Avaliação nutricional de infantes: Uma revisão integrativa de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43182 |
Resumo: | Introdução: O estado nutricional é dado como “o estado resultante do equilíbrio entre o suprimento de nutrientes e o gasto energético”. As alterações do estado nutricional (desnutrição e obesidade) são relacionadas com sérios agravos para a saúde. Destaca-se a importante influência do monitoramento do estado nutricional na fase da infância no processo de crescimento e desenvolvimento. Objetivo: descrever os principais métodos de avaliação do estado nutricional em crianças, com finalidade de facilitar o diagnóstico dos problemas nutricionais e acompanhar intervenções dietoterápicas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo breve revisão integrativa da literatura, que buscou conceituar estado nutricional e métodos de avaliação nutricional em infantes. Como critérios de inclusão, foram considerados artigos originais, que abordassem o tema pesquisado e permitissem acesso integral ao conteúdo do estudo, publicados no período de 1999 a 2021, em inglês, espanhol e português. Resultados: Descreve o método clínico, detalha aspectos da antropometria e os exames laboratoriais utilizados em avaliação do estado nutricional. Relaciona alguns dos principais índices múltiplos, utilizados tanto com fins diagnósticos e prognósticos. Além disso, é capaz de rastrear, por meio de entrevistas, possíveis repetições familiares relacionadas a desequilíbrios hormonais e síndromes metabólicas. Conclusão: Diante disso, faz-se necessário alertar a população dos riscos nutricionais que podem surgir durante a infância, ressaltando a importância da reeducação alimentar e atividades de educação nutricional nas escolas, as quais podem auxiliar na formação de hábitos alimentares saudáveis, na manutenção da saúde e controle de peso corporal adequado. |
id |
UNIFEI_74011670b113d3b90b81c0a1287ced67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43182 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação nutricional de infantes: Uma revisão integrativa de literatura Nutritional assessment of infants: An integrative literature reviewEvaluación nutricional de lactantes: Una revisión integradora de la literaturaAntropometríaNutriciónNiñosProyecto salud en la escuelaEducación.AntropometriaNutriçãoCriançasProjeto saúde na escolaEducação.AnthropometryNutritionKidsHealth at school projectEducation.Introdução: O estado nutricional é dado como “o estado resultante do equilíbrio entre o suprimento de nutrientes e o gasto energético”. As alterações do estado nutricional (desnutrição e obesidade) são relacionadas com sérios agravos para a saúde. Destaca-se a importante influência do monitoramento do estado nutricional na fase da infância no processo de crescimento e desenvolvimento. Objetivo: descrever os principais métodos de avaliação do estado nutricional em crianças, com finalidade de facilitar o diagnóstico dos problemas nutricionais e acompanhar intervenções dietoterápicas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo breve revisão integrativa da literatura, que buscou conceituar estado nutricional e métodos de avaliação nutricional em infantes. Como critérios de inclusão, foram considerados artigos originais, que abordassem o tema pesquisado e permitissem acesso integral ao conteúdo do estudo, publicados no período de 1999 a 2021, em inglês, espanhol e português. Resultados: Descreve o método clínico, detalha aspectos da antropometria e os exames laboratoriais utilizados em avaliação do estado nutricional. Relaciona alguns dos principais índices múltiplos, utilizados tanto com fins diagnósticos e prognósticos. Além disso, é capaz de rastrear, por meio de entrevistas, possíveis repetições familiares relacionadas a desequilíbrios hormonais e síndromes metabólicas. Conclusão: Diante disso, faz-se necessário alertar a população dos riscos nutricionais que podem surgir durante a infância, ressaltando a importância da reeducação alimentar e atividades de educação nutricional nas escolas, as quais podem auxiliar na formação de hábitos alimentares saudáveis, na manutenção da saúde e controle de peso corporal adequado.Introduction: Nutritional status is given as “the state resulting from the balance between nutrient supply and energy expenditure”. Changes in nutritional status (malnutrition and obesity) are related to serious health problems. The important influence of monitoring nutritional status during childhood on the growth and development process is highlighted. Objective: to describe the main methods of assessment of nutritional status in children, in order to facilitate the diagnosis of nutritional problems and monitor dietary interventions. Methodology: This is a descriptive research of a brief integrative literature review, which sought to conceptualize nutritional status and nutritional assessment methods in infants. As inclusion criteria, original articles that addressed the research topic and allowed full access to the study content, published from 1999 to 2021, in English, Spanish and Portuguese, were considered. Results: Describes the clinical method, details aspects of anthropometry and laboratory tests used to assess nutritional status. Lists some of the main multiple indices used for both diagnostic and prognostic purposes. In addition, it is able to track, through interviews, possible family repetitions related to hormonal imbalances and metabolic syndromes. Conclusion: Therefore, it is necessary to alert the population to the nutritional risks that may arise during childhood, emphasizing the importance of food re-education and nutrition education activities in schools, which can help in the formation of healthy eating habits, in the maintenance of health and proper body weight control.Introducción: El estado nutricional se da como “el estado resultante del equilibrio entre el aporte de nutrientes y el gasto energético”. Los cambios en el estado nutricional (desnutrición y obesidad) están relacionados con graves problemas de salud. Se destaca la importante influencia del seguimiento del estado nutricional durante la infancia en el proceso de crecimiento y desarrollo. Objetivo: describir los principales métodos de evaluación del estado nutricional en ninos, con el fin de facilitar el diagnóstico de problemas nutricionales y monitorear las intervenciones dietéticas. Metodología: Se trata de una investigación descriptiva de una breve revisión integradora de la literatura, que buscó conceptualizar el estado nutricional y los métodos de evaluación nutricional en lactantes. Como criterios de inclusión, se consideraron artículos originales que abordaran el tema investigado y permitieran el pleno acceso al contenido del estudio, publicados de 1999 a 2021, en inglés, español y portugués. Resultados: Describe el método clínico, detalla aspectos de antropometría y pruebas de laboratorio utilizadas para evaluar el estado nutricional. Enumera algunos de los principales índices múltiples que se utilizan tanto con fines de diagnóstico como de pronóstico. Además, es capaz de rastrear, a través de entrevistas, posibles repeticiones familiares relacionadas con desequilibrios hormonales y síndromes metabólicos. Conclusión: Por lo tanto, es necesario alertar a la población sobre los riesgos nutricionales que pueden surgir durante la infancia, enfatizando la importancia de las actividades de reeducación alimentaria y educación nutricional en las escuelas, que pueden ayudar en la formación de hábitos alimentarios saludables, en de salud y control adecuado del peso corporal.Research, Society and Development2023-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4318210.33448/rsd-v12i9.43182Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e2612943182Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e2612943182Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e26129431822525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43182/34770Copyright (c) 2023 Ana Renata Caetano Montes; Ana Luisa Bucar Cardoso; Giovanna Monteiro Belo; Paulo Victor Diniz Alves; Lis Mariana Fernandes Costa Lago; Pedro Wilson Borges de Santana; Mônica Marques Brandão Inácio; Uraliton Diego de Oliveira; Amanda Rosa Alfonso; Giovanna Gomes de Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMontes, Ana Renata CaetanoCardoso, Ana Luisa BucarBelo, Giovanna MonteiroAlves, Paulo Victor DinizLago, Lis Mariana Fernandes CostaSantana, Pedro Wilson Borges de Inácio, Mônica Marques BrandãoOliveira, Uraliton Diego de Alfonso, Amanda RosaAraújo, Giovanna Gomes de 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43182Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação nutricional de infantes: Uma revisão integrativa de literatura Nutritional assessment of infants: An integrative literature review Evaluación nutricional de lactantes: Una revisión integradora de la literatura |
title |
Avaliação nutricional de infantes: Uma revisão integrativa de literatura |
spellingShingle |
Avaliação nutricional de infantes: Uma revisão integrativa de literatura Montes, Ana Renata Caetano Antropometría Nutrición Niños Proyecto salud en la escuela Educación. Antropometria Nutrição Crianças Projeto saúde na escola Educação. Anthropometry Nutrition Kids Health at school project Education. |
title_short |
Avaliação nutricional de infantes: Uma revisão integrativa de literatura |
title_full |
Avaliação nutricional de infantes: Uma revisão integrativa de literatura |
title_fullStr |
Avaliação nutricional de infantes: Uma revisão integrativa de literatura |
title_full_unstemmed |
Avaliação nutricional de infantes: Uma revisão integrativa de literatura |
title_sort |
Avaliação nutricional de infantes: Uma revisão integrativa de literatura |
author |
Montes, Ana Renata Caetano |
author_facet |
Montes, Ana Renata Caetano Cardoso, Ana Luisa Bucar Belo, Giovanna Monteiro Alves, Paulo Victor Diniz Lago, Lis Mariana Fernandes Costa Santana, Pedro Wilson Borges de Inácio, Mônica Marques Brandão Oliveira, Uraliton Diego de Alfonso, Amanda Rosa Araújo, Giovanna Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Ana Luisa Bucar Belo, Giovanna Monteiro Alves, Paulo Victor Diniz Lago, Lis Mariana Fernandes Costa Santana, Pedro Wilson Borges de Inácio, Mônica Marques Brandão Oliveira, Uraliton Diego de Alfonso, Amanda Rosa Araújo, Giovanna Gomes de |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montes, Ana Renata Caetano Cardoso, Ana Luisa Bucar Belo, Giovanna Monteiro Alves, Paulo Victor Diniz Lago, Lis Mariana Fernandes Costa Santana, Pedro Wilson Borges de Inácio, Mônica Marques Brandão Oliveira, Uraliton Diego de Alfonso, Amanda Rosa Araújo, Giovanna Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropometría Nutrición Niños Proyecto salud en la escuela Educación. Antropometria Nutrição Crianças Projeto saúde na escola Educação. Anthropometry Nutrition Kids Health at school project Education. |
topic |
Antropometría Nutrición Niños Proyecto salud en la escuela Educación. Antropometria Nutrição Crianças Projeto saúde na escola Educação. Anthropometry Nutrition Kids Health at school project Education. |
description |
Introdução: O estado nutricional é dado como “o estado resultante do equilíbrio entre o suprimento de nutrientes e o gasto energético”. As alterações do estado nutricional (desnutrição e obesidade) são relacionadas com sérios agravos para a saúde. Destaca-se a importante influência do monitoramento do estado nutricional na fase da infância no processo de crescimento e desenvolvimento. Objetivo: descrever os principais métodos de avaliação do estado nutricional em crianças, com finalidade de facilitar o diagnóstico dos problemas nutricionais e acompanhar intervenções dietoterápicas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo breve revisão integrativa da literatura, que buscou conceituar estado nutricional e métodos de avaliação nutricional em infantes. Como critérios de inclusão, foram considerados artigos originais, que abordassem o tema pesquisado e permitissem acesso integral ao conteúdo do estudo, publicados no período de 1999 a 2021, em inglês, espanhol e português. Resultados: Descreve o método clínico, detalha aspectos da antropometria e os exames laboratoriais utilizados em avaliação do estado nutricional. Relaciona alguns dos principais índices múltiplos, utilizados tanto com fins diagnósticos e prognósticos. Além disso, é capaz de rastrear, por meio de entrevistas, possíveis repetições familiares relacionadas a desequilíbrios hormonais e síndromes metabólicas. Conclusão: Diante disso, faz-se necessário alertar a população dos riscos nutricionais que podem surgir durante a infância, ressaltando a importância da reeducação alimentar e atividades de educação nutricional nas escolas, as quais podem auxiliar na formação de hábitos alimentares saudáveis, na manutenção da saúde e controle de peso corporal adequado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43182 10.33448/rsd-v12i9.43182 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43182 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i9.43182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43182/34770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e2612943182 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e2612943182 Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e2612943182 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052630717956096 |