Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38319 |
Resumo: | Segundo os pesquisadores, a transição de todos os alunos do ensino fundamental para o ensino médio representa uma passagem, uma mudança desafiadora, mas também uma oportunidade de mudança com consequências nas áreas de desenvolvimento cognitivo, emocional e psicossocial do aluno. Essa transição também coincide com o estágio crítico de desenvolvimento da pessoa, o início da adolescência. A questão é abordada de uma perspectiva multidisciplinar e afeta um grande número de professores, pais, psicólogos, educadores especializados e, principalmente, as próprias crianças. Este estudo realiza uma avaliação bibliográfica da literatura sobre as transições de indivíduos com necessidades educativas especiais, os desafios que encontram e a contribuição das TIC para uma transferência bem-sucedida. das unidades escolares gerais ou especiais do Ensino Primário nas unidades escolares comparáveis do ensino secundário Educação. |
id |
UNIFEI_67f6580572c54d09d4832b11c352b2b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38319 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs Transiciones de Estudiantes con Necesidades Especiales de un grado a otro: Marco Teórico y el rol de las TIC Transições de Alunos com Necessidades Especiais de um ano para o outro: Enquadramento Teórico e o papel das TIC Learning readinessTransitionsStudents with special educational needs.Preparación para el aprendizajeTransicionesAlumnos con necesidades educativas especiales.Prontidão para aprendizagemTransiçõesAlunos com necessidades educativas especiais.Segundo os pesquisadores, a transição de todos os alunos do ensino fundamental para o ensino médio representa uma passagem, uma mudança desafiadora, mas também uma oportunidade de mudança com consequências nas áreas de desenvolvimento cognitivo, emocional e psicossocial do aluno. Essa transição também coincide com o estágio crítico de desenvolvimento da pessoa, o início da adolescência. A questão é abordada de uma perspectiva multidisciplinar e afeta um grande número de professores, pais, psicólogos, educadores especializados e, principalmente, as próprias crianças. Este estudo realiza uma avaliação bibliográfica da literatura sobre as transições de indivíduos com necessidades educativas especiais, os desafios que encontram e a contribuição das TIC para uma transferência bem-sucedida. das unidades escolares gerais ou especiais do Ensino Primário nas unidades escolares comparáveis do ensino secundário Educação.Según los investigadores, la transición de todos los estudiantes de la educación primaria a la secundaria representa un pasaje, un cambio desafiante, pero también una oportunidad de cambio con consecuencias para el desarrollo cognitivo, emocional y psicosocial del estudiante. Esta transición también coincide con la etapa crítica de desarrollo de la persona, el comienzo de la adolescencia. El tema se aborda desde una perspectiva multidisciplinar y afecta a un gran número de docentes, padres, psicólogos, educadores especialistas y, lo más importante, a los propios niños. Este estudio realiza una evaluación bibliográfica de la literatura sobre las transiciones de las personas con necesidades educativas especiales, los desafíos que enfrentan y la contribución de las TIC para una transferencia exitosa. de las unidades escolares generales o especiales de Educación Primaria en las unidades comparables de Educación Secundaria.According to researchers, the transition of all students from primary to secondary education represents a passage, a challenging change, but also an opportunity for change with consequences for the student's cognitive, emotional, and psychosocial areas of development. This transition also happens to coincide with the person's critical developmental stage, the start of adolescence. The issue is tackled from a multidisciplinary perspective and affects a large number of teachers, parents, psychologists, specialist educators, and most importantly the kids themselves. This study conducts a bibliographic assessment of the literature on the transitions of individuals with special educational needs, the challenges they encounter, and the contribution of ICT to a successful transfer. from the general or special school units of Primary Education in the comparable secondary school units Education.Research, Society and Development2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3831910.33448/rsd-v11i16.38319Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e479111638319Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e479111638319Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4791116383192525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIenghttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38319/31862Copyright (c) 2022 Irene Chaidi; Lizeta N. Bakolahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaidi, IreneBakola, Lizeta N. 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38319Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:05.964670Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs Transiciones de Estudiantes con Necesidades Especiales de un grado a otro: Marco Teórico y el rol de las TIC Transições de Alunos com Necessidades Especiais de um ano para o outro: Enquadramento Teórico e o papel das TIC |
title |
Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs |
spellingShingle |
Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs Chaidi, Irene Learning readiness Transitions Students with special educational needs. Preparación para el aprendizaje Transiciones Alumnos con necesidades educativas especiales. Prontidão para aprendizagem Transições Alunos com necessidades educativas especiais. |
title_short |
Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs |
title_full |
Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs |
title_fullStr |
Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs |
title_full_unstemmed |
Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs |
title_sort |
Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs |
author |
Chaidi, Irene |
author_facet |
Chaidi, Irene Bakola, Lizeta N. |
author_role |
author |
author2 |
Bakola, Lizeta N. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaidi, Irene Bakola, Lizeta N. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning readiness Transitions Students with special educational needs. Preparación para el aprendizaje Transiciones Alumnos con necesidades educativas especiales. Prontidão para aprendizagem Transições Alunos com necessidades educativas especiais. |
topic |
Learning readiness Transitions Students with special educational needs. Preparación para el aprendizaje Transiciones Alumnos con necesidades educativas especiales. Prontidão para aprendizagem Transições Alunos com necessidades educativas especiais. |
description |
Segundo os pesquisadores, a transição de todos os alunos do ensino fundamental para o ensino médio representa uma passagem, uma mudança desafiadora, mas também uma oportunidade de mudança com consequências nas áreas de desenvolvimento cognitivo, emocional e psicossocial do aluno. Essa transição também coincide com o estágio crítico de desenvolvimento da pessoa, o início da adolescência. A questão é abordada de uma perspectiva multidisciplinar e afeta um grande número de professores, pais, psicólogos, educadores especializados e, principalmente, as próprias crianças. Este estudo realiza uma avaliação bibliográfica da literatura sobre as transições de indivíduos com necessidades educativas especiais, os desafios que encontram e a contribuição das TIC para uma transferência bem-sucedida. das unidades escolares gerais ou especiais do Ensino Primário nas unidades escolares comparáveis do ensino secundário Educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38319 10.33448/rsd-v11i16.38319 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38319 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38319/31862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Irene Chaidi; Lizeta N. Bakola https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Irene Chaidi; Lizeta N. Bakola https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e479111638319 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e479111638319 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e479111638319 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052730960773120 |