As premissas do Banco Mundial para a formação docente: uma análise crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Felipe Néo dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Néo, Danielle de Menezes Vieira, Barbosa, Fabiano Geraldo, Silva, Rosângela Ribeiro da, Almeida, Emanoel Rodrigues, Araújo, Adéle Cristina Braga, Silva, Simone Cesar da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39800
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar as intervenções do Banco Mundial na formação docente, sendo os objetivos específicos: a) averiguar as transformações ocorridas na formação docente em países em desenvolvimento; b) investigar os impactos das mudanças promovidas pelo Banco Mundial a formação docente no Brasil; e c) verificar as condicionalidades do Banco Mundial ao fortalecer as premissas do capital. Em termos metodológicos, a pesquisa se baseou no método materialismo histórico dialético, a partir de uma abordagem qualitativa e de uma investigação bibliográfica. Para tanto, tomou-se, fundamentalmente, como referências as proposições teóricas dos seguintes autores: Pansardi (2011), Rabelo et al (2015), Corte, Sarturi e Nunes (2018), Freitas (2018), Soares e Silva (2018), Santos e Orso (2020), Zank e Malanchen (2020), dentre outros. Os resultados e discussões apontaram que as transformações educacionais ocorridas nas últimas décadas colaboram para a segmentação da formação docente com o protótipo pragmático concentrado nos saberes experienciais de professores/as, depreciando os conhecimentos científicos que fundamentam à docência, bem como, as indicações de agências internacionais circundam-se na limitação de custos e de tempo na educação para atingir as metas e a proliferar proveitos do capital. Nas considerações finais, salientou-se que as modificações ocorridas na educação brasileira têm como propósito realizar o projeto educacional do capital, com esse fim, potencializam as transformações oportunas para o fortalecimento do capitalismo, assim, impactaram a formação docente de tal modo que direcionaram a formação e a prática pedagógica, a fim de preparar os/as estudantes para o mercado de trabalho.
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spelling As premissas do Banco Mundial para a formação docente: uma análise críticaThe World Bank premises for teacher training: a critical analysisLos locales del Banco Mundial para la formación de docentes: um análisis críticoFormaciónEnseñandoBanco mundialCapital.FormationTeachingWorld bankCapital.FormaçãoDocênciaBanco MundialCapital.O presente estudo teve como objetivo geral analisar as intervenções do Banco Mundial na formação docente, sendo os objetivos específicos: a) averiguar as transformações ocorridas na formação docente em países em desenvolvimento; b) investigar os impactos das mudanças promovidas pelo Banco Mundial a formação docente no Brasil; e c) verificar as condicionalidades do Banco Mundial ao fortalecer as premissas do capital. Em termos metodológicos, a pesquisa se baseou no método materialismo histórico dialético, a partir de uma abordagem qualitativa e de uma investigação bibliográfica. Para tanto, tomou-se, fundamentalmente, como referências as proposições teóricas dos seguintes autores: Pansardi (2011), Rabelo et al (2015), Corte, Sarturi e Nunes (2018), Freitas (2018), Soares e Silva (2018), Santos e Orso (2020), Zank e Malanchen (2020), dentre outros. Os resultados e discussões apontaram que as transformações educacionais ocorridas nas últimas décadas colaboram para a segmentação da formação docente com o protótipo pragmático concentrado nos saberes experienciais de professores/as, depreciando os conhecimentos científicos que fundamentam à docência, bem como, as indicações de agências internacionais circundam-se na limitação de custos e de tempo na educação para atingir as metas e a proliferar proveitos do capital. Nas considerações finais, salientou-se que as modificações ocorridas na educação brasileira têm como propósito realizar o projeto educacional do capital, com esse fim, potencializam as transformações oportunas para o fortalecimento do capitalismo, assim, impactaram a formação docente de tal modo que direcionaram a formação e a prática pedagógica, a fim de preparar os/as estudantes para o mercado de trabalho.The general objective of this study was to analyze the interventions of the World Bank in teacher training, with the specific objectives: a) to investigate the transformations that occurred in teacher training in developing countries; b) investigate the impacts of changes promoted by the World Bank on teacher training in Brazil; and c) verify the Bank's conditionalities when strengthening capital assumptions. In methodological terms, the research was based on the dialectical historical materialism method, from a qualitative approach and a bibliographic investigation. To this end, the theoretical propositions of the following authors were fundamentally taken as references: Pansardi (2011), Rabelo et al (2015), Corte, Sarturi and Nunes (2018), Freitas (2018), Soares e Silva (2018), Santos and Orso (2020), Zank and Malanchen (2020), among others. The results and discussions pointed out that the educational transformations that occurred in the last decades contribute to the segmentation of teacher training with the pragmatic prototype focused on the experiential knowledge of teachers, depreciating the scientific knowledge that underlies teaching, as well as the indications of international agencies they surround themselves with the limitation of costs and time in education to achieve goals and to proliferate capital gains. In the final considerations, it was emphasized that the changes that took place in Brazilian education have the purpose of carrying out the capital's educational project, with this end in mind, potentiating the opportune transformations for the strengthening of capitalism, thus impacting teacher training in such a way that they directed the training and pedagogical practice, in order to prepare students for the job market.El objetivo general de este estudio fue analizar las intervenciones del Banco Mundial en la formación docente, con los objetivos específicos: a) investigar las transformaciones ocurridas en la formación docente en los países en desarrollo; b) investigar los impactos de los cambios promovidos por el Banco Mundial en la formación docente en Brasil; yc) verificar las condicionalidades del Banco al fortalecer los supuestos de capital. En términos metodológicos, la investigación se basó en el método del materialismo histórico dialéctico, desde un enfoque cualitativo y una investigación bibliográfica. Para ello, se tomaron fundamentalmente como referentes las proposiciones teóricas de los siguientes autores: Pansardi (2011), Rabelo et al (2015), Corte, Sarturi y Nunes (2018), Freitas (2018), Soares e Silva (2018), Santos y Orso (2020), Zank y Malanchen (2020), entre otros. Los resultados y discusiones señalaron que las transformaciones educativas ocurridas en las últimas décadas contribuyen a la segmentación de la formación docente con el prototipo pragmático centrado en el saber experiencial de los docentes, depreciando el saber científico que subyace a la enseñanza, así como los indicios de la internacionalización. organismos se rodean de la limitación de costos y tiempo en la educación para alcanzar metas y proliferar las plusvalías. En las consideraciones finales, se enfatizó que los cambios ocurridos en la educación brasileña tienen el propósito de realizar el proyecto educativo de la capital, con ese fin en mente, potenciando las transformaciones oportunas para el fortalecimiento del capitalismo, impactando así la formación de docentes en tales de manera que dirigieron la formación y práctica pedagógica, con el fin de preparar a los estudiantes para el mercado laboral.Research, Society and Development2023-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3980010.33448/rsd-v12i2.39800Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e1112239800Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e1112239800Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e11122398002525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39800/32660Copyright (c) 2023 Felipe Néo dos Santos; Danielle de Menezes Vieira Néo; Fabiano Geraldo Barbosa; Rosângela Ribeiro da Silva; Emanoel Rodrigues Almeida; Adéle Cristina Braga Araújo; Simone Cesar da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Felipe Néo dos Néo, Danielle de Menezes Vieira Barbosa, Fabiano Geraldo Silva, Rosângela Ribeiro da Almeida, Emanoel Rodrigues Araújo, Adéle Cristina Braga Silva, Simone Cesar da 2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39800Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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