Avaliação formativa como estratégia na metodologia ativa no curso de medicina: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37065 |
Resumo: | As metodologias ativas empregam-se de estratégias que propiciam a autonomia do aluno, colocando-o como principal autor da busca pelo ensino. O método de ensino utiliza-se da avaliação formativa como instrumento para desenvolver o processo de ensino do estudante de forma que a partir do feedback os alunos consigam pontuar suas dificuldades no estudo. Objetivou-se evidenciar a necessidade do entendimento acerca das metodologias de ensino ativas com a utilização da avaliação formativa, tornando visível seus prós e contras e sua aplicação no contexto hodierno dentro da faculdade de medicina. Esse estudo trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, visando caracterizar o fenômeno observado de modo descritivo e exploratório. Foi realizada uma busca no Portal de Periódicos CAPES no período entre agosto e setembro de 2022. 83 registros foram recuperados e após aplicação dos critérios de elegibilidade foram incluídos 6 artigos para a revisão integrativa. Os trabalhos selecionados visaram avaliar a eficácia da metodologia ativa nos cursos de medicina. Além disso, demonstram a utilização da avaliação formativa como instrumento metodológico capacitado para o ensino e aprendizagem do discente. Torna-se evidente, portando, que a avaliação formativa se apresenta como uma boa alternativa para a evolução pessoal e acadêmica do discente, uma vez que a metodologia ativa estimula o crescimento e autonomia do aluno, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno com a construção do conhecimento e socialização por meio do ensino horizontal e do feedback. |
id |
UNIFEI_784f1e62240642590a92347759cec59f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37065 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação formativa como estratégia na metodologia ativa no curso de medicina: uma revisão integrativaFormative assessment as a strategy in active methodology in the medical course: an integrative reviewLa evaluación formativa como estrategia en la metodología activa en la carrera de medicina: una revisión integradoraAvaliação formativaMetodologia ativaEducação médicaEnsino.Evaluación formativaMetodología activaEducación médicaEnseñanza.Formative assessmentActive methodologyMedical educationTeaching.As metodologias ativas empregam-se de estratégias que propiciam a autonomia do aluno, colocando-o como principal autor da busca pelo ensino. O método de ensino utiliza-se da avaliação formativa como instrumento para desenvolver o processo de ensino do estudante de forma que a partir do feedback os alunos consigam pontuar suas dificuldades no estudo. Objetivou-se evidenciar a necessidade do entendimento acerca das metodologias de ensino ativas com a utilização da avaliação formativa, tornando visível seus prós e contras e sua aplicação no contexto hodierno dentro da faculdade de medicina. Esse estudo trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, visando caracterizar o fenômeno observado de modo descritivo e exploratório. Foi realizada uma busca no Portal de Periódicos CAPES no período entre agosto e setembro de 2022. 83 registros foram recuperados e após aplicação dos critérios de elegibilidade foram incluídos 6 artigos para a revisão integrativa. Os trabalhos selecionados visaram avaliar a eficácia da metodologia ativa nos cursos de medicina. Além disso, demonstram a utilização da avaliação formativa como instrumento metodológico capacitado para o ensino e aprendizagem do discente. Torna-se evidente, portando, que a avaliação formativa se apresenta como uma boa alternativa para a evolução pessoal e acadêmica do discente, uma vez que a metodologia ativa estimula o crescimento e autonomia do aluno, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno com a construção do conhecimento e socialização por meio do ensino horizontal e do feedback.Active methodologies employ strategies that provide student autonomy, placing them as the main author of the search for teaching. The teaching method uses formative assessment as a tool to develop the student's teaching process so that from the feedback students are able to point out their difficulties in studying. The objective was to highlight the need for an understanding of active teaching methodologies with the use of formative assessment, making visible its pros and cons and its application in today's context within the faculty of medicine. This study is an integrative review with a qualitative approach, aiming to characterize the phenomenon observed in a descriptive and exploratory way. A search was carried out on the CAPES Periodicals Portal between August and September 2022. 83 records were retrieved and, after applying the eligibility criteria, 6 articles were included for the integrative review. The selected works aimed to evaluate the effectiveness of the active methodology in medical courses. In addition, they demonstrate the use of formative assessment as a methodological instrument capable of teaching and learning students. It becomes evident, therefore, that the formative assessment presents itself as a good alternative for the personal and academic evolution of the student, since the active methodology stimulates the growth and autonomy of the student, strengthening the teaching-learning process and the relationship teacher-student with the construction of knowledge and socialization through horizontal teaching and feedback.Las metodologías activas emplean estrategias que brindan autonomía al estudiante. El método de enseñanza utiliza la evaluación formativa como una herramienta para desarrollar el proceso de enseñanza del estudiante para que a partir de la retroalimentación los estudiantes sean capaces de señalar sus dificultades en el estudio. El objetivo fue resaltar la necesidad de una comprensión de las metodologías activas de enseñanza con el uso de la evaluación formativa, visibilizando sus pros y sus contras y su aplicación en el contexto actual dentro de la facultad de medicina. Este estudio es una revisión integradora con enfoque cualitativo, con el objetivo de caracterizar el fenómeno observado de forma descriptiva y exploratoria. Se realizó una búsqueda en el Portal de Periódicos de la CAPES entre agosto y septiembre de 2022. Se recuperaron 83 registros y, después de aplicar los criterios de elegibilidad, se incluyeron 6 artículos para la revisión integradora. Los trabajos seleccionados tuvieron como objetivo evaluar la efectividad de la metodología activa en los cursos de medicina. Además, demuestran el uso de la evaluación formativa como instrumento metodológico capaz de enseñar y aprender a los estudiantes. Se hace evidente, por tanto, que la evaluación formativa se presenta como una buena alternativa para la evolución personal y académica del estudiante, ya que la metodología activa estimula el crecimiento y la autonomía del estudiante, fortaleciendo el proceso de enseñanza-aprendizaje y la relación profesor- estudiante con la construcción del conocimiento y la socialización a través de la enseñanza horizontal y la retroalimentación.Research, Society and Development2022-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3706510.33448/rsd-v11i14.37065Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e167111437065Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e167111437065Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e1671114370652525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37065/30617Copyright (c) 2022 Ana Beatriz Rodrigues dos Santos; Gabriel Gonçalves Almeida; Gleysla Ranye de Castro Silva; Francisco Joaquim da Costa Neto; Camila Silveira Silva Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Beatriz Rodrigues dosAlmeida, Gabriel GonçalvesSilva, Gleysla Ranye de CastroCosta Neto, Francisco Joaquim da Teixeira, Camila Silveira Silva2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37065Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:22.727970Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação formativa como estratégia na metodologia ativa no curso de medicina: uma revisão integrativa Formative assessment as a strategy in active methodology in the medical course: an integrative review La evaluación formativa como estrategia en la metodología activa en la carrera de medicina: una revisión integradora |
title |
Avaliação formativa como estratégia na metodologia ativa no curso de medicina: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Avaliação formativa como estratégia na metodologia ativa no curso de medicina: uma revisão integrativa Santos, Ana Beatriz Rodrigues dos Avaliação formativa Metodologia ativa Educação médica Ensino. Evaluación formativa Metodología activa Educación médica Enseñanza. Formative assessment Active methodology Medical education Teaching. |
title_short |
Avaliação formativa como estratégia na metodologia ativa no curso de medicina: uma revisão integrativa |
title_full |
Avaliação formativa como estratégia na metodologia ativa no curso de medicina: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Avaliação formativa como estratégia na metodologia ativa no curso de medicina: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa como estratégia na metodologia ativa no curso de medicina: uma revisão integrativa |
title_sort |
Avaliação formativa como estratégia na metodologia ativa no curso de medicina: uma revisão integrativa |
author |
Santos, Ana Beatriz Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Ana Beatriz Rodrigues dos Almeida, Gabriel Gonçalves Silva, Gleysla Ranye de Castro Costa Neto, Francisco Joaquim da Teixeira, Camila Silveira Silva |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Gabriel Gonçalves Silva, Gleysla Ranye de Castro Costa Neto, Francisco Joaquim da Teixeira, Camila Silveira Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Beatriz Rodrigues dos Almeida, Gabriel Gonçalves Silva, Gleysla Ranye de Castro Costa Neto, Francisco Joaquim da Teixeira, Camila Silveira Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa Metodologia ativa Educação médica Ensino. Evaluación formativa Metodología activa Educación médica Enseñanza. Formative assessment Active methodology Medical education Teaching. |
topic |
Avaliação formativa Metodologia ativa Educação médica Ensino. Evaluación formativa Metodología activa Educación médica Enseñanza. Formative assessment Active methodology Medical education Teaching. |
description |
As metodologias ativas empregam-se de estratégias que propiciam a autonomia do aluno, colocando-o como principal autor da busca pelo ensino. O método de ensino utiliza-se da avaliação formativa como instrumento para desenvolver o processo de ensino do estudante de forma que a partir do feedback os alunos consigam pontuar suas dificuldades no estudo. Objetivou-se evidenciar a necessidade do entendimento acerca das metodologias de ensino ativas com a utilização da avaliação formativa, tornando visível seus prós e contras e sua aplicação no contexto hodierno dentro da faculdade de medicina. Esse estudo trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, visando caracterizar o fenômeno observado de modo descritivo e exploratório. Foi realizada uma busca no Portal de Periódicos CAPES no período entre agosto e setembro de 2022. 83 registros foram recuperados e após aplicação dos critérios de elegibilidade foram incluídos 6 artigos para a revisão integrativa. Os trabalhos selecionados visaram avaliar a eficácia da metodologia ativa nos cursos de medicina. Além disso, demonstram a utilização da avaliação formativa como instrumento metodológico capacitado para o ensino e aprendizagem do discente. Torna-se evidente, portando, que a avaliação formativa se apresenta como uma boa alternativa para a evolução pessoal e acadêmica do discente, uma vez que a metodologia ativa estimula o crescimento e autonomia do aluno, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno com a construção do conhecimento e socialização por meio do ensino horizontal e do feedback. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37065 10.33448/rsd-v11i14.37065 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37065 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.37065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37065/30617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e167111437065 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e167111437065 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e167111437065 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052814476705792 |