Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDA/H): impacto cotidiano e desafios no âmbito familiar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Mariely Santiago de Lima.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6950
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um distúrbio neurobiológico que tem como principais características o déficit de atenção e a hiperatividade ou impulsividade. É influenciado por fatores ambientais e sociais, além de comorbidades psiquiátricas que podem também ser fontes determinantes. Sua prevalência é de 3% a 5% em crianças em idade escolar, com maior prevalência nas do sexo masculino, não se restringido apenas à infância e acompanhando o indivíduo durante toda a vida adulta. OBJETIVOS: Analisar a compreensão de familiares/cuidadores de crianças diagnosticadas com TDAH frente à tal condição. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa realizada na ONG Papel Machê, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os dados foram coletados no período de novembro a dezembro de 2017 e analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. A pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética, sob o número 68255517.0.0000.5182. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Em relação aos aspectos sociodemográficos foi evidenciado que a maioria dos familiares/cuidadores, a maioria era de faixa etária mediana com idades entre 30 e 53 anos, todas do sexo feminino, sem estabilidade conjugal pois os cônjugues não eram pais das crianças, pois o transtorno já havia provocado a separação dos mesmos, de baixa escolaridade e se dedicavam apenas ao lar. E todas entrevistadas eram mães. Foi evidenciado um conhecimento limitado sobre o TDAH e sobre como proceder no manejo do mesmo. Também foi evidente o sofrimento provocado pelo TDAH no âmbito familiar. CONCLUSÃO: Abordar a temática proposta e avaliar a compreensão das mães e quais intervenções que realizam no enfrentamento do TDAH foi uma experiência enriquecedora pois permitiu um novo olhar sobre as relações e os conflitos vivenciados por essas mães, como também percebe- las como principais responsáveis pelo cuidado e educação dos filhos. Partindo desse pressuposto, o estudo trouxe importantes reflexões acerca desta realidade, destacando a atuação do enfermeiro como peça fundamental nesse processo, visto ser um dos profissionais que mantém maior vínculo com a família.
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Sua prevalência é de 3% a 5% em crianças em idade escolar, com maior prevalência nas do sexo masculino, não se restringido apenas à infância e acompanhando o indivíduo durante toda a vida adulta. OBJETIVOS: Analisar a compreensão de familiares/cuidadores de crianças diagnosticadas com TDAH frente à tal condição. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa realizada na ONG Papel Machê, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os dados foram coletados no período de novembro a dezembro de 2017 e analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. A pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética, sob o número 68255517.0.0000.5182. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Em relação aos aspectos sociodemográficos foi evidenciado que a maioria dos familiares/cuidadores, a maioria era de faixa etária mediana com idades entre 30 e 53 anos, todas do sexo feminino, sem estabilidade conjugal pois os cônjugues não eram pais das crianças, pois o transtorno já havia provocado a separação dos mesmos, de baixa escolaridade e se dedicavam apenas ao lar. E todas entrevistadas eram mães. Foi evidenciado um conhecimento limitado sobre o TDAH e sobre como proceder no manejo do mesmo. Também foi evidente o sofrimento provocado pelo TDAH no âmbito familiar. CONCLUSÃO: Abordar a temática proposta e avaliar a compreensão das mães e quais intervenções que realizam no enfrentamento do TDAH foi uma experiência enriquecedora pois permitiu um novo olhar sobre as relações e os conflitos vivenciados por essas mães, como também percebe- las como principais responsáveis pelo cuidado e educação dos filhos. Partindo desse pressuposto, o estudo trouxe importantes reflexões acerca desta realidade, destacando a atuação do enfermeiro como peça fundamental nesse processo, visto ser um dos profissionais que mantém maior vínculo com a família.Attention Deficit Hyperactivity Disorder is a neurobiological disorder characterized by attention deficits and hyperactivity or impulsivity. It is influenced by environmental and social factors, as well as psychiatric comorbidities that can also be determining sources. Its prevalence is 3% to 5% in school-aged children, with a higher prevalence in males, not restricted to childhood and accompanying the individual throughout adult life. OBJECTIVES: To analyze the understanding of family members / caregivers of children diagnosed with ADHD in relation to such condition. METHOD: This is an exploratory research with a qualitative approach carried out at the NGO Papel Machê, located in the city of Campina Grande, Paraíba. The data were collected from November to December 2017 and analyzed using the content analysis technique proposed by Bardin. The research approved by the Ethics Committee, under the number 68255517.0.0000.5182. RESULTS AND DISCUSSIONS: Regarding the sociodemographic aspects, it was evidenced that the majority of family members / caregivers, most of them were of the middle age group with ages between 30 and 53 years old, all female, without conjugal stability because the spouses were not parents of the children, because the disorder had already caused the separation of the same ones, of low schooling and were dedicated only to the home. And all interviewed were mothers. Limited knowledge about ADHD and about how to handle ADH/D was evidenced. It was also evident the suffering caused by ADH/D within the family. CONCLUSION: Addressing the proposed theme and evaluating mothers' comprehension and what interventions they perform in coping with ADHD was an enriching experience because it allowed a new look at the relationships and conflicts experienced by these mothers, as well as perceiving them as the main responsible for care and education of the children. Based on this assumption, the study brought important reflections about this reality, highlighting the nurses' role as a key element in this process, since it is one of the professionals who maintains a greater bond with the family.El Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad es un trastorno neurobiológico cuyas principales características son el déficit de atención y la hiperactividad o impulsividad. Está influenciado por factores ambientales y sociales, además de comorbilidades psiquiátricas que también pueden ser fuentes determinantes. Su prevalencia oscila entre el 3% y el 5% en niños en edad escolar, con mayor prevalencia en varones, no restringida a la niñez y siguiendo al individuo a lo largo de la edad adulta. OBJETIVOS: Analizar la comprensión de familiares / cuidadores de niños diagnosticados con TDAH sobre esta condición. MÉTODO: Se trata de una investigación exploratoria con enfoque cualitativo realizada en la ONG Papel Machê, ubicada en la ciudad de Campina Grande, Paraíba. Los datos se recopilaron de noviembre a diciembre de 2017 y se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido propuesta por Bardin. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética, con el número 68255517.0.0000.5182. RESULTADOS Y DISCUSIÓN: En cuanto a los aspectos sociodemográficos, se demostró que la mayoría de los familiares / cuidadores, la mayoría eran de mediana edad, entre 30 y 53 años, todas mujeres, sin estabilidad marital ya que los cónyuges no eran los padres de los hijos, ya que El desorden ya había provocado su separación, con escasa educación y dedicados únicamente al hogar. Y todos los entrevistados eran madres. Se evidenció un conocimiento limitado sobre el TDAH y cómo manejarlo. También fue evidente el sufrimiento que provoca el TDAH dentro de la familia. CONCLUSIÓN: Abordar la temática propuesta y evaluar el entendimiento de las madres y qué intervenciones realizan en el afrontamiento del TDAH fue una experiencia enriquecedora ya que permitió una nueva mirada a las relaciones y conflictos vividos por estas madres, así como a percibirlas como las principales responsables. para el cuidado y educación de los niños. A partir de este supuesto, el estudio trajo importantes reflexiones sobre esta realidad, destacando el papel de los enfermeros como actor clave en este proceso, por ser uno de los profesionales que mayor vínculo mantiene con la familia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de.CARVALHO, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/2522454119334432NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.MEDEIROS, Marília Rute de Souto.SANTOS, Mariely Santiago de Lima.2018-02-262019-09-12T11:08:29Z2019-09-122019-09-12T11:08:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6950SANTOS, Mariely Santiago de Lima.Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDA/H): impacto cotidiano e desafios no âmbito familiar. 2018. 52fl. 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