesionales de salud mental en atención primaria accedieron a contar sus historias de vida en entrevistas individuales. A partir de estas narrativas fue posible discutir temas importantes, revelando el poder de las narrativas en el proceso de autonomía y salud mental. Al analizar las producciones, se pudieron observar la influencia de cuestiones de género, religiosidad y medicalización. Dichos temas fueron comparados con la literatura, revelando que estos hallazgos están en línea con la investigación referenciada. El objetivo de esta investigación fue analizar cómo la experiencia de narrar la propia historia puede contribuir a la educación en salud y a la autonomía del usuario, en una reflexión sobre el cuidado a la salud mental de los adolescentes en la atención primaria bajo el principio de integralidad y promoción de la salud, desde una perspectiva de humanización del cuidado.Research, Society and Development2024-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4492410.33448/rsd-v13i4.44924Research, Society and Development; Vol. 13 No. 4; e7813444924Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 4; e7813444924Research, Society and Development; v. 13 n. 4; e78134449242525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44924/36297Copyright (c) 2024 Ana Cláudia Gotelip Francklim Rocha; Fernando Sfair Kinkerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Ana Cláudia Gotelip Francklim Kinker, Fernando Sfair 2024-04-04T18:36:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44924Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:37Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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