A Importância do Acompanhamento Familiar no Desenvolvimento e Tratamento da Criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jucicleia da Silva Nascimento de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marques, Josilene, Alves, Kaciane Sousa, Castro, Ellen Caroline Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41244
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é considerado uma condição do neurodesenvolvimento humano que é caracterizado por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade em nível exacerbado e disfuncional para idade, que afeta entre 3% a 8% das crianças e adolescentes. O objetivo do presente estudo foi entender a importância do acompanhamento familiar durante o desenvolvimento e tratamento da criança com TDAH. Tratou-se de um estudo de revisão integrativa, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entres os meses de janeiro a março de 2023 utilizado descritores e o operadores booleanos “Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade” AND “Relação Familiar” AND “Saúde da Criança” AND “Saúde Mental” indexadas no portal Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – LILACS e MEDLANE, artigos publicados nos idiomas inglês e português no período de 2017 a 2023. A amostra selecionada constitui em 12 artigos, de acordo com critérios de inclusão e exclusão. De acordo com as análises dos estudos selecionados evidenciaram algumas dificuldades na relação familiar no cotidiano da criança com TDA. Dessa forma, esses estudos evidenciaram que as interações familiares de pais e filhos que tenham o diagnóstico de TDAH, se caracterizam por mais conflitos, coerção e estresse. Além disso, torna-se necessário o desenvolvimento de projetos de pesquisa para melhorar a qualidade de vida e desenvolver possibilidades de relacionamentos interpessoais, familiares e sociais mais saudáveis e qualitativamente mais positivos para essa criança com TDAH.
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O objetivo do presente estudo foi entender a importância do acompanhamento familiar durante o desenvolvimento e tratamento da criança com TDAH. Tratou-se de um estudo de revisão integrativa, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entres os meses de janeiro a março de 2023 utilizado descritores e o operadores booleanos “Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade” AND “Relação Familiar” AND “Saúde da Criança” AND “Saúde Mental” indexadas no portal Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – LILACS e MEDLANE, artigos publicados nos idiomas inglês e português no período de 2017 a 2023. A amostra selecionada constitui em 12 artigos, de acordo com critérios de inclusão e exclusão. De acordo com as análises dos estudos selecionados evidenciaram algumas dificuldades na relação familiar no cotidiano da criança com TDA. Dessa forma, esses estudos evidenciaram que as interações familiares de pais e filhos que tenham o diagnóstico de TDAH, se caracterizam por mais conflitos, coerção e estresse. Além disso, torna-se necessário o desenvolvimento de projetos de pesquisa para melhorar a qualidade de vida e desenvolver possibilidades de relacionamentos interpessoais, familiares e sociais mais saudáveis e qualitativamente mais positivos para essa criança com TDAH.Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is considered a condition of human neurodevelopment that is characterized by a triad of symptoms involving inattention, hyperactivity and impulsivity at an exacerbated and dysfunctional level for age, which affects between 3% to 8% of children and teenagers. The aim of this study was to understand the importance of family monitoring during the development and treatment of children with ADHD. This was an integrative review study with a qualitative approach. Data collection took place between January and March 2023 using Boolean descriptors and operators “Attention Deficit Disorder with Hyperactivity” AND “Family Relationship” AND “Child Health” AND “Mental Health” indexed in the Virtual Library portal in Health (VHL) – LILACS and MEDLANE, articles published in English and Portuguese from 2017 to 2023. The selected sample consists of 12 articles, according to inclusion and exclusion criteria. According to the analyzes of the selected studies, some difficulties in the family relationship in the daily life of children with ADHD were highlighted. Thus, these studies showed that the family interactions of parents and children diagnosed with ADHD are characterized by more conflicts, coercion and stress. In addition, it is necessary to develop research projects to improve the quality of life and develop possibilities for healthier and qualitatively more positive interpersonal, family and social relationships for this child with ADHD.El Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) es considerado una condición del neurodesarrollo humano que se caracteriza por una tríada de síntomas que involucran desatención, hiperactividad e impulsividad en un nivel exacerbado y disfuncional para la edad, que afecta entre el 3% al 8% de los niños y adolescentes. El objetivo de este estudio fue comprender la importancia del seguimiento familiar durante el desarrollo y tratamiento de niños con TDAH. Este fue un estudio de revisión integradora con un enfoque cualitativo. La recolección de datos ocurrió entre enero y marzo de 2023 utilizando descriptores y operadores booleanos “Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad” Y “Relaciones Familiares” Y “Salud del Niño” Y “Salud Mental” indexados en el portal Biblioteca Virtual en Salud (BVS) – LILACS y MEDLANE, artículos publicados en inglés y portugués de 2017 a 2023. La muestra seleccionada consta de 12 artículos, según criterios de inclusión y exclusión. Según los análisis de los estudios seleccionados, se destacaron algunas dificultades en la relación familiar en el cotidiano de los niños con TDAH. Así, estos estudios mostraron que las interacciones familiares de padres e hijos diagnosticados con TDAH se caracterizan por más conflictos, coerción y estrés. Además, es necesario desarrollar proyectos de investigación para mejorar la calidad de vida y desarrollar posibilidades de relaciones interpersonales, familiares y sociales más sanas y cualitativamente más positivas para este niño con TDAH.Research, Society and Development2023-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4124410.33448/rsd-v12i4.41244Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e29912441244Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e29912441244Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e299124412442525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41244/33630Copyright (c) 2023 Jucicleia da Silva Nascimento de Sousa; Josilene Marques; Kaciane Sousa Alves; Ellen Caroline Lima Castrohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Jucicleia da Silva Nascimento de Marques, JosileneAlves, Kaciane Sousa Castro, Ellen Caroline Lima 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41244Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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