Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaidi, Irene
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bakola, Lizeta N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38319
Resumo: Segundo os pesquisadores, a transição de todos os alunos do ensino fundamental para o ensino médio representa uma passagem, uma mudança desafiadora, mas também uma oportunidade de mudança com consequências nas áreas de desenvolvimento cognitivo, emocional e psicossocial do aluno. Essa transição também coincide com o estágio crítico de desenvolvimento da pessoa, o início da adolescência. A questão é abordada de uma perspectiva multidisciplinar e afeta um grande número de professores, pais, psicólogos, educadores especializados e, principalmente, as próprias crianças. Este estudo realiza uma avaliação bibliográfica da literatura sobre as transições de indivíduos com necessidades educativas especiais, os desafios que encontram e a contribuição das TIC para uma transferência bem-sucedida. das unidades escolares gerais ou especiais do Ensino Primário nas unidades escolares comparáveis do ensino secundário Educação.
id UNIFEI_67f6580572c54d09d4832b11c352b2b6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38319
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs Transiciones de Estudiantes con Necesidades Especiales de un grado a otro: Marco Teórico y el rol de las TIC Transições de Alunos com Necessidades Especiais de um ano para o outro: Enquadramento Teórico e o papel das TIC Learning readinessTransitionsStudents with special educational needs.Preparación para el aprendizajeTransicionesAlumnos con necesidades educativas especiales.Prontidão para aprendizagemTransiçõesAlunos com necessidades educativas especiais.Segundo os pesquisadores, a transição de todos os alunos do ensino fundamental para o ensino médio representa uma passagem, uma mudança desafiadora, mas também uma oportunidade de mudança com consequências nas áreas de desenvolvimento cognitivo, emocional e psicossocial do aluno. Essa transição também coincide com o estágio crítico de desenvolvimento da pessoa, o início da adolescência. A questão é abordada de uma perspectiva multidisciplinar e afeta um grande número de professores, pais, psicólogos, educadores especializados e, principalmente, as próprias crianças. Este estudo realiza uma avaliação bibliográfica da literatura sobre as transições de indivíduos com necessidades educativas especiais, os desafios que encontram e a contribuição das TIC para uma transferência bem-sucedida. das unidades escolares gerais ou especiais do Ensino Primário nas unidades escolares comparáveis do ensino secundário Educação.Según los investigadores, la transición de todos los estudiantes de la educación primaria a la secundaria representa un pasaje, un cambio desafiante, pero también una oportunidad de cambio con consecuencias para el desarrollo cognitivo, emocional y psicosocial del estudiante. Esta transición también coincide con la etapa crítica de desarrollo de la persona, el comienzo de la adolescencia. El tema se aborda desde una perspectiva multidisciplinar y afecta a un gran número de docentes, padres, psicólogos, educadores especialistas y, lo más importante, a los propios niños. Este estudio realiza una evaluación bibliográfica de la literatura sobre las transiciones de las personas con necesidades educativas especiales, los desafíos que enfrentan y la contribución de las TIC para una transferencia exitosa. de las unidades escolares generales o especiales de Educación Primaria en las unidades comparables de Educación Secundaria.According to researchers, the transition of all students from primary to secondary education represents a passage, a challenging change, but also an opportunity for change with consequences for the student's cognitive, emotional, and psychosocial areas of development. This transition also happens to coincide with the person's critical developmental stage, the start of adolescence. The issue is tackled from a multidisciplinary perspective and affects a large number of teachers, parents, psychologists, specialist educators, and most importantly the kids themselves. This study conducts a bibliographic assessment of the literature on the transitions of individuals with special educational needs, the challenges they encounter, and the contribution of ICT to a successful transfer. from the general or special school units of Primary Education in the comparable secondary school units Education.Research, Society and Development2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3831910.33448/rsd-v11i16.38319Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e479111638319Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e479111638319Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4791116383192525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIenghttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38319/31862Copyright (c) 2022 Irene Chaidi; Lizeta N. Bakolahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaidi, IreneBakola, Lizeta N. 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38319Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:05.964670Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs
Transiciones de Estudiantes con Necesidades Especiales de un grado a otro: Marco Teórico y el rol de las TIC
Transições de Alunos com Necessidades Especiais de um ano para o outro: Enquadramento Teórico e o papel das TIC
title Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs
spellingShingle Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs
Chaidi, Irene
Learning readiness
Transitions
Students with special educational needs.
Preparación para el aprendizaje
Transiciones
Alumnos con necesidades educativas especiales.
Prontidão para aprendizagem
Transições
Alunos com necessidades educativas especiais.
title_short Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs
title_full Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs
title_fullStr Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs
title_full_unstemmed Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs
title_sort Transitions of Students with Special Needs from one grade to the next: Theoretical Framework and the role of ICTs
author Chaidi, Irene
author_facet Chaidi, Irene
Bakola, Lizeta N.
author_role author
author2 Bakola, Lizeta N.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaidi, Irene
Bakola, Lizeta N.
dc.subject.por.fl_str_mv Learning readiness
Transitions
Students with special educational needs.
Preparación para el aprendizaje
Transiciones
Alumnos con necesidades educativas especiales.
Prontidão para aprendizagem
Transições
Alunos com necessidades educativas especiais.
topic Learning readiness
Transitions
Students with special educational needs.
Preparación para el aprendizaje
Transiciones
Alumnos con necesidades educativas especiales.
Prontidão para aprendizagem
Transições
Alunos com necessidades educativas especiais.
description Segundo os pesquisadores, a transição de todos os alunos do ensino fundamental para o ensino médio representa uma passagem, uma mudança desafiadora, mas também uma oportunidade de mudança com consequências nas áreas de desenvolvimento cognitivo, emocional e psicossocial do aluno. Essa transição também coincide com o estágio crítico de desenvolvimento da pessoa, o início da adolescência. A questão é abordada de uma perspectiva multidisciplinar e afeta um grande número de professores, pais, psicólogos, educadores especializados e, principalmente, as próprias crianças. Este estudo realiza uma avaliação bibliográfica da literatura sobre as transições de indivíduos com necessidades educativas especiais, os desafios que encontram e a contribuição das TIC para uma transferência bem-sucedida. das unidades escolares gerais ou especiais do Ensino Primário nas unidades escolares comparáveis do ensino secundário Educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38319
10.33448/rsd-v11i16.38319
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38319
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.38319
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38319/31862
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Irene Chaidi; Lizeta N. Bakola
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Irene Chaidi; Lizeta N. Bakola
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e479111638319
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e479111638319
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e479111638319
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052730960773120